Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Hotelaria e Turismo
Título

Technology's influence on HRM in hospitality

Autor
Müller, Sebastian Pereira Clemente
Resumo
pt
O papel crítico que a tecnologia desempenha na GRH em hotelaria é consensualmente reconhecido mas o volume de investigação desenvolvida em torno deste tema é ainda modesto. Este estudo procura contribuir, de forma exploratória, para o conhecimento neste domínio por via da aplicação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM) de Davis (1989) revisto com base no modelo da Ação Planeada de Fishbein & Ajzen (1975) num processo que integra a satisfação no trabalho e a intenção de saída em contexto hoteleiro. Com uma amostra de 61 profissionais da hotelaria selecionados testámos um conjunto de hipóteses por via de PLS-SEM que evidenciaram um modelo com bons indicadores de validade, com elevado índice de ajustamento de Tenenhaus (.465) e explicando em média 30% da variância. O TAM funcionou como esperado e evidenciou que a aceitação da tecnologia é um elemento crítico para aumentar a satisfação no trabalho e para reduzir a intenção de saída voluntária destes profissionais. O modelo oferece um contributo teórico dado que foi encontrado um efeito moderador da norma social sugerindo a necessidade de desenvolvimento do TAM.
en
The critical role technology plays in hospitality HRM is widely acknowledged but published quantitative empirical research is still modest. This study is set to contribute, albeit in an exploratory fashion, to extant knowledge in this domain by applying a revised version of the Technology Acceptance Model (TAM, Davis, 1989) crossed with Fishbein & Ajzen’s (1975) Theory of Reasoned Action. The full model includes two relevant HRM variables in hospitality: job satisfaction and intention to quit. PLS-SEM analysis with a sample of 61 selected hospitality professionals showed a model with high Tenenhaus goodness of fit (.465) explaining on average 30% variance. Overall TAM variables acted as expected suggesting technology acceptance is critical in increasing job satisfaction and preventing intention to quit amongst these professionals. The model offers a theoretic contribution as a moderator effect of social norm was found calling for further TAM refinement.

Data

25-set-2017

Palavras-chave

Satisfação no trabalho
Tecnologia
Tecnology
Industria hoteleira
TAM
Hotel management
Employee turnover
Satisfação no trabalho -- Job satisfaction
Recursos humanos -- Human resources

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo