Teses e dissertações

Mestrado
Título

Percepções de cultura de regras e objectivos: Correlatos com a orientação para o serviço público e comportamentos negativos

Autor
Cândido, Margarida Isabel Marcelino
Resumo
pt
Ao longo deste trabalho exploramos os correlatos da introdução de uma Cultura de Objectivos - cujo corolário reside na implementação do Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho na Administração Pública (SIADAP) – num meio institucional tipicamente dominado por uma Cultura de Regras, enraizada no âmago da Administração Pública Portuguesa. Para o efeito inquirimos 189 colaboradores de uma autarquia que responderam a um inquérito que solicitava informação relativa à Cultura organizacional percebida (Focus, Van Muijen et al, 1999), à orientação para o serviço público (Coursey & Pandey, 2007), à orientação para objectivos de desempenho e aprendizagem (Lin & Chang, 2005, a comportamentos desviantes (Vardi, 2001) e a tácticas de influência ascendente (Schriescheim & Hinkin, 1990). A análise do modelo por intermédio de equações estruturais evidenciou bons níveis de ajustamento que evidenciaram o contributo da cultura de objectivos para a promoção de uma orientação para o serviço público e para a prevenção de comportamentos desviantes. Por sua vez, estes estão associados a comportamentos de lisonja. Comparativamente com a cultura de regras, a de objectivos evidenciou maior utilidade organizacional, o que não pode deixar de ser relevante numa estrutura organizacional eminentemente burocrática. Os resultados são discutidos no quadro da reforma institucional da Administração Pública.
en
This study explores the correlates of introducing a goal culture – that in represented by the implementation of the Performance Assessment Integrated System in the Public Administration SIADAP – in a means that is typically dominated by a rules culture, rooted in the core of the Portuguese Public Administration. 189 workers of a local borough were asked to answer a survey concerning perceived organizational culture (Van Muijen et al, 1999), public service motivation (Coursey & Pandey, 2007), goal orientation (Lin & Chang, 2005), negative organizational behaviors (Vardi, 2001), and upward influence tactics (Schriescheim & Hinkin, 1990). Structural equation analysis showed the hypothesized model has good fit which revealed the contribute goal culture offers to the promotion of a public service motivation, and to prevent a perception of negative organizational behaviors. These are associated with flattering behaviors towards the hierarchical superior. Comparatively with rules culture, goals culture showed higher organizational utility, which is relevant within an organizational structure that is mostly a bureaucratic one. Results are discussed within the Framework of the institutional reform of the Public Administration.

Data

17-set-2010

Palavras-chave

Public Administration
Performance evaluation
Administração Pública
Cultura organizacional
Organizational culture
Avaliação de desempenho
Desempenho
Public service
Serviço público
Comportamentos negativos
Tácticas de poder
Orientação para aprendizagem
Negative behaviors
Learning and performace orientation

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo