Propinas UE (2024/2025)
3000.00 €Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Introdução à Investigação em Ciências e Tecnologias de Informação
6.0 ECTS
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Tronco Comum | 6.0 |
Modelação de Sistemas de Informação
6.0 ECTS
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Tronco Comum | 6.0 |
Sistemas Colaborativos
6.0 ECTS
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Tronco Comum | 6.0 |
Aplicações Web e Usabilidade
6.0 ECTS
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Tronco Comum | 6.0 |
Sistemas de Gestão de Bases de Dados
6.0 ECTS
|
Tronco Comum | 6.0 |
Gestão de Tecnologias de Informação e do Conhecimento
6.0 ECTS
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Especialização > Desenvolvimento de Sistemas de Informação | 6.0 |
Gestão Estratégica e Sistemas de Informação Organizacional
6.0 ECTS
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Especialização > Desenvolvimento de Sistemas de Informação | 6.0 |
Noções Básicas de Programação
6.0 ECTS
|
Especialização > Desenvolvimento de Sistemas de Informação | 6.0 |
Seminário em Desenvolvimento de Sistemas de Informação
6.0 ECTS
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Especialização > Desenvolvimento de Sistemas de Informação | 6.0 |
Informática Aplicada
6.0 ECTS
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Especialização > Desenvolvimento de Sistemas de Informação > Optativa | 6.0 |
Técnicas Quantitativas de Análise de Dados
6.0 ECTS
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Especialização > Desenvolvimento de Sistemas de Informação > Optativa | 6.0 |
Introdução à Investigação em Ciências e Tecnologias de Informação
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a:
1. Caracterizar uma investigação científica.
2. Caracterizar um pré-projecto e um projecto de investigação.
3. Identificar e caracterizar as diversas fases de um projecto.
4. Saber escolher um tema de pesquisa e delimitar um problema.
5. Identificar as principais técnicas de recolha e tratamento de dados, e interpretação de resultados.
6. Identificar os principais meios de recolha de informação e revisão de literatura.
7. Desenvolver e propor um pequeno projecto (ou pré-projecto) de investigação.
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. Introdução à investigação científica. Metodologias. Estratégias.
2. Do tema à proposta de investigação. Delimitação de um problema. Título e questão de partida. Objectivos.
3. Projecto de investigação - Estrutura, Planeamento, Fases. Metodologias quantitativas e qualitativas.
4. Variáveis. Hipóteses. Operacionalização de variáveis.
5. Técnicas de recolha de dados. Instrumentos de medida. População. Amostras.
6. Técnicas de tratamento de dados.
7. Resultados - Análise e Discussão.
8. Pesquisa de informação, revisão de literatura, enquadramento teórico, enquadramento do objecto e Bibliografia.
9. Desenvolvimento e apresentação de um pré-projecto.
10. Algumas notas sobre a estruturação de um projecto científico, de um artigo e de uma tese de mestrado.
A avaliação é feita por trabalho escrito individual (100%): cada estudante deve aplicar os conhecimentos desenvolvidos e propor um projeto científico - com um título, resumo, palavras-chave, introdução, função de pesquisa, objetivos, breve enquadramento teórico, referência à abordagem metodológica, e bibliografia essencial; o prazo para entrega deste trabalho ocorre após o final das aulas nesta UC.
Não está prevista a realização de qualquer exame final.
Title: Oliveira, L. (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL.
Swetnam, D. (2010). Writing your Dissertation (3rd ed.). Oxford: howtobooks.
Biggam, J., Succeeding With Your Master's Dissertation: A Step-by-Step Handbook, 2021, Biggam, John (2021). Succeeding With Your Master's Dissertation: A Step-by-Step Handbook (5th. ed.). London: Open University Press.,
Authors:
Reference:
Year:
Title: Davies, M. (2014). Doing a Successful Research Project (2nd. ed.). London: Palgrave Macmilan.
Dawson, C. (2015). Projects in Computing and Information Systems: A Student's Guide (3rd Ed.). London: Pearson Education Limited.
Vilelas, J. (2017). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
Carvalho, J. (2009). Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses (2ª ed.). Lisboa: Escolar Editora.
Cornford, T. & Smithson, S. (2005). Project Research in Information Systems: A Student's Guide Paperback (2nd. Ed.). London: Palgrave Macmillan.
Creswell, J. & Clark, V. (2011). Designing and Conducting Mixed Methods Research. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (2nd edition).
D'Oliveira, T. (2005). Teses e Dissertações. Lisboa: Edições RH.
Oates, B. (2005). Researching Information Systems and Computing. London: SAGE Publications Ltd.
Quivy, R. & Campenhout, L. (2008). Manual de investigação em ciências sociais (2ª ed.). Lisboa: Gradiva.
Reis, F. (2010). Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado segundo Bolonha. Lisboa: Pactor.
Stair, R., & Reynolds, G. (2017). Fundamentals of information systems. Cengage Learning.
Whitman, M. & Woszczynski, A. (2010). The Handbook of Information Systems Research (2nd. Ed.). Kennesaw: Idea Group Publishing.
Williamson, K. (2002). Research Methods for Students, Academics and Professionals - Information Management and Systems (2nd. Ed.). Wagga Wagga: Chandos Publishing.
Authors:
Reference:
Year:
Modelação de Sistemas de Informação
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a:
1. Identificar e caracterizar tipos de sistemas de informação e as fases do seu desenvolvimento;
2. Identificar e utilizar as técnicas e metodologias utilizadas na análise de sistemas de informação, nomeadamente a linguagem UML;
3. Identificar as técnicas utilizadas no desenho de sistemas de informação e utilizar o modelo relacional para fazer o desenho lógico;
4. Implementar um sistema de informação utilizando um SGBD.
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. Introdução aos Sistemas de Informação
- Noção de sistema de informação.
- Tecnologias de Informação.
- Fases do processo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação.
- Técnicas utilizadas no processo de desenvolvimento de sistemas de informação.
- Noção de modelo e sua importância no desenvolvimento de sistemas de informação.
2. Técnicas e Metodologias de Análise de Sistemas
- Recolha e especificação de requisitos.
- Modelação orientada por objectos.
3. Linguagem UML
- Análise e desenho de Bases de Dados utilizando UML (Unified Modeling Language).
4. Desenho de Sistemas de Informação
- Tipos de Bases de Dados e de SGBD (Sistemas de Gestão de Bases de Dados).
- Modelos Lógicos.
5. Modelo Relacional
- Conceitos e regras de integridade.
- Transposição do diagrama de classes para o esquema relacional.
6. Implementação de sistemas de informação
- Desenvolvimento de bases de dados utilizando um SGBD.
Avaliação Contínua:
- Teste escrito individual (60%) - teste teórico/prático individual sem consulta;
- Trabalho prático (40%) - trabalho em grupo.
A média ponderada das notas dos elementos de avaliação (não inferior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação) constituirá a nota final deste regime.
Exame Final:
Os alunos vão a exame final caso tenham optado por este regime ou não tenham obtido nota positiva na avaliação contínua.
Title: - Alturas, Bráulio (2013). Introdução aos Sistemas de informação Organizacionais, Edições Sílabo, ISBN: 978-972-618-740-0.
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Schneider, Geri & Winters, Jason P. (2001). Applying Use Cases: a Practical Guide, 2nd Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-020-170-853-0.
- Ramos, Pedro Nogueira (2012). Desenhar Bases de Dados com UML, 2ª Edição, Edições Sílabo, 978-972-618-474-4.
- Pereira, José Luís (1998). Tecnologias de Bases de Dados, 3ª Edição, FCA Editora, ISBN 978-972-722-143-1.
- O'Neill, Henrique; Nunes, Mauro & Ramos, Pedro (2010). Exercícios de UML, FCA Editora, 978-972-722-616-0.
- Nunes, Mauro & O'Neill, Henrique (2004). Fundamental de UML, 7ª Edição, FCA Editora, ISBN 978-972-722-481-4.
- McNurlin, Barbara; Sprague Jr., Ralph & Bui, Tung (2009). Information Systems Management, 8th Edition, Prentice Hall, ISBN 978-013-243-715-8.
- Laudon, Kenneth & Laudon, Jane (2009). Management Information Systems, 11th Edition, Prentice Hall, ISBN 978-013-607-846-3.
- Fowler, Martin (2004). UML Distilled: A Brief Guide to the Standard Object Modeling Language, 3rd Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-032-119-368-1.
- Date, Christopher J. (2004). An introduction to Database Systems, 8th Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-032-119-784-9.
- Booch, Grady; Rumbaugh, James & Jacobson, Ivar (2005). The Unified Modeling Language User Guide, 2nd Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-032-126-797-9.
Authors:
Reference:
Year:
Sistemas Colaborativos
O Aluno deverá ficar apto a:
1) Perceber o enquadramento teórico dos sistemas de apoio a grupos.
2) Saber modelar processos organizacionais.
3) Ter sensibilidade para utilização de sistemas colaborativos.
4) Saber parametrizar sistemas colaborativos.
5) Perceber utilizações de sistemas colaborativos.
- Conceitos de Groupware
- Sistemas de apoio a coordenação e modelação de processos organizacionais
- Sistemas de apoio a cooperação e sistemas de apoio à decisão em grupo
- Novas perspectivas no âmbito dos sistemas colaborativos nas Empresas
Avaliação Periódica:
- Teste individual (50%) - Teste escrito, intercalar, sem consulta, previsto como presencial. Obrigatório, com nota mínima de 8 (em 20).
- Trabalho prático em grupo (50%) - Obrigatório, sem nota mínima.
Exame Final (100%):
- Exame escrito individual, sem consulta, com toda a matéria.
Realiza exame final - na época 1, 2 ou especial (segundo as regras pedagógicas) - quem não tenha concluído a avaliação periódica com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).
Title: Douglas, T., Gordon, H., Mike , & Webber, M. (2020). ?Working Remotely: Secrets to Success for Employees on Distributed Teams?. N. Y.: Barrons Educational Series. ISBN: 9781506254333
Pimentel, M., & Fuks, H. (2012). ?Sistemas Colaborativos?. São Paulo: Campus. ISBN: 9788535246698
Authors:
Reference:
Year:
Title: Fried, J., & Hansson, D. (2013). ?Remote: Office Not Required?. Random House Audio. ISBN: 0804148996
Junior, R., Branco, R., & Leite, D. (2016). ?Gestão colaborativa de projetos: A combinação de Design Thinking e ferramentas práticas para gerenciar seus projetos?. São Paulo: Saraiva. ISBN: 9788547207861
DuRocher, D. (2021). “HTML and CSS QuickStart Guide: The Simplified Beginners Guide to Developing a Strong Coding Foundation, Building Responsive Websites, and Mastering ... Web Design”. QuickStart Guides™ - Technology, ClydeBank Media LLC. ISBN: 9781636100005
Sutherland, L. et al. (2018). “Work Together Anywhere: A Handbook on Working Remotely – Successfully - for Individuals, Teams, and Managers. London: Collaboration Superpowers. ISBN: 9789082854121
Authors:
Reference:
Year:
Aplicações Web e Usabilidade
O estudante deverá:
1) Compreender a arquitetura web;
2) Identificar as tecnologias utilizadas para desenvolver aplicações web;
3) Desenhar aplicações web;
4) Configurar e aceder a base de dados MySQL;
5) Compreender e aplicar as estruturas comuns de dados utilizados no PHP e compreender como PHP interagem com MySQL e HTML;
6) Desenvolver aplicações web com integração de base de dados e visualização de dados;
7) Compreender e saber aplicar os métodos e técnicas de usabilidade.
8) Compreender e saber aplicar testes de avaliação de usabilidade.
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
- Noções de Web
- Cliente Web
- Servidor Web
- Criação de Aplicação Web
- Noções de Usabilidade
- Métodos e Técnicas de avaliação de Usabilidade.
Avaliação Periódica:
- Teste prático* (50%) - prova prática individual - para avaliação dos conhecimentos sobre a primeira parte de matéria - a realizar a meio do período de aulas.
- Teste teórico-prático* (50%) - teste escrito individual e sem consulta - com toda a matéria, mas com maior incidência na avaliação de conhecimentos relativa à segunda parte da matéria -, a realizar na última semana de aulas, e tendo a nota mínima de 7 valores (em 20).
Avaliação por Exame:
O exame final é um teste escrito individual, sem consulta e com toda a matéria.
Os alunos vão a exame final caso optem por este método de avaliação, ou não tenham obtido uma média positiva (pelo menos 10 em 20), e pelo menos 7 no teste teórico-prático, na avaliação periódica.
Nota * Ambos os testes (na avaliação periódica) podem ser realizados online, via e-learning e apoio por zoom.
Title: - Portela, F., & Queirós, R. (2018). Introdução ao Desenvolvimento Moderno Para a Web. Lisboa: FCA.
- Remoaldo, P. (2011). CSS3. Lisboa: FCA.
- Król, K. (2019). WordPress 5 Complete : Build beautiful and feature-rich websites from scratch, 7th Edition.
- Gonçalves, D., Fonseca, M., & Campos P. (2012). Introdução ao Design de Interfaces. Lisboa: FCA.
- Barker, D. (2016). Web Content Management: Systems, Features and Best Practices. O?Reilly.
- Abreu, L. (2013). JavaScript. Lisboa: FCA.
- Abreu, L. (2015). HTML5. Lisboa: FCA.
Authors:
Reference:
Year:
Title: MacDonald, M. (2012). WordPress: The Missing Manual. O?Reilly
Livros :
- Outros relevantes no contexto da UC.
- https://wordpress.org/support/article/first-steps-with-wordpress-b/
- https://www.interaction-design.org/literature/topics/usability
- https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/HTTP
- https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/JavaScript
- https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/CSS
- https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/HTML
- https://www.php.net/manual/en/
Tutoriais Disponíveis na Internet :
Authors:
Reference:
Year:
Sistemas de Gestão de Bases de Dados
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a:
1. Usar o modelo relacional para desenhar bases de dados;
2. Desenvolver bases de dados relacionais utilizando um SGBD relacional;
3. Utilizar a linguagem SQL num SGBD relacional.
1. Modelo Relacional e Álgebra Relacional;
2. Introdução aos SGBD Relacionais (desenho de tabelas, consultas, formulários, macros e relatórios);
3. Introdução à Linguagem SQL (Structured Query Language);
4. Introdução ao VBA;
5. Concorrência e Transações
6. Introdução aos SGBD open source.
Avaliação Periódica:
- Trabalho prático (50%) - trabalho em grupo, a entregar durante o período letivo;
- Teste escrito individual (50%) - teste teórico/prático individual sem consulta, a realizar na época normal de avaliações.
A média ponderada das notas dos elementos de avaliação (não inferior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação) constituirá a nota final deste regime.
Exame Final:
Os alunos vão a exame final caso tenham optado por este regime ou não tenham obtido nota positiva na avaliação contínua. O Exame inclui uma parte esctrita (70%) e uma parte prática em computador (30%) .
Title: - Pereira, José Luís (1998). Tecnologias de Bases de Dados, 3ª Edição, FCA Editora, ISBN 978-972-722-143-1.
- Damas, Luís (2017). SQL, 14ª Edição, FCA Editora, ISBN 978-972-722-829-4.
- Alturas, Bráulio (2022). Introdução aos Sistemas de informação Organizacionais, 2ª Edição, Edições Sílabo, ISBN 978-989-561-265-9.
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Ullman, Jeffrey D. & Widom, Jennifer (2007). A First Course in Database Systems, 3rd Edition, Prentice Hall, ISBN 978-013-600-637-4.
- Silberschatz, Avi; Korth, Henry F. & Sudarshan, S. (2010). Database System Concepts, 6th Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-007-352-332-3.
- Ramakrishnan, Raghu & Gehrke, Johannes (2002). Database Management Systems, 3rd Edition, McGraw-Hill, ISBN 978-007-246-563-1.
- Neves, Jorge (2011). Fundamental do Access 2010, FCA Editora, ISBN 978-972-722-719-8.
- McNurlin, Barbara; Sprague Jr., Ralph & Bui, Tung (2009). Information Systems Management, 8th Edition, Prentice Hall, ISBN 978-013-243-715-8.
- Magalhães, Alberto (2013). SQL Server 2012: Curso Completo, FCA Editora, ISBN 978-972-722-746-4.
- Loureiro, Henrique (2004). Curso Avançado de Programação em Access com VBA, FCA Editora, ISBN 978-972-722-426-5.
- Laudon, Kenneth & Laudon, Jane (2009). Management Information Systems, 11th Edition, Prentice Hall, ISBN 978-013-607-846-3.
- Elmasri, Ramez & Navathe, Shamkant (2010). Fundamentals of Database Systems, 6th Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-013-608-620-8.
- Date, Christopher J. (2003). An introduction to Database Systems, 8th Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-032-119-784-9.
- Caldeira, Carlos Pampulim (2011). A Arte das Bases de Dados, Edições Sílabo, ISBN 978-972-618-627-4.
Authors:
Reference:
Year:
Gestão de Tecnologias de Informação e do Conhecimento
OA1. Perceber a problemática da transformação digital nas organizações;
OA2. Conhecer modelos de orientação da transformação digital;
OA3. Conhecer modelos, métodos e tecnologias selecionadas no ciclo de transformação digital;
OA4. Posicionar Blockchain, Gestão de Conhecimento (KM), Modelação de Processos de Negócio (BPM), ITIL como facilitadores de transformação digital.
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
CP1. Transformação Digital (príncipios e modelos)
CP2. DT Cases
CP3. Gestão do Conhecimento (KM): conceitos e dimensões essenciais;
CP4. Gestão de Processos de Negócio e Modelação: BPMN;
CP5. Gestão de Serviços de SI/TI: framework ITIL;
CP6. Blockchain
Avaliação Contínua:
- Trabalho em grupo (40%) escrito + apresentação oral;
- Teste escrito individual (50%) - final do semestre;
- Participação (10%).
Nota final : média ponderada destas notas (>=8 valores em cada elemento de avaliação)
(bónus por realização de cursos online - MOOC - relacionados com os temas da UC)
Exame Final:
Os alunos pode, realizar exame final caso tenham optado por este regime ou não tenham obtido nota positiva na avaliação contínua.
Title: (4) Impact from Digital Transformation - EIT Digital
(3) Digital Transformation - Indian School of Business;
(2) Digital Business Models - Lund Univ;
(1) Digital Transformation - Univ of Virginia;
Coursera:
(free) cases on Digital Transformation
Henriques, Telmo. (2019). Gestão de Sistemas de Informação: frameworks, modelos e processos. FCA Editora, Lisboa
Dumas, M., La Rosa, M. , Mendling, J. and Reijers, H.A. (2018). Fundamentals of Business Process Management, 2nd Edition. Springer.
Becerra-Fernandez, I, and Sabherwal, R. (2015). Knowledge Management Systems and Processes, 2nd Edition. Routledge. USA
Rogers, D. L. (2016) The Digital Transformation Playbook, Columbia Business School Publishing, 2016
Authors:
Reference:
Year:
Title: Online free MOOC - Blockchain (101Blockchains)
The Stationery Office. (2007). ITIL Service Strategy | Design | Transition | Operation | Continuous Service Improvement . The Stationery Office. Norwich, UK.
The Stationery Office. (2012). An Introductory Overview of ITIL 2011. The Stationery Office. Norwich, UK.
Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1995). The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation, OUP USA.
Laudon, K. and Laudon, J. (2016). Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 16th edition. Pearson Education Limited. London
IIBA. (2009). A guide to the business analysis body of knowledge, version2.0. International Institute of Business Analysis. Toronto, Canada.
Westerman, G., Bonnet, D., McAfee A (2014) Leading digital : turning technology into business transformation , Harvard Business Review Press
Authors:
Reference:
Year:
Gestão Estratégica e Sistemas de Informação Organizacional
O Aluno deverá ficar apto a:
- Identificar e caracterizar tipos de sistemas de informação e as fases do seu desenvolvimento;
- Realizar o planeamento estratégico de sistemas de informação.
1.Introdução aos Sistemas de Informação Organizacionais.
2.Planeamento Estratégico de Sistemas de Informação
Avaliação Contínua
-Teste escrito individual(60%)teste teórico/prático individual sem consulta
-Trabalho prático(40%)trabalho em grupo com discussão com o docente
A média ponderada das notas dos elementos de avaliação (não inferior a 8 valores em cada elemento de avaliação) constituirá a nota final deste regime,que,sendo maior ou igual a 10 valores, dispensará o aluno de exame final.
