Teses e dissertações

Mestrado
Empreendedorismo e Estudos da Cultura
Título

Fringe: Uma ideia de festival

Autor
Faustino, Inês Gonçalves
Resumo
pt
A criação do Edinburgh Festival Fringe data de 1947. O Fringe aconteceu quando um grupo de oito artistas que não faziam parte da programação oficial do então recente Edinbrugh International Festival tentou actuar na inauguração desse festival, sem sucesso. Actuaram na “franja” do festival “oficial” e, desde a década de 1940 do século XX, o Fringe ficou cunhado como o festival que “desafia a norma”. Em 2017 o Fringe celebrou o 70º aniversário, e a ocasião tornou-se conveniente para o início desta investigação qualitativa que teve por base a pergunta de partida: “Que tendências evolutivas entre as diferentes edições do Edinburgh Festival Fringe, entre 2007 e 2017, no contexto do sector cultural da Escócia?”. A Escócia é um país a norte do Reino Unido, que tem como capital a cidade de Edimburgo, com pouco mais de cinco milhões de habitantes. Esta não é a típica concorrente às grandes capitais europeias, no entanto durante o mês de Agosto, o mundo inteiro cabe em Edimburgo. O que esta investigação apresenta é uma análise qualitativa com base em documentação oficial e secundária; investiga a evolução do Edinburgh Festival Fringe ao longo da década 2007-2017, que termina no 70º aniversário do festival. A investigação apresenta uma fundamentação teórica onde são justificados conceitos encontrados na literatura; seguidos de uma análise histórica que posiciona os festivais no seu contexto histórico e geográfico a nível social e político; e por fim é também apresentada através dos dados resultantes da investigação documental, a evolução participativa, económica e evolução de géneros artísticos performativos no Edinburgh Festival Fringe. Esta investigação propõe-se pensar nos festivais como fenómenos sociais: qual a sua utilidade? Qual a sua relevância? Qual o seu peso social? Qual o seu futuro?
en
The origins of Edinburgh Festival Fringe date back to 1947. Fringe started when eight artists showed up, unannounced, to perform at the inauguration of the Edinburgh International Festival, unsuccessfully one might add. However, they performed at the “fringe” of the “official” festival, and since then, the Fringe has been known as “defying the norm”. In 2017 the Fringe celebrated its 70th anniversary and this seemed to an appropriate occasion for the beginning of this investigation. This study was carried out through a qualitative methodology with the following research question: “Which evolutive tendencies between the different editions of the Edinburgh Festival Fringe, between 2007-2017 in the Scottish cultural sector context?”. Scotland is a country north of the United Kingdom which capital is the city of Edinburgh. With few more than five million habitants, Edinburgh is not the typical competitor to the bigger European capitals, despite that during August, the whole world meets in Edinburgh. What is presented in this investigation is a qualitative analysis supported by official and secondary documentation, which aims to understand the evolution patterns of the Edinburgh Festival Fringe between the decade 2007-2017. This culminates with its 70th celebrations in 2017. The investigation presents a theoretical framework, where concepts are supported by relevant literature, followed by an historical analysis which positions the Edinburgh Festivals in their historical, geographical, social and political contexts; lastly, the findings resulting from the documental evaluation are also shown through a presentation of the statistical data, where the participatory, economic, and arts genres evolution of the Fringe can also be found. This investigation suggests a reflection on the social phenomenon festivals through the questions: are they useful? Are they relevant? What is their social importance? And lastly what does the future hold for festivals?

Data

02-fev-2021

Palavras-chave

Política cultural
Cultural policy
Festival de Artes Contemporâneo
Edinburgh Festival Fringe
Festival tourism
Contemporary Arts Festival

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo