Teses e dissertações

Mestrado
Administração Escolar
Título

A relação da experiência profissional e a perceção de autoeficácia docente para a educação inclusiva de alunos estrangeiros

Autor
Ferreira, Artur Jorge Braziela
Resumo
pt
Este estudo pretende compreender a importância da experiência profissional docente na abordagem à Educação Inclusiva, e de que forma algumas variáveis associadas a essa experiência profissional (idade, sexo, anos de serviço, experiência profissional em educação inclusiva e grupo de recrutamento / área disciplinar) se relacionam positivamente com a perceção de autoeficácia docente, nomeadamente, no trabalho com alunos estrangeiros. Neste estudo participaram 247 professores da Região da Grande Lisboa, com idades compreendidas entre os 25 e os 67 anos, sendo 188 do sexo feminino e 59 do sexo masculino, que responderam a um questionário constituído pela escala “Teacher Efficacy for Inclusive Practices” (TEIP), abordando quatro dimensões: (a) Eficácia na gestão dos comportamentos; (b) Eficácia na utilização de estratégias inclusivas; (c) Eficácia no trabalho com alunos estrangeiros; e (d) Eficácia na colaboração com a comunidade. É de salientar que é a primeira vez que esta escala foi aplicada numa amostra da população portuguesa, de docentes do ensino pré-escolar, básico e secundário. A escala TEIP adaptada revelou-se adequada ao estudo. Apesar de a literatura indicar que a experiência profissional e algumas variáveis a ela associadas, tais como, a formação e experiência em educação inclusiva, a idade, o sexo e o grupo disciplinar, influenciem positivamente na perceção de autoeficácia docente, os resultados não são estatisticamente significativos nesse âmbito. Contudo, os resultados apresentam correlações significativas, ao nível dos processos que fundamentam as valências da educação inclusiva e que poderão ser utilizadas para melhorar o processo formativo docente, assim como, servir de base para estudos futuros nesse âmbito.
en
This study aims to understand the importance of teaching experience in the Inclusive Education approach, and how some variables are connected to that professional experience (age, sex, Inclusive Education experience, years of service and groups/curricular subject areas) are positively related to the perception of teacher self-efficacy, namely when working with foreign students. The sample of 247 teachers, aged between 25 and 67 years working in the metropolitan Lisbon area participated in this inquiry - 188 female and 59 male individuals fill the inquiry composed by the “Teacher Efficacy for inclusive Practices” scale (TEIP), addressing 4 topics: a) efficacy in behavior management; b) efficacy in using inclusive strategies; c) efficacy in working with foreign students and d) efficacy in collaboration with community. It should be noted that this is the first time that this scale have been applied to a sample of Portuguese teachers in pre-school, low secondary and secondary education. The adapted TEIP scale proved to be suitable for this study. Although the literature indicates professional experience and some related variable, such as training and experience in Inclusive Education, age, gender and subject group, to positively influence the perception of teacher self-efficacy, the statistics results of this sample are not significant in this scope. However, the results do represent interesting significant correlations, at the level of the processes that underlie the valences of inclusive education and that can be used to improve the teacher training process, as well as serve as a basis for future studies in this area.

Data

22-jan-2021

Palavras-chave

Inclusive education
Experiência profissional
Educação inclusiva
Perceção de autoeficácia docente
Alunos estrangeiros
Flexibilidade curricular
Teacher self-efficiency
Foreign students
Professional experience
Curricular flexibility

Acesso

Acesso livre

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