Teses e dissertações

Mestrado
Contabilidade
Título

O controlo de gestão na hotelaria portuguesa

Autor
Nunes, Catarina Rosa
Resumo
pt
Após uma breve análise da literatura existente em torno da temática do controlo de gestão e da hotelaria, estabelecemos o objectivo de compreender como é aplicado o controlo de gestão na hotelaria portuguesa actualmente e se existiu ou não alguma mudança nos últimos anos. Para atingir este objectivo aplicámos um questionário em 45 hotéis e efectuámos uma abordagem da literatura existente. Com a análise dos resultados obtidos verificámos que a maioria dos hotéis inquiridos sofreu alguma mudança nos sistemas de controlo de gestão na última década. Verificámos também que existe uma relação entre a dimensão do hotel e o facto de se terem verificado mudanças no controlo de gestão, pois no grupo de hotéis de maiores dimensões verificou uma percentagem mais elevada de hotéis com mudanças no controlo de gestão na última década. Podemos também concluir que os factores que mais contribuem para a mudança do controlo de gestão são: a percepção da necessidade de mudança pelos gestores e a necessidade de melhorar a eficiência/produtividade. Em contrapartida não foram apontados factores que tivessem uma relevância significativa para a inibição da mudança o factor mais apontado com importância média foi a incompatibilidade com outros sistemas e práticas de informação de gestão. Por último, verificámos que as duas técnicas mais usadas no controlo de gestão na hotelaria portuguesa são, a contabilidade de gestão estratégica e as medidas de qualidade.
en
Following a brief analysis of the state of the art in management control applied to the Portuguese hotel industry, we have established the objective of understanding how management control is applied to the Portuguese hotel industry nowadays and whether there has been any change regarding this issue in the past years. To achieve this goal we have developed a questionnaire and have approached the existing literature. After analysing the results we have realised that most of the inquired hotels have introduced some change in their management control systems within the last decade. We have also verified that there is a relationship between the dimension of hotels and the changes in their management control. Within the group of larger hotels there was a higher percentage of establishments undergoing transformation in management control over the last decade. We may also conclude that the factors that contribute mostly to changes in management control are: the perception of the need for change by managers and the need to improve efficiency/productivity. On the other hand, there is no clear evidence of factors that have been particularly relevant in the decision of some hotels not to apply changes to their management control. The factor of average importance which was more frequently highlighted was the incompatibility with other management information systems and practices. Lastly, we have ackowledged that the two most used techniques in management control in the Portuguese hotel industry are strategic management accountancy and quality measures.

Data

24-ago-2010

Palavras-chave

Mudança
Change
Contabilidade de gestão
Controlo de gestão
Management control
Hotelaria
Management account
hotel industry

Acesso

Acesso livre

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