Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

Constructing the "good Portuguese" and their enemy-others: the discourse of the far-right Chega party on social media

Autor
García-Jaramillo, Daniel
Resumo
pt
A eleição de André Ventura, líder do partido Chega, como membro do parlamento em 2019 marcou a história da democracia em Portugal por ser a primeira vez que um partido da extrema- direita obteve representação política. Estes partidos promovem um discurso que defende a ideia de que uma parte da população, definido como o verdadeiro povo, está ameaçado por um Outro inimigo, e só o partido poderá salvá-lo. Assim, o propósito desta investigação foi explorar as representações sociais dos “portugueses de bem” e dos Outros-inimigos que são reproduzidas no discurso de Ventura nas redes sociais. Portanto, foram analisadas as 253 publicações feitas nas suas contas de Facebook, Twitter e Instagram durante o último mês da sua campanha presidencial em 2021. Seguindo uma integração da Teoria das Representações Sociais com a Análise Crítica do Discurso, foram analisadas as significações e estratégias discursivas utilizadas pelo líder do Chega. A análise sugere que Ventura representa os “portugueses-de- bem” como europeus e trabalhadores árduos, mas que são ameaçados por dois tipos de inimigos. Por um lado, a comunidade cigana, as pessoas com origem africana e os detratores do Chega, que são vistos como criminosos, agressivos e exploradores do verdadeiro povo. Por outro, os partidos tradicionais, representados como corruptos e traidores do povo por não privilegiar os portugueses-de-bem. Neste contexto o Ventura aparece como o forte e imparável herói destinado a salvar Portugal. Com base nesses resultados, são discutidas as implicações do seu discurso na configuração de representações sociais que promovem a polarização e a exclusão social.
en
The election of André Ventura, leader of the Chega party, as a member of parliament in 2019 marked the history of democracy in Portugal. It was the first time that a far-right party gained political representation. Far-right political parties promote a discourse that defends the ideal of the “pure people” that is threatened by enemy-Others, and only the party can save them from the menace. The purpose of this research was to explore the social representations of the “good Portuguese” and the enemy-Others that are reproduced in Ventura's discourse on social media networks. This study integrates the Social Representations Theory and Critical Discourse Studies and focuses on the meanings and the discursive strategies used by the leader of Chega. Therefore, the 253 publications shared on his Facebook, Twitter, and Instagram accounts during the last month of the 2021 presidential campaign were analysed. It was found that Ventura refers to the “good Portuguese” as Europeans and hard workers that are threatened by two enemies. On the one hand, the Roma community, Afro-Portuguese people, and anti-fascist protesters, who are all seen as criminals and exploiters of the “pure people”. On the other hand, the traditional parties were represented as corrupt and traitors for not privileging the “good Portuguese”. In this context, Ventura appears as the strong and unstoppable hero destined to save Portugal. Based on these results, the implications of his discourse in the configuration of social representations that promote polarisation and social exclusion are discussed.

Data

13-out-2021

Palavras-chave

Representações sociais
Social representations
Extrema direita
Critical discourse analysis
Análise crítica do discurso
Far-right populism
Social polarisation
Political processes & political Issues
Linguistics & Language & Speech
Populismo -- Populism
Polarização social
Processos políticos e questões políticas
Linguística & Linguagem & Discurso

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo