Título
How do policy incentives influence the adoption of electric vehicles?
Autor
Ivanova, Elitza Vladimirova
Resumo
pt
Os veículos eléctricos a bateria são uma forma eficaz de reduzir o consumo de
combustível fóssil e a emissão de gases de efeito de estufa. Os VEB para além de terem como
resultado um consumo de energia e emissão de gases significativamente mais reduzidos, têm
um impacto menor na poluição atmosférica urbana, em comparação, aos veículos com motor
de combustão interna.
Embora a receptividade dos VE tenha aumentado significativamente num curto período
de tempo, a maioria dos objetivos governamentais e incentivos à adopção de VE ficaram aquém
e consequentemente, o número de VE na estrada é consideravelmente baixo.
Com o objectivo de reduzir a emissão de gases de efeitos de estufa provenientes do
sector dos Transportes, um vasto número de entidades governamentais implementou diversas
políticas de incentivos com a finalidade de estimular a adopção em massa de VE. Os decisores
políticos introduziram dois tipos de medidas: baseadas na compra ou na utilização.
Este trabalho de investigação visa determinar a relação destas políticas de incentivos
com o desenvolvimento do mercado de VE para consumidores mainstream, com características
demográficas e preferências de atributos mais comuns aos novos compradores de veículos.
Essencialmente, esta investigação tem como argumento que os focos deveriam ser mercados de
nicho e novos consumidores (early adopters), ao invés de consumidores mainstream.
Esta investigação apresenta, ainda, resultados como a distinção de dois grupos de early
adopters - high-end and low-end adopters – que têm diferentes perfis socioeconómicos e
diferentes preferências quanto à escolha dos veículos. As políticas dedicadas aos veículos
eléctricos a bateria dirigidas a mercados de nicho e early adopters iriam criar uma forma
complementar de impulsionar a penetração de mercado dos veículos eléctricos a bateria e a
concretização dos benefícios sociais pretendidos.
en
Battery electric vehicles (BEVs) are an effective way to reduce fossil fuel consumption
and greenhouse gas emissions. BEVs result in lower energy consumption, greenhouse gas
emissions, and urban air pollution compared to internal combustion engine vehicles (ICEVs).
Although the uptake of EVs has been significant in a short period of time, most government
goals for adoption have not been met and the number of BEVs on the road is still low. Therefore,
in order to reduce current greenhouse gas emissions from the transport sector, a vast number of
governments have implemented different policy incentives, aiming to stimulate the mass
adoption of electric vehicles. The policy makers have introduced two main types of policies –
purchase-based and use-based. This work seeks to determine the relationship of those policy
incentives to the market deployment of BEVs to mainstream consumers with demographics and
vehicle attribute preferences most common to today’s new vehicle purchasers. Moreover, this
research argues that policies intending to stimulate the uptake of BEVs should not focus on
mainstream consumers, but instead they should refocus on niche markets and early adopters,
targeting them differently. Regarding to that, this work also presents findings, that that there
are two main groups of early adopters – high-end and low-end adopters, which have different
socio-economic profile and different opinions of their vehicles with high-end adopters viewing
their BEVs more preferentially. BEV policies approaching early adopters and niche markets
differently would create complementary system that will lead to increased BEV market
penetration and realization of intended societal benefits.