Exame Final:
-Prova escrita(100%)teste teórico prático individual sem consulta,com nota mínima de 8 val
Title: -Laudon, Kenneth & Laudon, Jane (2007). Management Information Systems, 10th Edition, Prentice Hall.
Authors:
Reference:
Year:
Title: -McNurlin, Barbara & Sprague Jr., Ralph (2006). Information Systems Management in Practice, 7th Edition, Prentice Hall.
Authors:
Reference:
Year:
Noções Básicas de Programação
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a:
1. Criar algoritmos para resolver problemas simples.
2. Manipular tipos de dados (tipos primitivos, vectores, matrizes, cadeias de caracteres).
3. Usar instruções de selecção.
4. Usar instruções de iteração (ciclos).
5. Desenvolver funções e procedimentos.
6. Aplicar os conceitos de classe e objecto, e desenvolver classes de objectos.
7. Usar a decomposição funcional na resolução de problemas em programação.
8. Desenvolver pequenos programas utilizando um ambiente de desenvolvimento integrado (incluindo depurador).
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. O computador como máquina programável.
2. Noção de Algoritmo e modos de representar um algoritmo.
3. Tipos de dados primitivos.
4. Variáveis e expressões.
5. Instruções de selecção.
6. Instruções de iteração (ciclos).
7. Matrizes e String.
8. Métodos: funções e procedimentos.
9. Classes de objectos.
10. Abordagem de problemas em programação.
Avaliação Periódica:
- Teste prático* (50%) - prova prática individual - para avaliação dos conhecimentos em programação procedimental/funcional - a realizar a meio do período de aulas.
- Teste teórico-prático* (50%) - teste escrito individual e sem consulta com toda a matéria, mas com maior incidência na avaliação de conhecimentos em programação orientada para objectos, a realizar na última semana de aulas, e tendo a nota mínima de 7 valores (em 20).
Avaliação por Exame:
O exame final é um teste escrito individual, sem consulta e com toda a matéria.
Os alunos vão a exame final caso optem por este método de avaliação, não tenham assistido a pelo menos 50% das aulas, ou não tenham obtido uma média positiva (pelo menos 10 em 20), e pelo menos 7 no teste teórico-prático, na avaliação periódica.
Nota * Ambos os testes (na avaliação periódica) podem ser realizados online, via e-learning e apoio por zoom.
Title: - Aulas, apontamentos, exemplos e exercícios práticos disponibilizados na plataforma de e-learning.
- Mendes, António e Marcelino, Maria (2012). Fundamentos de Programação em Java (4ª ed.). Lisboa: FCA. ISBN 978-972-722-637-5
- Liang, Daniel (2018). Introduction to Java, Comprehensive Version: International Edition (10th ed.). London: Prentice Hall / Pearson Education. ISBN-10: 0-27-3771388 ISBN-13: 978-0273771388
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Apontamentos, exercícios e manuais disponibilizados na plataforma de e-learning.
- Tutoriais de Java disponíveis online.
ISBN: 972-592-179-8
- Neto, João (2014). Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados (3ª ed.). Lisboa: Escolar Editora.
- Jesus, Carla (2013). Curso Prático de Java. Lisboa: FCA. ISBN 978-972-722-750-1
- Hubbard, John (2002). Programação em Java. Lisboa: McGraw-Hill. ISBN 972-773-141-4
- Eckel, Bruce (2007). Thinking in Java (4th ed.). London: Prentice Hall. ISBN: 0-13-187248-6
Authors:
Reference:
Year:
Seminário em Desenvolvimento de Sistemas de Informação
OA1. Conhecer as problemáticas das organizações na utilização das tecnologias de informação como fator de diferenciação, modernidade e competitividade no mundo digital.
OA2. Discutir a utilização dos sistemas de informação na transformação digital e saber identificar os respectivos benefícios e riscos da sua aplicação.
OA3. Conhecer os desafios e princípios de desenvolvimento acelerado, suportados em ferramentas de ?low-code / no-code platform?.
OA4. Identificar os conceitos de DevOps, práticas e processos que visam acelerar e automatizar aspectos dos processos de desenvolvimento, testes e lançamento de software.
OA5. Saber como desenvolver aplicações com suporte a ferramentas de ?low-code / no-code platform?, tais como o Power Apps, PowerBI, Outsystem ou Wordpress.
OA6. Programar uma solução informática
sobre uma determinada temática numa ferramenta de ?low-code / no-code platform?.
OA7. Apresentação e defesa de uma aplicação desenvolvida em ?low-code / no-code platform?.
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. Visão global dos principais problemas das organizações e das tecnologias disruptivas.
2. Noções sobre as tendências tecnológicas e os desafios das organização nos processos da transformação digital.
3. Reflexão sobre os desafios de desenvolvimento acelerado suportado em ferramentas de ?low-code / no code platform?.
4. Aspectos importantes sobre as práticas e os processos principais de DevOps.
5. Orientação sobre os métodos a adotar no desenvolvimento acelerado de software ?low-code / no-code platform?.
6. Desenvolvimento de uma solução de aplicação ou sistema de informação com software ?low-code / no code platform?.
7. Apresentação e discussão da solução informática implementada com com software ?low-code / no-code platform?.
Avaliação Periódica:
Projecto individual constituído por dois componentes: 1) Desenvolvimento de uma solução informática para a web com software ?low-code / no code platform? (60%);
2) Relatório técnico com apresentação e descrição dos objetivos das funções da solução informática implementada (40%).
Nesta unidade curricular de seminário a avaliação é somente por projecto. Não há avaliação por exame.
Title: Talesra, K., & Nagaraja, G. S. (2021). Low-Code Platform for Application Development. International Journal of Applied Engineering Research, 16(5), 346-351.
Prakash, P. S. (2022). Introduction: Microsoft Power Apps. In Power Platform and Dynamics 365 CE for Absolute Beginners (pp. 1-27). Apress, Berkeley, CA.
Portela, F., & Queirós, R. (2018). Introdução ao Desenvolvimento Moderno Para a Web. Lisboa: FCA.
Barker, D. (2016). Web Content Management: Systems, Features and Best Practices. O?Reilly.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Vial, G. (2021). Understanding digital transformation: A review and a research agenda. Managing Digital Transformation, 13-66.
Souli, A., Hellal, A., Bashour, R., & Kharaz, A. (2015). Impact of loads on power flow in power systems using PowerApps and ETAP. Przegl?d Elektrotechniczny, 91(7), 120-123.
Shahi, C., & Sinha, M. (2020). Digital transformation: challenges faced by organizations and their potential solutions. International Journal of Innovation Science.
Rogers, D. L. (2017). Digital transformation. Practical guide. Moscow: publishing group? Tochka.
Ribeiro, C. S. (2022). Desenvolvimento de Soluções com Integração dos serviços da Microsoft Power Platform (Doctoral Thesis).
Ravera, C. (2021). Digitalization of KPI evaluation with the Microsoft Power Platforms: case study in Tetra Pak.
Pereira, A., & Poupa, C. (2018). Linguagens Web (5ª ed.). Lisboa: FCA.
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Laudon, C., & Laudon, J. (2019). Management Information Systems: Managing the Digital Firm - Global Edition (16th Edition). London: Pearson.
Loukides, M. (2012). What is DevOps?. " O'Reilly Media, Inc.".
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Year:
Informática Aplicada
Com esta unidade curricular os estudantes deverão ficar aptos a:
1. Descrever as variáveis e as fórmulas necessárias para construir um modelo de cálculo ou modelo empresarial;
2. Utilizar funcionalidades básicas de uma folha de cálculo;
3. Utilizar funções para construção de modelos em folha de cálculo;
4. Construir modelos avançados aplicados à gestão e economia em folha de cálculo;
5. Automatizar procedimentos com a utilização de VBA.
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. Introdução e desenvolvimento de folhas de cálculo
2. Construção de modelos em folhas de cálculo
3. Bases de dados, extração e pesquisa de Informação, importação
4. Introdução ao Visual Basic for Applications
Avaliação Periódica:
- Trabalho de grupo (50%) - Projeto realizado em grupo.
- Teste individual (50%) - Teste escrito, previsto para ser não presencial, via e learning e apoio por Zoom. Este teste terá a nota mínima de 7 valores (em 20).
