A Pós Graduação “Estudos da Deficiência e Direitos Humanos” visa a preparação e capacitação dos profissionais técnicos do setor, licenciados que pretendam profissionalizar-se na área e dirigentes de organismos públicos, autarquias e instituições de solidariedade social, para a transição para um modelo centrado na ótica da promoção da participação e dos direitos humanos das pessoas com deficiência.
O curso constitui-se como a primeira Pós graduação em Portugal acessível para pessoas surdas e com outras incapacidades, pretendendo-se com isso dar um sinal claro da lógica inclusiva do mesmo.
O Iscte está assim empenhado em desenvolver uma oferta formativa de alto nível apostada em dotar os estudantes de conhecimento, competências e aptidões que lhes permitam fazer a diferença nesta área de intervenção.
Encontra-se em fase de aprovação pela A3ES um mestrado em “Estudos da Deficiência e Direitos Humanos” que confere equivalência ao primeiro ano curricular aos estudantes que tenham concluído a Pós-Graduação e que pretendam transitar diretamente para o segundo ano do referido mestrado. Neste caso, os alunos encontram-se isentos do pagamento da propina referente ao primeiro ano letivo do mestrado.
Os alunos com deficiência, elegíveis para bolsas de estudo para frequência do ensino superior ao abrigo Despacho n.º 8584/2017, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, poderão, caso o entendam, apresentar a sua candidatura junto dos serviços do Iscte.
Informações Gerais