Notícias

institucional • 25 out 2018
Carta de Princípios para a Igualdade no Ensino Superior

A Carta de Princípios para a Igualdade no Ensino Superior, elaborada no âmbito do projeto SAGE – Systemic Action for Gender Equality, pode ser consultada aqui.

Objetivos do projeto e enquadramento

O projeto SAGE, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Horizonte 2020, reúne uma parceria internacional de 7 universidades e tem por objetivo implementar planos para a igualdade de género nessas instituições e desenvolver instrumentos que também possam ser úteis a outras instituições de ensino superior que prossigam o mesmo objetivo de mudança institucional. A Carta de Princípios é um desses instrumentos, recentemente adotado pelo SAGE e apresentado publicamente no X Congresso Europeu para a Igualdade de Género no Ensino Superior que decorreu em Dublin em agosto.

Tendo em vista a implementação das políticas europeias para a igualdade de género no ensino superior e na ciência, o trabalho da equipa SAGE obriga à elaboração de um diagnóstico, para cada uma das instituições, sobre a situação da igualdade de género, enquadrado nas políticas para a igualdade no ensino superior e na ciência do país envolvido, seguido da elaboração de um conjunto de medidas destinadas a colmatar as falhas identificadas na fase do diagnóstico. Esse conjunto de medidas, acompanhadas de indicadores de sucesso e do respetivo calendário de implementação, constitui o Plano para a Igualdade de Género.

O Consórcio

Coordenado por Trinity College Dublin - Trinity Center for Gender Equality and Leadership, fazem ainda parte do projeto: Queen’s University Belfast, International University of Sarajevo, Kadir Has University, Istanbul, Science Po Bordeaux, University of Brescia. O ISCTE-IUL faz parte deste consórcio com a coordenação de Lígia Amâncio, investigadora no CIS-IUL.

Voltar ao topo