Exame Final:
Exame escrito individual, sem consulta, e que engloba toda a matéria. Realiza exame final quem não tenha feito ambas as avaliações previstas, ou não tenha obtido uma média superior ou igual a 10 (em 20), no conjunto das duas avaliações.
Title: - Peres, Paula (2014). Excel Avançado (3ª Edição). Lisboa: Sílabo.
- Martins, António (2017). Excel Aplicado à Gestão (4ª Edição). Lisboa: Sílabo.
- Walkenbach, John (2015). Excel 2016 Bible - The Comprehensive Tutorial Resource. Indianapolis: John Wiley & Sons.
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Rodrigues, Luís (2016). Utilização do Excel para Economia & Gestão. Lisboa: FCA.
- Price, Michael, & McGrath, Mike (2016). Excel 2016 in easy steps. Warwickshire: In Easy Steps Limited.
- Monk, Ellen, Brady, Joseph, & Cook, Gerard (2012). Problem-Solving Cases in Microsoft Access and Excel (11th ed.). Boston: Cengage Learning.
- Laudon, Kenneth, & Laudon, Jane (1999). Management Information Systems: Organization and Technology in the Networked Enterprise (6th ed.). Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall.
- Harvey, Greg (2016). Excel 2016 All-in-One for Dummies. New Jersey: John Wiley & Sons.
- Barlow, John (2005). Excel Models for Business and Operations Management (2nd Ed.). New Jersey: John Wiley & Sons.
- Laudon, Kenneth, & Laudon, Jane (2014). Essentials of Management Information Systems (11th ed.). London, New York: Pearson.
Authors:
Reference:
Year:
Técnicas Quantitativas de Análise de Dados
OA1. Rever os principais conceitos de estatística descritiva.
OA2. Aplicar as principais técnicas de inferência estatística.
OA3. Utilizar técnicas estatísticas de análise multivariada.
OA4. Utilizar o software IBM SPSS Statistics para realizar análises estatísticas.
OA5. Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita de trabalho realizado no âmbito da análise quantitativa de dados.
P1. Estatística descritiva com o IBM SPSS Statistics: revisões.
P2. Tópicos sobre a importância da inferência estatística na tomada de decisão.
P3. Técnicas descritivas de dados multivariados.
P4. Técnicas preditivas de dados multivariados para regressão.
P5. Aplicações no IBM SPSS Statistics.
Regime de avaliação pode ser feita em avaliação periódica ou por exame.
A avaliação periódica inclui a realização de:
a) Um teste com ponderação de 60% na nota final
b) Um trabalho de grupo com ponderação de 40%
A aprovação em avaliação periódica obriga à obtenção de nota mínima de 7,5 valores no teste individual e de 10 valores no trabalho de grupo.
A avaliação por exame inclui a realização de um teste escrito com peso de 100%.
Title: - Larose, D. & Larose, C. (2015). Data Mining and Predictive Analytics (Wiley Series on Methods and Applications in Data Mining), 2nd Edition, Wiley.
- Laureano, Raul & Maria do Carmo Botelho (2017). IBM SPSS Statistics: O Meu Manual de Consulta Rápida, 3ª Edição, Edições Sílabo.
- Laureano, Raul M. S. (2013). Testes de Hipóteses com o SPSS: O meu Manual de Consulta Rápida, 2ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo.
- Hair, J., Black, W., Babin, B. & Anderson, R. (2010). Multivariate Data Analysis, 7rd ed., Upper Saddle River: Pearson.
- Folhas de apoio às aulas elaboradas pelo docente.
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Santos, M. & Ramos, I. (2009). Business Intelligence: Tecnologias da Informação na Gestão de Conhecimento, 2ª Edição, FCA.
- Maroco, João (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics 25, 7ª Edição, Report Number.
- Field, A. (2009). Discovering Statistics Using SPSS, 3rd ed., London: Sage Publications.
- Doane, David P. & Seward, Lori E. (2008). Estatística Aplicada à Administração e à Economia, McGraw-Hill.
- Bowden, J. (2004). Writing a Report: How to Prepare, Write and Present Effective Reports, 7th Ed., UK: How To Books.
Authors:
Reference:
Year: