Título
Risco, resiliência e confiança em cadeia de abastecimento de educação executiva frente ao Covid 19
Autor
Abreu, Cláudia Santiago de
Resumo
pt
Um dos impactos da pandemia causada pelo vírus COVID -19 foi a ruptura em cadeias de abastecimento
em todo o mundo. Nesse contexto, o enfrentamento de distúrbios causados por riscos, de diversas
naturezas, configura-se como uma oportunidade para examinar a resiliência de uma cadeia de
abastecimento, bem como o nível de maturidade da confiança entre os seus elos.
Neste sentido, essa investigação se propôs a verificar e avaliar a percepção, por parte das empresas
que integram uma cadeia de abastecimento no setor de educação executiva no Brasil, sobre a capacidade
de resposta da empresa focal à interrupção causada pelo Covid 19 e se o relacionamento entre os
parceiros influenciou a resiliência dessa empresa em cada fase da interrupção havida. Para tal, efetuouse um estudo quantitativo, com aplicação de um questionário elaborado a partir das investigações
realizadas por Fawcett et al., (2012), em relação ao constructor confiança e, por Sholten et al., (2014)
em relação a resiliência e capabilities, além da realização de entrevistas semiestruturadas, não diretivas
e com foco em uma amostragem intencional composta por executivos pertencentes a 39 empresas.
Responderam ao questionário 16 empresas que, juntas, foram responsáveis por 76,61% do valor
contratado de negócios para o ano de 2019. Os dados quantitativos foram analisados por meio do
software SPSS (Statistical Product and Service Solutions) e as informações complementares, para
análise qualitativa e obtidas por meio das entrevistas, foram tratadas por meio do método de Análise de
Conteúdo.
Os resultados sugerem que não houve alteração da percepção do nível de maturidade da confiança,
por parte das empresas parceiras, nos momentos anterior e posterior a ruptura, que a percepção da
capacidade de resposta da empresa focal à ruptura causada pelo Covid 19 em sua cadeia foi positiva e
que a existência de capabilities, em cada fase da ruptura influenciou, de forma positiva, a performance
da empresa focal. Por fim, foram realizadas recomendações em relação a consciência de risco na cadeia.
en
One of the impacts of the pandemic caused by the COVID -19 virus was the disruption in supply
chains around the world. In this context, coping with disturbances caused by risks, of different
natures, is configured as an opportunity to examine the resilience of a supply chain and the level
of maturity of trust between its links.
In this sense, this investigation aimed to verify and evaluate the perception, by the companies
that integrate a supply chain in the executive education sector in Brazil, about the
responsiveness of the focal company to the interruption caused by Covid 19 and if the
relationship among the partners influenced the resilience of this company in each phase of the
interruption. For this, a quantitative study was carried out, with the application of a
questionnaire elaborated from the investigations carried out by Fawcett et al., (2012), in relation
to the trust constructor and, by Sholten et al., (2014) in relation to resilience and capabilities, in
addition to conducting semi-structured interviews, non-directive and focused on an intentional
sampling composed of executives belonging to 39 companies. 16 companies responded to the
questionnaire, which together were responsible for 76.61% of the contracted business value for
the year 2019. Quantitative data were analyzed using the SPSS (Statistical Product and Service
Solutions) software and complementary information for qualitative analysis and obtained
through the interviews, were treated using the Content Analysis method.
The results suggest that there was no change in the perception of the maturity level of trust, on
the part of the partner companies, in the moments before and after the rupture, that the
perception of the responsiveness of the focal company to the rupture caused by Covid 19 in its
chain was positive and that the existence of capabilities in each phase of the rupture positively
influenced the performance of the focal company. Finally, recommendations were made
regarding risk awareness in the chain.