Título
A educação pré-escolar em Moçambique: a contribuição dos atores não-estatais na implementação de uma educação pré-escolar eficaz e sustentável: um estudo de caso
Autor
Couto, Maura Gonçalves
Resumo
pt
A presente pesquisa debruça-se sobre o modelo de implementação de Educação Pré-Escolar por parte
de um Ator Não-Estatal no norte de Moçambique. Trata-se de um estudo de caso descritivointerpretativo do modelo do programa “Aprender pelo Princípio” implementado pela ONGD Helpo na
Ilha de Moçambique, na província de Nampula. O panorama da Educação Pré-Escolar em
Moçambique é crítico, principalmente no norte do país, e têm surgido modelos alternativos ao modelo
do Estado mas o conhecimento sobre estes ainda é muito limitado, pelo que há uma necessidade de
gerar conhecimento nesta área e constatar a eficácia dos mesmos. Realizou-se uma análise documental
e entrevistas qualitativas individuais a representantes de Atores Não-Estatais, incluindo diversos
colaboradores da Helpo, para caracterizar a situação deste nível de educação no país e conhecer a
viabilidade destes modelos alternativos. O estudo confirmou que Moçambique enfrenta grandes
dificuldades na implementação da Educação Pré-Escolar devido a vários fatores, entre eles a falta de
vontade política. Constatou-se também que o papel dos Atores Não-Estatais ainda é bastante
insignificante. Parece-nos que o modelo implementado pela Helpo está a contribuir para uma
Educação Pré-Escolar eficaz e sustentável nas comunidades rurais e desfavorecidas no norte de
Moçambique.
en
The present research focuses on the model of implementation of Pre-Primary Education by a NonState Actor in northern Mozambique. This is a descriptive-interpretative case study of the model of the
“Aprender pelo Princípio” program implemented by the ONGD Helpo on Ilha de Moçambique, in the
province of Nampula. The overview of Pre-School Education in Mozambique is critical, mainly in the
north of the country, and alternative models to the state model have emerged, but knowledge about
them is still very limited, so there is a need to generate knowledge in this area and to verify the
effectiveness. A documentary analysis and individual qualitative interviews were carried out with
representatives of non-state actors, including several Helpo employees, in an attempt to characterize
the situation of this level of education in the country and the viability of these alternative models. The
study confirmed that Mozambique faces serious difficulties in implementing the Pre-Primary
Education due to several factors, among them the state’s unwillingness. It was also found that the role
of non-state actors is still quite insignificant. It seems to us that the model implemented by Helpo is
contributing to an effective and sustainable Pre-Primary Education in rural and disadvantaged
communities in northern Mozambique.