Notícias

institucional • 07 fev 2020
Atualização das recomendações da DGS sobre o Coronavírus

Medidas simples para evitar surtos de gripe e outras doenças.

A estirpe do Coronavírus 2019-nCoV, que causa doença respiratória potencialmente grave como a pneumonia, é uma ameaça real. Este vírus foi identificado pela primeira vez em humanos na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, tendo sido já confirmados casos em vários países. Uma vez que ainda não há registo de casos em Portugal, não estão indicadas medidas específicas de proteção. Ainda assim, a Organização Mundial da Saúde recomenda medidas de higiene, etiqueta respiratória e práticas de segurança alimentar, para reduzir a exposição e transmissão da doença, cuja consulta é recomendada e devem ser seguidas por todos. 

Estas medidas enquadram-se na Emergência de Saúde Pública Internacional declarada pela OMS, na sequência da epidemia por um novo coronavírus. Os Países aumentaram a sua vigilância para diagnosticar rapidamente possíveis novos casos de COVID-19.

Em caso de dúvida, deve acompanhar toda a informação que é disponibilizada pela Direção-Geral da Saúde. E, caso tenha alguma espécie de sintoma, deve ligar o número de emergência do Iscte.

Mais Informações

Informação DGS
Voltar ao topo