Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
02 jun 2021
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 188/2021 de 24-06-2021
Registo de alteração
Contactos
Candidatar
Leccionado em Português

As valências ao nível do corpo docente garantem uma formação especializada num domínio inter e transdisciplinar, inédito na formação de 2º ciclo com enfoque na Arquitectura  e na Cultura Visual em Lisboa.


Paulo Batista


Maria João Vaz


Sofia Macedo


Rosália Guerreiro


Filipe Reis



Corpo Docente para (2022/2023)

Desenho da Pesquisa | Lisboa: Rupturas e Continuidades
Paula André é doutorada em Arquitectura pelo ISCTE-IUL e mestre em História da Arte pela FCSH-UNL. Professora do Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL; coordenadora da Área Cientifica de Teoria e História da Arquitectura e Urbanismo; docente no Mestrado Integrado em Arquitectura, no Doutoramento em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos, e no Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura. Membro da Comissão Cientifica do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território - DINÂMIA’CET-IUL, e investigadora integrada tendo coordenado a Linha Temática “Imagens das Realizações Materiais” do Projecto FCT “Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)” – PTDC/CPC-HAT/4533/2014. Coordena o “Laboratório Colaborativo Dinâmicas Urbanas, Património, Artes. Seminário de Investigação, Ensino e Difusão” em parceria com Paulo Simões Rodrigues e Sofia Aleixo (Universidade de Évora), Paula Ribeiro Lobo (Universidade Nova de Lisboa), Miguel Reimão Costa (Universidade do Algarve), Lúcia Rosas e Maria Leonor Botelho (Universidade do Porto), María Teresa Perez Cano (Universidad de Sevilla), Rodrigo de Faria (Universidade de Brasília), Sérgio Proença (Universidade de Lisboa), Raimundo Bambó (Universidad de Zaragoza), Ana Esteban Maluenda (Universidad Politecnica de Madrid), Alexandre Nobre Pais (Museu Nacional do Azulejo), João Branco Pedro (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) e Adriano Tomitão Canas (Universidade Federal de Uberlândia). Membro do Comité Editorial da Revista "Cidades, Comunidades e Territórios" editada pelo DINÂMIA’CET-IUL e da Revista “ARA”, editada pelo Grupo Museu/Patrimônio da Faculdade de Arquitectura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Investigadora colaboradora do Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora - CHAIA-EU. Membro da Asociación de Historiadores de la Arquitectura y el Urbanismo (AhAU). Realiza investigação no grupo "Cidades e Territórios" do DINÂMIA’CET-IUL centrada nas áreas: Teoria e História da Arquitectura e do Urbanismo; Dinâmicas Urbanas e Politicas da Cidade (Lisboa); História da Arte e Cultura Visual; Obras Públicas e Cultura Popular; Fotografia e Património.
Geografia e Paisagem
Professora Auxiliar do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE e investigadora integrada do CRIA. Licenciatura em Planeamento Regional e Urbano, pela Universidade de Aveiro (1994), Mestrado em Desenho Urbano (2002) e Doutoramento em Arquitetura e Urbanismo (2011), pelo ISCTE. Possui ainda diversas qualificações e competências técnicas no âmbito dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Sintaxe Espacial e Formação de Formadores Online. Colaborou em vários gabinetes arquitectura, nomeadamente na elaboração de Projectos Urbanos e Planos Municipais de Ordenamento do Território (1992 - 2000). Leciona nas áreas da Geografia, Cartografia Digital e Urbanismo. Participou em diversos projetos de investigação e é autora de vários artigos científicos. Os principais interesses de investigação são: Humanidades Espaciais-Digitais, Ordenamento Urbano e da Paisagem, Espaço Público e Lugar, Comportamento Ambiental e Percepção, Sintaxe Espacial e SIG, Conforto Bioclimático, Acessibilidade Pedonal e Ciclável.
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo