Título
Photizenship: Perfis, valores e sentimentos nas redes sociais online
Autor
Neves, Rúben
Resumo
pt
O início do século XXI viu surgir, no campo da visualidade, um território de negociação de
significados sem precendentes, onde a fotografia passou a desempenhar um papel decisivo,
muito para lá do desafio da indexicalidade.
A cidadania, desde sempre influenciada pelos padrões culturais dos cidadãos, foi
sendo questionada na sua essência, sobretudo pela entrada dos “novos media” na vida
pessoal, social e profissional das pessoas, com uma forte possibilidade de manifestação
cidadã.
A cultura visual, igualmente influenciada por um sistema de comunicação em rede,
actualizou-se face às manifestações de cidadania que se verificavam online, agora
alargadas pela diversidade de partilhas e consumo de fotografias enquanto reflexo de uma
vontade e de uma linguagem visual concreta. No espaço digital verifica-se assim a
existência de um novo território em que a fotografia é vista como um objeto dialético,
permeável à discussão da sua própria produção e negociação de experiências, em que o
ato de fotografar é uma prática comum em vários contextos, potenciado pelo uso comum de
smartphones, com câmaras fotográficas de alta resolução.
Entender a consubstanciação do conceito de cidadania, a sua elasticidade e os
eventuais novos territórios em que se manifesta dentro de um contexto em permanente
mutação, reveste-se de um desafio societal a todos os níveis. Torna-se assim imperativo
perceber o processo e o tabuleiro em que a produção e a receção fotográfica acontecem,
sobretudo pela sua influência no papel de construção social digital de uma realidade e a
consequente influência na dinâmica da cidadania.
en
At the beginning of the 21st century a territory of unprecedented negotiation meanings
emerged in the field of visuality, in which photography began to play a decisive role, far
beyond the challenge of indexicality
Citizenship, which has always been influenced by the citizens’ cultural standards, has
been questioned in its essence, above all by the entrance of “new media" into people's
personal, social and professional life, with a strong possibility of citizen expression.
Visual culture, also influenced by a network communication system, was updated
faced with online expressions of citizenship, now enlarged by the variety of sharing and
consumption of photographs as a reflection of a will and a concrete visual language
Thus we acknowledge the existence of a new territory in the digital space in which the
photograph is seen as a dialectical object, open to the discussion of its own production and
negotiation of experiences, where the act of photographing is a common practice in several
contexts powered by the common use of smartphones, with high resolution cameras.
To understand the consubstantiation of the concept of citizenship, its flexibility and the
possible new territories in where it shows itself within a context in ever changing mutation,
implies a societal challenge at all levels. It is thus imperative to understand the process and
the board in which the photographic production and reception take place, above all
especially for its influence on the role of digital social construction of a reality and the
consequent influence on the dynamics of citizenship.