Teses e dissertações

Mestrado
Estudos de Desenvolvimento
Título

A educação pré-escolar em Moçambique: a contribuição dos atores não-estatais na implementação de uma educação pré-escolar eficaz e sustentável: um estudo de caso

Autor
Couto, Maura Gonçalves
Resumo
pt
A presente pesquisa debruça-se sobre o modelo de implementação de Educação Pré-Escolar por parte de um Ator Não-Estatal no norte de Moçambique. Trata-se de um estudo de caso descritivointerpretativo do modelo do programa “Aprender pelo Princípio” implementado pela ONGD Helpo na Ilha de Moçambique, na província de Nampula. O panorama da Educação Pré-Escolar em Moçambique é crítico, principalmente no norte do país, e têm surgido modelos alternativos ao modelo do Estado mas o conhecimento sobre estes ainda é muito limitado, pelo que há uma necessidade de gerar conhecimento nesta área e constatar a eficácia dos mesmos. Realizou-se uma análise documental e entrevistas qualitativas individuais a representantes de Atores Não-Estatais, incluindo diversos colaboradores da Helpo, para caracterizar a situação deste nível de educação no país e conhecer a viabilidade destes modelos alternativos. O estudo confirmou que Moçambique enfrenta grandes dificuldades na implementação da Educação Pré-Escolar devido a vários fatores, entre eles a falta de vontade política. Constatou-se também que o papel dos Atores Não-Estatais ainda é bastante insignificante. Parece-nos que o modelo implementado pela Helpo está a contribuir para uma Educação Pré-Escolar eficaz e sustentável nas comunidades rurais e desfavorecidas no norte de Moçambique.
en
The present research focuses on the model of implementation of Pre-Primary Education by a NonState Actor in northern Mozambique. This is a descriptive-interpretative case study of the model of the “Aprender pelo Princípio” program implemented by the ONGD Helpo on Ilha de Moçambique, in the province of Nampula. The overview of Pre-School Education in Mozambique is critical, mainly in the north of the country, and alternative models to the state model have emerged, but knowledge about them is still very limited, so there is a need to generate knowledge in this area and to verify the effectiveness. A documentary analysis and individual qualitative interviews were carried out with representatives of non-state actors, including several Helpo employees, in an attempt to characterize the situation of this level of education in the country and the viability of these alternative models. The study confirmed that Mozambique faces serious difficulties in implementing the Pre-Primary Education due to several factors, among them the state’s unwillingness. It was also found that the role of non-state actors is still quite insignificant. It seems to us that the model implemented by Helpo is contributing to an effective and sustainable Pre-Primary Education in rural and disadvantaged communities in northern Mozambique.

Data

12-mar-2021

Palavras-chave

Moçambique
Mozambique
Educação pré-escolar
Non-state actors
Implementação eficaz e sustentável
Atores não-estatais
Comunidades rurais
Pre-primary education
Effective and sustainable implementation
Rural communities

Acesso

Acesso livre

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