Teses e dissertações

Mestrado
Finanças
Título

Equity valuation: Nestlé S.A.

Autor
Martins, Tiago Fernandes de Macedo
Resumo
pt
As decisões de investimento em acções são parcialmente baseadas em expectativas de incremento no preço das mesmas. Há outros factores que também podem influenciar esta decisão, tais como o risco, os dividendos esperados e a diversificação da carteira de investimento. Nesta perspectiva, deve-se estabelecer uma opinião relativamente ao valor (ou valor esperado) da empresa emitente. Damodaran (2012) sugere três abordagens que podem ser utilizadas para valorizar uma empresa: modelos de avaliação por opções, modelos de "cash flows" descontados e avaliação relativa. Em cada abordagem diferentes modelos podem ser empregues. A maioria dos modelos inclui parâmetros cuja estimativa é subjectiva, tais como previsões de cash flows, taxas de crescimento, condições de mercado, entre outros. Isto significa que, apesar de os modelos de avaliação serem quantitativos, a avaliação é subjectiva. "Se um negócio é complexo e está sujeito a mudanças constantes, não temos inteligência suficiente para prever cash flows futuros" - Warren Buffett. Nesta dissertação procedemos à análise e avaliação da Nestlé, a maior empresa de bens de consumo actualmente (em termos de vendas). Seguidamente comparamos a nossa avaliação com o preço de mercado das acções da empresa e concluímos se a empresa está sobre ou subvalorizada. Para o fazermos utilizamos os seguintes modelos de avaliação: Free Cash Flow to the Firm (FCFF) e avaliação por comparáveis através de múltiplos. Seguidamente realizamos uma análise comparativa com um relatório de avaliação do Deutsche Bank de forma a verificar se a avaliação (baseada nos nossos pressupostos) é realista. Os nossos resultados indicam que as acções da Nestlé estão subvalorizadas no mercado à data de 31-12-2016, pelo que a nossa recomendação seria de Compra essa data.
en
Equity investment decisions are partially based on expected share price increases. Other factors may influence an investment decision, such as risk, expected dividends and portfolio diversification. In this perspective, one must establish an opinion regarding the value (or expected value) of the issuer. According to Damodaran (2012), three approaches can be used to value a company: option pricing models, discounted cash flow models and relative valuation. Within each approach, different models can be used. Most models include parameters that carry some subjectivity, such as cash flow forecasting, growth rates, market conditions and several others. This means that, even though valuation models are quantitative, valuation is subjective. "If a business is complex and subject to constant change, we’re not smart enough to predict future cash flows" - Warren Buffett. In this study we analyze and value Nestlé, the number one consumer goods company in the world in terms of sales. We then compare our valuation with the market's and conclude whether the company is under or overvalued (under the scope of our assumptions). To do so we use the following valuation methods: Free Cash Flow to the Firm (FCFF) and Relative Valuation through peer group multiples. We then compare our research to an investment bank's to understand whether the valuation (based on the assumptions we make) is realistic. Our results indicate that Nestlé shares were priced below their true value as at 31-12-2016. Therefore, we would have recommended buying the stock at that time.

Data

06-abr-2018

Palavras-chave

Valuation
Avaliação de empresas
Risco financeiro
Gestão de carteiras
Investimento financeiro
Ação financeira
Valorização de ativos
Nestlé
Free cash flow to the firm
Equity investment

Acesso

Acesso livre

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