Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
10 mar 2016
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 34/2016 de 22-03-2016
Registo de alteração

Período de aulas

Ínicio 27 set 2021
Fim 28 mai 2022

Propinas estudantes UE (2021/2022)

1.ºAno 2000.00 €
2.ºAno 1000.00 €

Propinas estudantes fora da UE (2021/2022)

1.ºAno 3000.00 €
2.ºAno 1600.00 €
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Leccionado em Inglês

Os alunos terão aulas em 3 semestres e deverão preparar e submeter uma dissertação ou um trabalho de projeto no final do quarto semestre. Os alunos terão de frequentar e obter aproveitamento a 9 unidades curriculares obrigatórias (totalizando 54 créditos) e a 3 unidades curriculares optativas (totalizando 18 créditos). A conclusão bem-sucedida da defesa da dissertação ou trabalho de projeto corresponde a 48 créditos.

Plano de Estudos para 2021/2022

1º Ano
Comunicação Política
6.0 ECTS
Cultura e Industrias Criativas
6.0 ECTS
Economia e Sistema dos Media
6.0 ECTS
Estudos da Internet
6.0 ECTS
Media e Jornalismo
6.0 ECTS
Métodos de Pesquisa e Análise na Internet
6.0 ECTS
Movimentos Sociais na Era Digital
6.0 ECTS
Narrativas Digitais e Entretenimento
6.0 ECTS
Vigilância, Censura e Identificação: o Futuro da Liberdade
6.0 ECTS
Optativas > Livre
2º Ano
Dissertação em Estudos de Internet
48.0 ECTS
Trabalho de Projeto em Estudos de Internet
48.0 ECTS
Estágio de 2º Ciclo
6.0 ECTS
Optativas > Livre
Optativas > Técnicas Especializadas de Pesquisa

Optativas recomendadas

O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º  mínimo de inscrições.

2.º semestre
02053 | Ecrãs e Leitura Digital (ESPP | CC)
02422 | Jornalismo Empreendedor (ESPP | CC)

Objetivos

As possibilidades oferecidas por milhões de pessoas conectadas por dispositivos digitais e móveis, com poder de processamento, capacidade de armazenamento e acesso ao conhecimento sem precedentes, são hoje ilimitadas. Essas possibilidades serão ampliadas por inovações que impulsionarão a indústria 4.0. Esse contexto exigirá profissionais e pesquisadores que possam identificar, processar e analisar tendências e propor alternativas. Este mestrado visa preparar esses profissionais.

Os objetivos gerais do Mestrado em Estudos de Internet são:

- Promover o desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos e competências, integrados numa perspectiva multidisciplinar e transnacional na área científica de Estudos de Internet, a fim de elaborar projetos originais, em contexto de pesquisa, em estreita conexão com o MediaLab, o Centro de Pesquisa e Estudos em Sociologia do Iscte e redes de investigação transnacionais;

- Sustentar a capacidade de aplicar, analisar e integrar conhecimento; Ajudar os alunos a examinar questões complexas relativas às dinâmicas sociais da Internet e a propor soluções para resolver problemas face a situações novas, de maneira ampla, multidisciplinar e multicultural; Promover julgamentos críticos, incluindo reflexões sobre as implicações éticas e sociais das práticas sociais, políticas e económicas mediadas pela Internet; Apoiar a aquisição de competências que permitam a capacidade de comunicar conhecimento e resultados de uma maneira clara e a interiorização da aprendizagem ao longo da vida de maneira auto-orientada e autónoma.

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