Título
O controlo de gestão na hotelaria portuguesa
Autor
Nunes, Catarina Rosa
Resumo
pt
Após uma breve análise da literatura existente em torno da temática do controlo de
gestão e da hotelaria, estabelecemos o objectivo de compreender como é aplicado o
controlo de gestão na hotelaria portuguesa actualmente e se existiu ou não alguma
mudança nos últimos anos. Para atingir este objectivo aplicámos um questionário em 45
hotéis e efectuámos uma abordagem da literatura existente. Com a análise dos resultados
obtidos verificámos que a maioria dos hotéis inquiridos sofreu alguma mudança nos
sistemas de controlo de gestão na última década. Verificámos também que existe uma
relação entre a dimensão do hotel e o facto de se terem verificado mudanças no controlo de
gestão, pois no grupo de hotéis de maiores dimensões verificou uma percentagem mais
elevada de hotéis com mudanças no controlo de gestão na última década. Podemos também
concluir que os factores que mais contribuem para a mudança do controlo de gestão são: a
percepção da necessidade de mudança pelos gestores e a necessidade de melhorar a
eficiência/produtividade. Em contrapartida não foram apontados factores que tivessem uma
relevância significativa para a inibição da mudança o factor mais apontado com
importância média foi a incompatibilidade com outros sistemas e práticas de informação de
gestão. Por último, verificámos que as duas técnicas mais usadas no controlo de gestão na
hotelaria portuguesa são, a contabilidade de gestão estratégica e as medidas de qualidade.
en
Following a brief analysis of the state of the art in management control applied to the
Portuguese hotel industry, we have established the objective of understanding how
management control is applied to the Portuguese hotel industry nowadays and whether
there has been any change regarding this issue in the past years. To achieve this goal we
have developed a questionnaire and have approached the existing literature. After
analysing the results we have realised that most of the inquired hotels have introduced
some change in their management control systems within the last decade. We have also
verified that there is a relationship between the dimension of hotels and the changes in
their management control. Within the group of larger hotels there was a higher percentage
of establishments undergoing transformation in management control over the last decade.
We may also conclude that the factors that contribute mostly to changes in management
control are: the perception of the need for change by managers and the need to improve
efficiency/productivity. On the other hand, there is no clear evidence of factors that have
been particularly relevant in the decision of some hotels not to apply changes to their
management control. The factor of average importance which was more frequently
highlighted was the incompatibility with other management information systems and
practices. Lastly, we have ackowledged that the two most used techniques in management
control in the Portuguese hotel industry are strategic management accountancy and quality
measures.