Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Demographics, cultural dimensions and cognac consumption in France: A consumer behavior analysis based on the marketing mix

Autor
Chappe, Lucas
Resumo
pt
Desde que o consumo de Cognac tem vindo a crescer em todo o mundo, o sucesso deste espírito não recebeu o mesmo acolhimento no seu país de produção, a França. A compreensão do comportamento do consumidor é uma chave para as empresas e um tema amplamente coberto pelos investigadores. O conhaque indsutry não recebe muita atenção da literatura, e o contexto da acutel está a tornar interessante o estudo. O objectivo deste estudo, é analisar se existe uma influência da demografia e das dimensões culturais no comportamento dos consumidores de Cognac, em França. Relativamente à demografia, Idade e Salário são as duas variáveis independentes, relacionadas com a geração e o comportamento de compra. Para as dimensões culturais, Masculinidade e Restrição têm sido utilizadas de obras de Hofstede. O comportamento do consumidor é dividido em quatro partes de acordo com a mistura de marketing: Preço, Local, Promoção, Produto. Estudo. Através deste estudo, verificou-se que a Idade está a influenciar negativamente a escolha de locais de consumo premium, tal como a restrição da dimensão cultural. O salário neste estudo não teve qualquer impacto sobre o comportamento de compra dos consumidores. Em relação à Masculinidade, é interessante afirmar que os inquiridos mais masculinos estão dispostos a pagar mais por um cocktail com Cognac. O objectivo deste estudo é abrir uma parte da literatura onde existe uma lacuna entre o Consumo de Cognac e os consumidores franceses.
en
Although Cognac consumption has been booming across the world, the success of this spirit did not receive the same outcome in its country of production, France. Understanding consumer behaviour is a key for companies and a widely covered subject by researchers. The Cognac industry has not benefited from an extensive literature coverage, and the current context is making it interesting to study. The aim of this study is to analyse if there is an influence from demographics and cultural dimensions on Cognac consumer behaviour, in France. Regarding demographics, Age and Wage are the two independent variables, relating to generation and purchasing behaviour. For the cultural dimensions, Masculinity and Restriction have been used from Hofstede works. The consumer behaviour is split in four part according to the marketing mix: Price, Place, Promotion, Product. Study. Through this study, it has been found that Age is influencing negatively the choice of premium places of consumptions, like the cultural dimension restriction. Wage in this study did not have any impact on the buying behaviour of consumers. Relating to Masculinity, it is interesting to state that respondents with a tendency to have a more masculine behavior are willing to pay more for a cocktail with Cognac. The goal of this study is to open a part of the literature where there is a gap between the Consumption of Cognac and the French consumers.

Data

05-mar-2021

Palavras-chave

masculinidade
masculinity
Restrição
Restriction
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Demografia -- Demography

Acesso

Acesso livre

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