Título
Portuguese millennials and green buying behavioral intentions: application of the theory of planned behavior
Autor
Godinho, Catarina Maria Jorge
Resumo
pt
O tópico da sustentabilidade tem ganho uma grande relevância nos dias de hoje, forçando uma
mudança de paradigma no mercado. Os consumidores exigem cada vez mais a comercialização
de produtos e serviços verdes e para satisfazer estas exigências, as empresas têm que mudar a
sua estratégia, apostando em estratégias de Marketing verde.
Os millennials são a geração mais instruída devido à ligação com o resto do mundo via Internet,
levando-os a ser líderes deste movimento verde. A sua heterogeneidade dificulta o objetivo das
empresas de satisfazer as expectativas dos consumidores, tornando-se crucial entender quais
as suas motivações para exercer um comportamento de compra.
Foi criado um modelo para estudar os determinantes de intenção de comportamento (teoria do
comportamento planeado) com base em três variáveis: atitude, norma subjetiva e controlo
percecionado. Contudo, este modelo apresenta oportunidades de melhoria considerando que
este não analisa experiência nem identidade.
Este projeto visa acrescentar valor nesta área através do estudo sobre os principais
determinantes na intenção de compra verde dos millennials Portugueses.
Para efetuar este estudo foi necessário recolher dados quantitativos através de um questionário,
tendo estes sido analisados através de equações estruturais. Os resultados identificaram a
norma subjetiva, a disponibilidade de pagamento, a identidade verde e a experiência passada,
como determinantes da intenção de comportamento de compra verde. A atitude relevou-se
como não sendo um determinante, não impactando diretamente a intenção de comportamento
de compra verde.
en
The awareness towards the topic of sustainability has grown, forcing a shift in the market.
Consumers are now increasingly demanding for green products and services and to fulfill it,
companies need to change their strategies and focus on green marketing.
Millennials are the most informed social group due to the constant connectivity via Internet to
the outer world and due to that, they are the leaders of this green movement. Their
heterogeneity difficult the goal of companies of meeting their customers’ expectations and
therefore, it is crucial to acknowledge which are their motivations to develop a purchase
intention.
A framework to study the determinants of a behavioral intention (Theory of Planned Behavior)
was created based on three predictors: attitude, subjective norm and perceived behavioral
control. However, this framework has opportunities of improvement since it does not consider
experiences of an individual nor his identity.
This research aims to fulfill this gap and analyze which are the most relevant determinants of
behavior intention within the Portuguese millennials.
Quantitative data was collected through a survey and that information was analyzed through
PLS structural equation modeling. The results identify subjective norm, willingness to pay,
green self-identity and past experience, as determinants of buying behavioral intention within
the Portuguese millennials, meanwhile attitude does not impact it directly.