Doutoramento

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 anos Anos
27 mai 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 69/2019
Registo de alteração
03 out 2019
Contactos

Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES)

Gestão de Doutoramentos
 Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 2W6d
doutoramentos.cies@iscte.pt
(+351) 210 464 195
2.ª f - 6ª f, 10:00 - 13:00 / 14:30 - 18:00

Candidatar
Leccionado em Português

O corpo docente e de conferencistas integra académicos e especialistas portugueses e estrangeiros. A equipa que garante a coordenação das atividades e a lecionação das cadeiras obrigatórias integra professores de várias Escolas e Departamentos do ISCTE e professores visitantes.

São membros da equipa docente e orientadores:

 

·         Luís Capucha (Diretor)

·         Álvaro Rosa

·         Francisco Nunes

·         Helena Carvalho

·         João Salis Gomes

·         João Sebastião

·         Luís Dias Martins

·         Maria de Lurdes Rodrigues

·         Maria Luísa Veloso

·         Patrícia Durães Ávila

·         Ricardo Borges Rodrigues

·         Susana da Cruz Martins

·         Teresa Patrício

·         Teresa Seabra

lista provisória

 

Para além dos membros da equipa docente, participam ainda nas atividades de investigação e de orientação de teses os restantes investigadores doutorados do CIES (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia) com trabalhos realizados na área das políticas públicas e da educação.

  

Corpo Docente para (2020/2021)

Temas Atuais das Políticas de Administração e Gestão Escolar
Sociólogo, professor associado e atual Diretor do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, desde 1987. Membro do Conselho Nacional de Educação. Foi diretor da Revista Sociologia, Problemas e Práticas. Os principais temas de pesquisa são as políticas de luta contra a pobreza e a exclusão social, as políticas sociais, as políticas de educação e de formação, as culturas populares, a reabilitação de pessoas com deficiência e as metodologias de planeamento e avaliação. É autor de livros, capítulos de livros e artigos de revista e outros títulos (mais de uma centena e meia) publicados em Portugal, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália, Brasil, Mauritânia, Bélgica e Angola. Apresentou comunicações e Conferências em cerca de duzentos encontros científicos em Portugal e no estrangeiro. Foi Director-Geral do Departamento de Estudos, Prospetiva e Planeamento do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social (1998-2001), Director-Geral da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação (2006-2008) e Presidente da Agência Nacional para a Qualificação (2008-2011). Foi membro do Comité de Emprego da União Europeia. É um colaborador ativo de associações diversas, de caráter social, profissional e local.
Pesquisas Exemplares em Políticas de Administração e Gestão Escolar | Teorias e Metodologias de Planeamento e Avaliação em Educação
Domingos Fernandes é Professor Catedrático no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do Instituto Universitário de Lisboa-ISCTE e investigador senior e integrado da Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Educação e Formação. Ao longo de 17 anos foi coordenador de programas de Mestrado e de Doutoramento na especialidade de Avaliação em Educação na Universidade de Lisboa. Os seus principais interesses nos domínios da investigação e do ensino são a Avaliação de Políticas Públicas de Educação (Programas e Projetos), as Políticas de Formação de Professores e Políticas Curriculares, a Teoria da Avaliação e as Políticas e Práticas de Avaliação Pedagógica. Tem sido professor visitante numa diversidade de universidades internacionais tais como a Texas A&M University, nos Estados Unidos, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), no Brasil, e a Universidade de La Salle, na Colômbia. Tem igualmente sido investigador principal e coordenador de vários projetos de investigação e de avaliação, nacionais e internacionais, financiados no âmbito de concursos públicos, abertos e competitivos e de contratos de prestação de serviços. É autor de cerca de 200 publicações. Nos últimos três anos coordenou os seguintes projetos de investigação:  Políticas educativas e desempenho de Portugal no PISA (2000-2015), financiado pelo POCH, Fundo Social Europeu e Portugal 2020 (2017-2018); Avaliação de Competências dos Professores do Ensino Secundário de São Tomé e Príncipe, financiado pelo Instituto Camões (2018-2019); e Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (Projeto MAIA), financiado pelo POCH, Fundo Social Europeu e Portugal 2020 (2019-2020). Presentemente coordena na UI&DEF do IE-UL o projeto Plataformas Digitais na Gestão Educacional dos Agrupamentos de Escolas (2018-2021), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CED-EDG/29069/2017) e coordenado a nível nacional pela Universidade do Porto. Research Gate   Repositório da ULisboa   Google Scholar
Seminário de Projeto em Políticas de Administração e Gestão Escolar | Seminário de Projeto em Políticas de Administração e Gestão Escolar
João Sebastião, sociólogo, PhD em Sociologia. Professor Associado no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e investigador no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia-IUL (CIES-IUL), onde foi director entre 2014 e 2020. As suas principais áreas de investigação são as desigualdades sociais na educação, políticas educativas e violência escolar. Em convergência com a investigação em sociologia da educação trabalhou como especialista na área da violência escolar para diferentes instituições nacionais e internacionais (OCDE, UE, Conselho da Europa; ou como criador e coordenador do Observatório de Segurança Escolar do Ministério da Educação português, entre outros). No CIES mantém uma linha de trabalho de ciência aplicada sobre programas sobre sucesso escolar e abandono escolar precoce, violência escolar e planos municipais de educação, cooperando com escolas, autoridades locais ou ONGs.
Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação
Susana da Cruz Martins, doutorada em Sociologia (da educação). Professora auxiliar no ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES). É membro do Observatório das Desigualdades e Diretora do Mestrado de Administração Escolar (na ESPP, ISCTE). Foi bolseira de Pós-doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e Gulbenkian Professorship pela F. C. Gulbenkian. Participou e coordenou projetos de investigação nacionais e internacionais. Sublinhe-se a coordenação nacional (em Portugal) do projeto europeu Eurostudent - Social and Economic Conditions of Student Life In Europe. É autora de um conjunto de publicações, nacionais e internacionais, sobretudo nas áreas das políticas de educação e do ensino superior, dos sistemas educativos comparados, e das desigualdades sociais.
Metodologias de Investigação Aplicadas às Políticas de Administração e Gestão Escolar | Metodologias de Investigação Aplicadas às Políticas de Administração e Gestão Escolar
Patrícia Ávila (patricia.avila@iscte.pt). Doutoramento e mestrado em sociologia. Professora Associada no Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte. Investigadora Integrada no CIES-Iscte. Atualmente é diretora do Doutoramento em Sociologia (CIES e Iscte) e coordenadora do Grupo de Investigação "Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação” do CIES-Iscte.  Tem participado em vários projetos de investigação sobre diferentes temáticas, com particular destaque para a literacia e leitura, competências, educação de adultos, ciência e sociedade, e metodologias de investigação em ciências sociais. É autora de vários artigos e livros.  
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