Teses e dissertações

Doutoramento
Ciências da Comunicação
Título

Entre "swipes" e "matches": Intimidade mediada em contexto de "online dating"

Autor
Sepúlveda, Rita Adriana Couto Ferreira Corrêa de
Resumo
pt
O crescente número e variedade de soluções de "online" dating disponíveis, sejam no formato "site" ou aplicação, é acompanhado pelo volume de utilizadores. Não obstante o número de utilizadores portugueses que afirma ter conta em redes de "online dating", o estudo do fenómeno em contexto português é incipiente resultando num desconhecimento em dimensões como representações, motivações ou práticas. O objetivo desta investigação foi situar as plataformas de "online dating" no quotidiano dos seus utilizadores e a pergunta de partida estabelecida: "como se caracterizam os utilizadores portugueses de plataformas de "online dating", que dimensões explicam o recurso a estas plataformas e como gerem a utilização das mesmas?" Mobilizaram-se procedimentos de recolha de dados assentes numa metodologia mista, com recuso a entrevistas, observação não participante, análise documental, aplicação do "walkthrough method" e aplicação de questionários. O produto foi a realização de cinco estudos que culminaram na publicação de cinco artigos científicos. O primeiro estudo contribuiu para conhecer como é que os utilizadores se apresentavam nas plataformas de "online dating". O segundo estudo forneceu informações sobre como a lógica de funcionamento do Tinder era percecionada pelos utilizadores. O terceiro estudo explorou os acontecimentos na vida dos utilizadores que conduziram ao uso do Tinder e as motivações subjacentes. O quarto estudo caracterizou as práticas dos utilizadores portugueses identificando três tipos de perfis. O quinto estudo explorou padrões pelos quais os eventos eram representados nos media. Os resultados permitiram concluir que as aplicações de "online dating" são espaços onde a intimidade se manifesta em função do significado atribuído às plataformas pelos utilizadores e pelo contexto. Esse significado reflete normas e padrões culturais, mas é também produto das motivações, vontades e expectativas individuais dos utilizadores, variando em função das suas histórias de vida e recursos diferenciados. A reunião do conjunto desses fatores e variáveis propulsiona transformações em como a intimidade é construída, exposta e vivenciada em contextos de "online dating". Mais, essas transformações da intimidade são também produto resultante de valores e modelos de negócio intrínsecos a tais plataformas, cujas regras e estruturas foram definidas por terceiros.
en
The growing number and variety of online dating solutions available, whether in website or application format, is accompanied by the volume of users. Despite the number of Portuguese users who claim to have an account on online dating networks, the study of the phenomenon in Portuguese context is incipient, resulting in a lack of knowledge in dimensions such as representations, motivations or practices. The objective of this research was to place online dating platforms in the daily lives of its users, and the starting question established was: "how do Portuguese users of online dating platforms are characterized, what dimensions explain the use of these platforms and how do they manage its use?" Data collection procedures based on a mixed methodology were mobilized, using interviews, nonparticipating observation, document analysis, application of the walkthrough method and application of questionnaires. The product was the realization of five studies that culminated in the publication of five scientific articles. The first study contributed to know how users presented themselves in online dating platforms. The second study provided information on how Tinder’s operating logic was perceived by users. The third study explored the turning points in users' lives that led to the use of Tinder and the underlying motivations. The fourth study characterized the practices of Portuguese users, identifying three types of profiles. The fifth study explored patterns by which events were represented in the media. The results led to the conclusion that online dating applications are spaces where intimacy manifests itself according to the meaning attributed to platforms by users and by the context. This meaning reflects cultural norms and standards, but it is also a product of users’ individual motivations, wills and expectations, varying according to their different life histories and resources. The combination of these factors and variables drives transformations in how intimacy is built, exposed and experienced in online dating contexts. Moreover, these transformations of intimacy are also the result of values and business models intrinsic to such platforms, whose rules and structures were defined by third parties.

Data

07-jul-2021

Palavras-chave

Online dating
Tinder
Intimacy
Utilizadores portugueses
Portuguese users

Acesso

Acesso livre

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