Licenciatura

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
1 Anos
06 jul 2022
Registo DGES
Registo inicial
Registo de alteração
Contactos
Leccionado em Português

Com a crescente transformação digital e a dependência de tecnologias de informação e comunicação, as organizações viram aumentar a sua exposição a novas ameaças de segurança que podem comprometer a sua própria operação. Este é um cenário que levanta enormes desafios que requerem uma resposta adequada.

Os diplomados deste curso ficam habilitados para lidar com estes desafios e estão preparados para identificar e avaliar riscos, vulnerabilidades e ameaças de cibersegurança, sendo capazes de planear, implementar, gerir e manter a segurança de sistemas de informação e de redes de comunicação. Serão ainda dotados de conhecimentos e competências na implementação e realização de operações de monitorização contínua e de deteção de ameaças de cibersegurança, investigação e reporte de incidentes e em mecanismos criptográficos para proteção da informação.

Sendo a cibersegurança uma área multidisciplinar, o programa curricular beneficia da contribuição de diversas áreas de conhecimento (segurança de dados, componentes, software e aplicações, redes, sistemas, pessoas, organizações e sociedade), permitindo que os estudantes adquiram uma formação integrada.


Esta licenciatura funcionará nas instalações do Iscte em Sintra, a partir de Setembro de 2022. Para mais informações ver aqui.

Mensagem do(s) diretor(es)

Os desafios de cibersegurança são cada vez maiores. A acelerada transformação digital e a dependência de tecnologias de informação e comunicação, fazem com que as organizações estejam cada vez mais expostas a ameaças que colocam em causa os seus ativos.

A cibersegurança, nas suas diferentes dimensões, deve ser uma preocupação central da sociedade moderna. Um ambiente seguro é fundamental para estabelecer e desenvolver qualquer atividade económica ou social.

Para isso, e de acordo com as principais recomendações internacionais a nível de cibersegurança, as organizações devem desenvolver as seguintes capacidades:

  • Identificação – Desenvolvimento de um entendimento organizacional capacitado para a gestão do risco de cibersegurança para sistemas, pessoas, bens, dados e capacidades.
  • Proteção – Desenvolvimento e implementação de salvaguardas apropriadas para assegurar a prestação de serviços críticos.
  • Deteção – Desenvolvimento e implementação de atividades de identificação da ocorrência de eventos de cibersegurança.
  • Resposta – Desenvolvimento e implementação de atividades apropriadas para tomar medidas relativamente a incidentes de cibersegurança.
  • Recuperação – Desenvolvimento e implementação de atividades apropriadas para manter planos de resiliência e restaurar quaisquer capacidades ou serviços que foram prejudicados devido a incidentes de cibersegurança.

Ao longo desta desafiante e atual licenciatura os alunos irão desenvolver as competências necessárias para que no futuro possam ajudar as organizações no planeamento, desenvolvimento e operação das capacidades de cibersegurança referidas anteriormente.

Torna-te num profissional de cibersegurança e ajuda na construção de um futuro digital mais seguro.

Esperamos por ti.




Informações Gerais

Duração
3 anos
Língua
Português
ECTS
180
Vagas
23
Horário
Diurno
Provas de ingresso
Um dos seguintes conjuntos: Matemática A (19) OU Matemática A (19) e Física e Química (07) OU Matemática A (19) e Português (18)
** Informação para o ano letivo de 2021/2022
Contactos
Voltar ao topo