Teses e dissertações

Doutoramento
Ciências da Comunicação
Título

Photizenship: Perfis, valores e sentimentos nas redes sociais online

Autor
Neves, Rúben
Resumo
pt
O início do século XXI viu surgir, no campo da visualidade, um território de negociação de significados sem precendentes, onde a fotografia passou a desempenhar um papel decisivo, muito para lá do desafio da indexicalidade. A cidadania, desde sempre influenciada pelos padrões culturais dos cidadãos, foi sendo questionada na sua essência, sobretudo pela entrada dos “novos media” na vida pessoal, social e profissional das pessoas, com uma forte possibilidade de manifestação cidadã. A cultura visual, igualmente influenciada por um sistema de comunicação em rede, actualizou-se face às manifestações de cidadania que se verificavam online, agora alargadas pela diversidade de partilhas e consumo de fotografias enquanto reflexo de uma vontade e de uma linguagem visual concreta. No espaço digital verifica-se assim a existência de um novo território em que a fotografia é vista como um objeto dialético, permeável à discussão da sua própria produção e negociação de experiências, em que o ato de fotografar é uma prática comum em vários contextos, potenciado pelo uso comum de smartphones, com câmaras fotográficas de alta resolução. Entender a consubstanciação do conceito de cidadania, a sua elasticidade e os eventuais novos territórios em que se manifesta dentro de um contexto em permanente mutação, reveste-se de um desafio societal a todos os níveis. Torna-se assim imperativo perceber o processo e o tabuleiro em que a produção e a receção fotográfica acontecem, sobretudo pela sua influência no papel de construção social digital de uma realidade e a consequente influência na dinâmica da cidadania.
en
At the beginning of the 21st century a territory of unprecedented negotiation meanings emerged in the field of visuality, in which photography began to play a decisive role, far beyond the challenge of indexicality Citizenship, which has always been influenced by the citizens’ cultural standards, has been questioned in its essence, above all by the entrance of “new media" into people's personal, social and professional life, with a strong possibility of citizen expression. Visual culture, also influenced by a network communication system, was updated faced with online expressions of citizenship, now enlarged by the variety of sharing and consumption of photographs as a reflection of a will and a concrete visual language Thus we acknowledge the existence of a new territory in the digital space in which the photograph is seen as a dialectical object, open to the discussion of its own production and negotiation of experiences, where the act of photographing is a common practice in several contexts powered by the common use of smartphones, with high resolution cameras. To understand the consubstantiation of the concept of citizenship, its flexibility and the possible new territories in where it shows itself within a context in ever changing mutation, implies a societal challenge at all levels. It is thus imperative to understand the process and the board in which the photographic production and reception take place, above all especially for its influence on the role of digital social construction of a reality and the consequent influence on the dynamics of citizenship.

Data

09-jul-2020

Palavras-chave

Rede social
Smartphones
Fotografia
Photography
Telemóvel
Visualidade
Visuality
Cidadania -- Citizenship
Cultura visual -- Visual culture
Comunicação visual -- Visual communication

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo