Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

As crianças e as competências adquiridas através dos jogos digitais

Autor
Mourato, Ana Sofia Coelho
Resumo
pt
Os novos processos de socialização desenvolvidos com base na realidade da sociedade em rede permitem a aquisição de novas formas de literacia. Através dos jogos digitais as crianças experimentam, com base na distinção do género, o contacto com diferentes realidades e desenvolvem novas competências e graus de autonomia para além das competências formais adquiridas na escola. Os novos media, nomeadamente através dos jogos digitais, fornecem aos jovens a possibilidade de aprender de um modo informal pela experimentação e exploração individual e em comunidade. Jogar é uma necessidade e representa um papel importante no desenvolvimento individual e no processo de socialização, sendo decisiva para a construção de regras e valores sociais, nomeadamente a construção da distinção de géneros, logo a partir da infância, contribuindo fortemente para a aquisição de competências não formais como as competências cognitivas, memória, estabelecimento e interpretação de hipóteses, antecipação de situações e planeamento de estratégias.
en
The new socialization processes developed based on the reality of the network society allow the acquisition of new forms of literacy. Through digital games children, experience, based in the distinction of gender, contact with different realities and develop new skills and degrees of autonomy beyond formal skills acquired in school. New media, including digital games provide young people the opportunity to learn in an informal way. Play is a necessity and takes an important role in individual development and socialization process, being decisive for the construction of social rules and values, including the construction of gender distinction, right from childhood, contributing greatly to the acquisition of non-formal skills and cognitive skills, memory, establishment and interpretation of the hypotheses, anticipating situations and planning strategies

Data

02-jul-2015

Palavras-chave

Competências
Skills
Children
Gender
Infância
Jogos digitais
Digital games
Violência
Violence
Distinção de género

Acesso

Acesso livre

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