Título
Abertura de um centro de menores em situação de desproteção e vulnerabilidade
Autor
Ruiz Alonso, Pilar
Resumo
pt
O presente projeto de intervenção surge como trabalho final curricular do Mestrado Educação e
Sociedade. O projeto reflecte a situação e cobertura de menores em circunstâncias de desproteção e
vulnerabilidade, aqueles nas nossas sociedades contemporâneas se encontram mais desprotegidos e,
em muitas ocasiões, fora da rede de cobertura. Por conseguinte, decidi desenvolver um projeto de
intervenção para cobrir esta procura e necessidade social. Embora existam outros centros na região,
não existem em número suficiente, há muitos menores na rua ou com as suas famílias, mas em
condições de maltrato e desproteção social. O projeto cobre essas expetativas e procura fazê-lo através
de uma estratégia inovadora, ao prever a abertura de um centro para menores, com um máximo de 18
vagas e com os correspondentes objetivos específicos e metas para cobrir todas as necessidades desses
menores em risco. Apresenta algumas atividades para cumprir esses objetivos, entre as quais uma
particularmente inovadora neste contexto, a criação de uma “a horta social”, um lugar dentro das
instalações do centro que oferece a oportunidade de ter um espaço próprio para os menores e, ao
mesmo tempo, um espaço de conexão entre o menor e o seu mentor/ educador.
Assim este projeto propõe a abertura de um Centro Residencial com um espaço para 18 menores nesta
situação, na região de Cantabria. Com um projeto educativo concreto, com o qual se pretende a
integração social dos menores na comunidade local e o desenvolvimento pessoal, psicológico e social
deles. Através de diferentes atividades e rotinas diárias, e com um plano individual de atividades para
todos os menores, no qual se especificam os objetivos concretos a nível individual, além de que cada
menor terá a ajuda de um educador/mentor de referência.
O objetivo deste trabalho apontam está numa boa metodologia de intervenção e recursos, assim como
um adequado estudo e conhecimento da sociedade na que convivemos e as características da mesma.
E a necessidade dos profissionais do campo da Educação Social para mudar a realidades dos menores
em situações de desproteção e vulnerabilidade. Por estes motivos é muito importante um adequado
desenvolvimento e implementação deste projeto.
en
The present intervention project appears as the final curricular work of the Master Education and
Society. The project reflects the situation and coverage of minors in circumstances of lack of
protection and vulnerability, those in our most neglected contemporary societies, and on many
occasions outside the network. That is why I have decided to develop an intervention project to cover
this demand and social need. Because there are these centers but not enough, there are many minors
on the street, or with their families but in conditions of abuse and social de-protection. From what can
be said that this project covers these expectations, it is what makes it innovative in the main strategy
and general objective of the project, which is the opening of a center for minors, with a maximum of
18 vacancies and as the corresponding specific objectives and goals to cover all the needs of these
minors at risk. Following a few activities to fulfill these goals, within these as a debut and innovative
activity in this context, I have designed "the social garden", a place within the facilities of the center
that offers the opportunity to have a space for the minors at the same time , A space of connection
between the minor and his mentor / educator.
Therefore this project provides the opening of a Residential Center with a space for 18 minors in this
situation, in the region of Cantabria. With a concrete Educational Project, in which the social
integration of minors in the local community and their personal, psychological and social
development are intended. Through different activities and daily routines, and with an individual PIA
for all minors, where concrete objectives are specified at individual level, and each minor will have
the help of a reference educator / mentor.
The results point to the importance of a good methodology of intervention and resources, as well as an
adequate study and knowledge of the society in which we live and the characteristics of it, we can not
turn a blind eye to extreme realities and normalize them. Because professionals in the field of Social
Education and the rest of society must work to integrate and extend their arms. That is why lies the
importance of developing and implementing this project.