Título
O perfil do diretor e os resultados da escola: um estudo em Bayeux-PB
Autor
Freire, Alcemir de Oliveira
Resumo
pt
A figura do diretor escolar tem assumido cada vez maior importância na conceção e
execução das políticas educativas, nomeadamente no Brasil e após a LDB (1996) e reforçado
pelo Plano Nacional de Educação -PNE- uma das metas para o sucesso e a qualidade da
escola publica brasileira é oferecer e constituir no sistema de educação elementos para a
chamada gestão democrática de acordo com o Art.º. 14 da Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional-LDBEN.
Este trabalho tenta compreender as relações e influências do perfil do diretor
analisando principalmente dois aspetos de sua função na escola: a formação e as
características de liderança inerentes ao cargo de gestor; analisando a carreira de gestor no
município de Bayeux-PB.
Realizamos uma análise dos resultados do IDEB- Índice de Desempenho da Educação
Básica – que é resultado de vários elementos de avaliação aplicados na rede educativa
nacional, sendo um dos mais importantes fornecedores de dados para política educativa.
Aplicamos questionários online com diretores que estiveram na função nos últimos anos e
analisamos os resultados do IDEB em 2015 e 2017, as competências avaliadas neste índice
nos permitem compreender como o diretor influencia nos resultados.
As unidades escolares participaram das avaliações da Prova Brasil, seja no 5º ou 9º
ano do ensino fundamental e com base nos resultados e dados do IDEB de cada escola,
disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-
INEP, que realiza esta avaliação, e nas respostas dos diretores escolares do município de
Bayeux.
en
A school principal figure becomes increasingly important in the execution and
execution of educational policies, except in Brazil and after LDB (1996) and reformed by the
National Education Plan (BRASIL, 2004) one of the goals for school success and quality.
Brazilian public service is to offer and constitute no education system for the so-called
democratic management in accordance with art. 14 of the LDBEN National Education
Guidelines and Bases Law.
This paper tries to understand how relations and influences of the principal's profile by
analyzing mainly two aspects of his / her role in the school: the formation and leadership
characteristics inherent to the manager's workload; analyzing a managerial career in the
municipality of Bayeux-PB.
We performed an analysis of the results of the IDEB - Basic Education Performance
Index - which is the result of several evaluation elements selected in the national educational
network, being one of the most important data providers for educational policy. Online
questionnaires are applied to directors who have been in office in recent years and analyze
IDEB results in 2015 and 2017, as well as the competencies assessed in this index in which
they can understand how the director influences the results.
As school units reproduced from the Prova Brasil tests, either in the 5th or 9th grade of
elementary school and based on the results and data from the IDEB of each school, available
on the website of the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira-
INEP, which conducts evaluation, and the responses of the school principals of the municipality of Bayeux.