Título
Percepções de cultura de regras e objectivos: Correlatos com a orientação para o serviço público e comportamentos negativos
Autor
Cândido, Margarida Isabel Marcelino
Resumo
pt
Ao longo deste trabalho exploramos os correlatos da introdução de uma Cultura de
Objectivos - cujo corolário reside na implementação do Sistema Integrado de Avaliação de
Desempenho na Administração Pública (SIADAP) – num meio institucional tipicamente
dominado por uma Cultura de Regras, enraizada no âmago da Administração Pública
Portuguesa.
Para o efeito inquirimos 189 colaboradores de uma autarquia que responderam a um
inquérito que solicitava informação relativa à Cultura organizacional percebida (Focus, Van
Muijen et al, 1999), à orientação para o serviço público (Coursey & Pandey, 2007), à
orientação para objectivos de desempenho e aprendizagem (Lin & Chang, 2005, a
comportamentos desviantes (Vardi, 2001) e a tácticas de influência ascendente (Schriescheim
& Hinkin, 1990).
A análise do modelo por intermédio de equações estruturais evidenciou bons níveis de
ajustamento que evidenciaram o contributo da cultura de objectivos para a promoção de uma
orientação para o serviço público e para a prevenção de comportamentos desviantes. Por sua
vez, estes estão associados a comportamentos de lisonja. Comparativamente com a cultura de
regras, a de objectivos evidenciou maior utilidade organizacional, o que não pode deixar de
ser relevante numa estrutura organizacional eminentemente burocrática. Os resultados são
discutidos no quadro da reforma institucional da Administração Pública.
en
This study explores the correlates of introducing a goal culture – that in represented by
the implementation of the Performance Assessment Integrated System in the Public
Administration SIADAP – in a means that is typically dominated by a rules culture, rooted in
the core of the Portuguese Public Administration.
189 workers of a local borough were asked to answer a survey concerning perceived
organizational culture (Van Muijen et al, 1999), public service motivation (Coursey &
Pandey, 2007), goal orientation (Lin & Chang, 2005), negative organizational behaviors
(Vardi, 2001), and upward influence tactics (Schriescheim & Hinkin, 1990).
Structural equation analysis showed the hypothesized model has good fit which
revealed the contribute goal culture offers to the promotion of a public service motivation,
and to prevent a perception of negative organizational behaviors. These are associated with
flattering behaviors towards the hierarchical superior. Comparatively with rules culture, goals
culture showed higher organizational utility, which is relevant within an organizational
structure that is mostly a bureaucratic one. Results are discussed within the Framework of the
institutional reform of the Public Administration.