Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
10 mar 2016
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 34/2016 de 22-03-2016
Registo de alteração
Contactos

Corpo Docente para (2019/2020)

Estudos da Internet | Dissertação em Estudos de Internet | Dissertação em Estudos de Internet
Tiago Lapa exerce funções como professor auxiliar e investigador integrado no CIES-IUL, na área da comunicação, no Departamento de Sociologia da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Coordena e/ou lecciona unidades curriculares de 1º, 2º e 3º ciclo nas áreas da sociologia da informação e das redes, comunicação e métodos de inquirição online. Tem cerca de 10 anos de experiência no ensino académico na área da sociologia e das ciências da comunicação, tendo leccionado unidades curriculares como Sociologia da Comunicação, Teorias da Comunicação e Competências Comunicacionais no ISCTE-IUL mas igualmente noutras instituições nacionais, como a ESECS do Instituto Politécnico de Leiria e a Universidade Europeia. É igualmente nesta área que tem efetuado orientações de mestrado e doutoramento, colaborado como revisor em publicações e participa em programas COST e Erasmus+ e em redes científicas de âmbito internacional como o World Internet Project e o European Media Coach Initiative, relacionados com os estudos da internet, a divisão digital e a literacia dos novos media. Também pertence ao conselho consultivo do Centro Internet Segura da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O produto do seu trabalho científico tem sido publicado em formato de livros, capítulos e artigos em revistas indexadas de circulação internacional.  
Movimentos Sociais na Era Digital
Cultura e Industrias Criativas
Cultura e Industrias Criativas | Narrativas Digitais e Entretenimento
Métodos de Pesquisa e Análise na Internet
Economia e Sistema dos Media
Jornalista e especialista em comunicação digital, é doutorando em Ciências da Comunicação e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE-IUL. É investigador assistente no CIES-IUL e no Obercom, diretor executivo do Mestrado em Gestão de Novos Media, foi coordenador da Pós- Graduação em Jornalismo ISCTE-IUL/ Media Capital entre 2013 e 2018 e é assessor da direção e vogal do conselho técnico-pedagógico do Cenjor. É docente no ISCTE-IUL, na pós-graduação em Marketing Digital do IPAM e formador do Cenjor (desde 2001) e da ETIC. Foi jornalista em vários diários nacionais e diretor, diretor editorial e publisher de diversas revistas e projetos online. Recebeu uma dezena de distinções nacionais e internacionais com projetos online e multimédia.
Comunicação Política
Susana Santos é investigadora integrada no CIES-IUL e professora auxiliar convidada no departamento de Sociologia, Escola de Sociologia e Políticas Públicas. Doutorada em Sociologia (2012) pelo ISCTE-IUL. é mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (2007) e licenciada em Sociologia (2002). Dirige uma investigação dedicada ao estudo da formação de elites transnacionais, focando-se na formação académica e profissional de jovens advogados. No ensino dedica-se ao estudo da formação de esferas públicas em diferentes contextos, com particular interesse pela produção discursiva, apoiando os estudantes ao nível de mestrado no desenvolvimento das suas pesquisas.
Media e Jornalismo
Vigilância, Censura e Identificação: o Futuro da Liberdade
Doutoramento em Ciências Sociais (Sociologia Política) em 2012 pelo Instituto de Ciências Sociais (Universidade de Lisboa). Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação em 2007 pelo ISCTE-IUL. Licenciatura em Sociologia em 2002 pelo ISCTE-IUL. Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Comunicação Social (Instituto Politécnico de Lisboa). Professor Auxiliar Convidado no ISCTE-IUL (Departamento de Sociologia). Publicou 6 artigos em revistas especializadas. Possui 14 capítulo(s) de livros e 2 livro(s). Orientou 2 tese(s) de doutoramento e coorientou 1. Orientou 28 dissertação(ões) de mestrado. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Sociologia, Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação, Humanidades com ênfase em Filosofia, Ética e Religião com ênfase em História e Filosofia da Ciência e Tecnologia e Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Estudos de Cinema, Rádio e Televisão. Nas suas atividades profissionais interagiu com 17 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos.
Contactos
Voltar ao topo