Notícias

Investigação • 07 dez 2017
Especialista em tecnologia Exascale à conversa no ISCTE-IUL
Gabinete de Apoio à Investigação
Edifício Sedas Nunes, piso 2, sala 2S12
gai@iscte.pt
(+351) 210 464 171/2
10:00-18:00

A palestra ‘Advanced Computer Architecture’, agendada para 11 de dezembro no ISCTE-IUL, conta com a presença de Gabriel Loh, especialista na área de desenvolvimento de sistemas Exascale. Os desafios crescentes neste domínio científico obrigam a um olhar sobre os novos desenvolvimentos e desafios. Gabriel H. Loh procura mostrar as potencialidades das tecnologias AMD, e a forma como pode ser construído um sistema Exascale, ou seja, a base para um supercomputador.

 

MB

Maurício Breternitz, investigador da ISTAR-IUL, explica-nos quais os desafios que estão por trás de uma tecnologia desta natureza e as suas potencialidades.

Qual é o estado da arte, desafios e impacto da computação Exascale para nossas vidas diárias, competitividade económica, questões de segurança, etc.? E em pesquisas científicas?

M.B.: Há um número crescente de problemas onde as experiências são impossíveis, perigosas ou excessivamente dispendiosas, onde a computação de Exascale permitirá a solução de modelos preditivos bem mais precisos e a análise de quantidades maciças de dados, produzindo avanços quânticos em áreas de Ciência e Tecnologia. Por exemplo, a computação Exascale vai diluir as fronteiras de:

  • Adaptação a mudanças climáticas regionais, como aumento do nível do mar, seca e inundações e padrões climáticos severos;
  • Redução da pegada de carbono do setor de transporte;
  • Eficiência e segurança do setor de energia nuclear;
  • Projetos inovadores para recursos económicos de energia renovável como baterias, catalisadores e biocombustíveis;
  • Engenharia reversa do cérebro humano;
  • Design, controle e fabricação de materiais avançados;
  • Aumento da competitividade económica à medida que as empresas aceleram o desenvolvimento de novos produtos superiores e estimulam a criatividade decorrente da modelagem e simulação a uma velocidade e fidelidade sem precedentes.

 

Quais as pessoas a quem essa conversa pode ser de interesse?

M.B. Esta palestra pretende fornecer uma visão geral do estado da arte da computação em Exascale, motivada por aplicativos e descrever as atuais atividades de pesquisa e desenvolvimento que se realizam nos principais fabricantes, bem como para apresentar aos investigadores os principais desafios que ainda restam.

 

Inscrições para a sessão siga o link: goo.gl/JDnU5S

Voltar ao topo