Título
Constructing the "good Portuguese" and their enemy-others: the discourse of the far-right Chega party on social media
Autor
García-Jaramillo, Daniel
Resumo
pt
A eleição de André Ventura, líder do partido Chega, como membro do parlamento em 2019
marcou a história da democracia em Portugal por ser a primeira vez que um partido da extrema-
direita obteve representação política. Estes partidos promovem um discurso que defende a ideia
de que uma parte da população, definido como o verdadeiro povo, está ameaçado por um Outro
inimigo, e só o partido poderá salvá-lo. Assim, o propósito desta investigação foi explorar as
representações sociais dos “portugueses de bem” e dos Outros-inimigos que são reproduzidas
no discurso de Ventura nas redes sociais. Portanto, foram analisadas as 253 publicações feitas
nas suas contas de Facebook, Twitter e Instagram durante o último mês da sua campanha
presidencial em 2021. Seguindo uma integração da Teoria das Representações Sociais com a
Análise Crítica do Discurso, foram analisadas as significações e estratégias discursivas
utilizadas pelo líder do Chega. A análise sugere que Ventura representa os “portugueses-de-
bem” como europeus e trabalhadores árduos, mas que são ameaçados por dois tipos de
inimigos. Por um lado, a comunidade cigana, as pessoas com origem africana e os detratores
do Chega, que são vistos como criminosos, agressivos e exploradores do verdadeiro povo. Por
outro, os partidos tradicionais, representados como corruptos e traidores do povo por não
privilegiar os portugueses-de-bem. Neste contexto o Ventura aparece como o forte e imparável
herói destinado a salvar Portugal. Com base nesses resultados, são discutidas as implicações
do seu discurso na configuração de representações sociais que promovem a polarização e a
exclusão social.
en
The election of André Ventura, leader of the Chega party, as a member of parliament in 2019
marked the history of democracy in Portugal. It was the first time that a far-right party gained
political representation. Far-right political parties promote a discourse that defends the ideal of
the “pure people” that is threatened by enemy-Others, and only the party can save them from
the menace. The purpose of this research was to explore the social representations of the “good
Portuguese” and the enemy-Others that are reproduced in Ventura's discourse on social media
networks. This study integrates the Social Representations Theory and Critical Discourse
Studies and focuses on the meanings and the discursive strategies used by the leader of Chega.
Therefore, the 253 publications shared on his Facebook, Twitter, and Instagram accounts
during the last month of the 2021 presidential campaign were analysed. It was found that
Ventura refers to the “good Portuguese” as Europeans and hard workers that are threatened by
two enemies. On the one hand, the Roma community, Afro-Portuguese people, and anti-fascist
protesters, who are all seen as criminals and exploiters of the “pure people”. On the other hand,
the traditional parties were represented as corrupt and traitors for not privileging the “good
Portuguese”. In this context, Ventura appears as the strong and unstoppable hero destined to
save Portugal. Based on these results, the implications of his discourse in the configuration of
social representations that promote polarisation and social exclusion are discussed.