Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 anos Anos
04 dez 2013
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1078/2011
Registo de alteração
18 mar 2011
Contactos
Candidatar
Leccionado em Português

O corpo docente é extremamente qualificado, integra professores e investigadores de várias nacionalidades com experiência de investigação e intervenção na área científica das emoções.

Corpo Docente para (2020/2021)

Métodos de Investigação em Psicologia I | Dissertação em Ciências em Emoções | Dissertação em Ciências em Emoções | Perspectivas e Teorias das Emoções | Psicofisiologia das Emoções
Patrícia Arriaga. é Doutorada em Psicologia Social e Organizacional na especialização de Psicologia Social pelo ISCTE (Pré-Bolonha, 2006), com Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia (5 anos, 1996, Área de Psicologia Clínica) pelo ISPA e Mestrado Pré-Bolonha em Psicologia Clínica e Psicopatologia pelo ISPA (3 anos, 2000).  É certificada como Especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nas áreas de "Psicologia Clínica e da Saúde", "Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações". É atualmente Professora Auxiliar com Agregação no ISCTE-IUL, tendo iniciado a atividade de ensino no ensino superior em 1996. Coordena o Mestrado Ciências em Emoções (ISCTE-IUL).    Investigação: Tem vários projetos com financiamento externo. Foi bolseira da FCT em Pós-Doutoramento (2008) e Investigadora (2009) do CIS-IUL ao abrigo do Contrato-Programa Ciência 2008 e mantém-se atualmente como membro efetivo do CIS-IUL, integrando o grupo de investigação "Behavior, Emotion and Cognition" .  Os seus principais interesses de investigação envolvem o estudo de processos afetivos/emocionais, que geralmente incluem avaliação de respostas subjetivas, comportamentais e fisiológicas, aplicadas a vários tópicos da psicologia social e da saúde. Atualmente os seus projetos centram-se: a) no desenvolvimento de ferramentas (e.g. jogos de tabuleiro, exergames, e outros sistemas de entretenimento e/ou comunicação); e b) estudo da interação humano-robô (HRI), ambos numa perspetiva de promoção do bem-estar, incluindo a compreensão das suas implicações sociais, éticas e julgamentos moral associados.
Psicofisiologia das Emoções
Psicofisiologia das Emoções
Nasci em Lisboa, Portugal.  Possuo uma licenciatura em Psicologia e um mestrado em Psicologia, Psicoterapia e Aconselhamento pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, Portugal. Possuo um doutoramento em Psicologia da Saúde pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Lisboa. Sou professor auxiliar na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal, e o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, Portugal. Sou Professor Convidado da Universidad de San Buenaventura, Medellín, Colômbia, e da INOVA Business School, em São Paulo, Brasil.  Sou Investigador no HEI-Lab: Digital Human-Environment and Interactions Lab e no CIS-ISCTE/IUL. Atualmente, sou o coordenador do Laboratório de Psicologia Experimental do ISMAT. Os meus atuais interesses de investigação centram-se nos métodos quantitativos / psicometria e no registro psicofisiológico/ocular (eye tracking). Tenho trabalhado com eye tracking desde 2008 e dado vários cursos de eye tracking em Portugal e no estrangeiro. Sou o mentor da  International Conference on Eye Tracking, Visual Cognition and Emotion, em Portugal e o fundador do I Encontro de Oculometria Cognitiva. Tenho publicados vários artigos e capítulos de livros sobre estatística, atenção, emoção e eye tracking. Sou também consultor científico/estatístico na Eurotrials - Consultores Científicos e a na LIFT CONSULTING.
Bases Biológicas das Emoções | Cognição e Emoção
César Lima é Professor Auxiliar de Psicologia no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) desde 2018. A sua investigação centra-se na psicologia e neurobiologia da comunicação vocal, emoções e música. Combina métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva para abordar estes tópicos, em indivíduos saudáveis de todas as idades, em populações especializadas (e.g., músicos) e em populações clínicas (e.g., com alterações neurológicas ou psiquiátricas). Publicou mais de 35 artigos em revistas incluindo a Emotion, Cerebral Cortex, Brain, Current Biology, Trends in Neurosciences e Nature Reviews Neuroscience. César Lima faz parte do corpo editorial das revistas Scientific Reports (categoria Neurociência) e Royal Society Open Science (categoria Psychology and Cognitive Neuroscience). Tem sido convidado para rever artigos para revistas como a Psychological Bulletin, American Psychologist, NeuroImage, ou Emotion, e propostas de projetos de investigação para a Leverhulme Trust, Royal Society, Czech Science Foundation e Swiss National Science Foundation. Antes de integrar o ISCTE-IUL, César Lima doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto (2008-2011), foi investigador pós-doutorado no Institute of Cognitive Neuroscience - University College London (2012-2016) e regressou à Universidade do Porto como Investigador Auxiliar ao abrigo do programa Investigador FCT (2016-2017). O seu trabalho como investigador principal tem sido financiado pela British Academy e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). No ISCTE-IUL, tem ensinado Psicofisiologia e Genética, Neuropsicologia, Raciocínio e Linguagem, Bases Biológicas das Emoções, e Avanços em Neurociências Afetivas.   
Ontogénese das Emoções
Cecília Aguiar é Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia Social e das Organizações e investigadora no CIS-IUL - Centro de Investigação e Intervenção Social. Com formação em psicologia do desenvolvimento e da educação, tem conduzido e participado em projetos de investigação no âmbito da qualidade dos contextos de educação de infância e dos seus efeitos no desenvolvimento social das crianças. Foi Editora Associada do Early Childhood Research Quarterly entre 2016 e 2019. Coordenou o work package sobre currículo, pedagogia e clima social no projeto H2020 ISOTIS e coordenou a participação portuguesa no âmbito dos projetos Erasmus+ KIT@ e BECERID, o último dos quais lançou o blogue PrimeirosAnos.pt, um recurso dirigido a profissionais de educação de infância, baseado em investigação. Desde setembro de 2019, coordena o projeto Erasmus+ PARTICIPA - Professional Development Tools Supporting Participation Rights in Early Childhood Education.
Bases Biológicas das Emoções
Ontogénese das Emoções
Joana Baptista is a developmental psychologist and an assistant professor at Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Her research interests and expertise lie in the areas of parenting, and child cognitive and socio-emotional development. Over the past 13 years, she has devoted herself to the question of early adverse experiences and their effects, most notably the effect of institutional rearing and deprived parental care on the cognitive, emotional, and behavioral functioning of young children. She also researches how co-parenting and mother-child and father-child quality of interaction influence child functioning. Joana Baptista has published more than 25 scientific articles and book chapters and collaborates, as PI and team member, with several research projects.
Métodos de Análise de Dados
Doutorada em Métodos Quantitativos, especialista em Estatística e Análise de Dados (ISCTE-IUL). Professora Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social (ISCTE-IUL). Coordenadora do Curso de Especialização em Comunicação Visual e Informação (desde 2015) e Coordenadora da Pós-Graduação em Visualização da Informação (desde 2017). Investigadora no projecto europeu GRADUA - GRaduates Advancement and Development of University capacities in Albania (Erasmus+). Desenvolveu e participou em diversos projetos, estudos, workshops e comunicações em congressos nacionais e internacionais. Interesses de investigação: amostragem, estatística robusta, visualização de informação, desigualdade social, empregabilidade e literacia financeira.
Bases Biológicas das Emoções
Marta Martins é investigadora associada do Centro de Investigação e de Intervenção Social (CIS/ISCTE-IUL) desde 2019. Os seus interesses de investigação centram-se na Psicologia e Neurobiologia da Cognição e da Música, tópicos que aborda com recurso a métodos da Psicologia Experimental e da Neurociência Cognitiva em indivíduos de todas as idades, tendo particular interesse em populações especializadas (e.g., músicos) e em crianças.  Antes de integrar o CIS/ISCTE-IUL, Marta Martins doutorou-se em Psicologia pela Universidade do Porto (2019), onde desenvolveu a sua tese sobre comportamento e plasticidade cerebral em crianças, nos domínios da leitura e da música. Foi bolseira de doutoramento FCT e desenvolveu o seu trabalho em colaboração com o Structural Brain Mapping Group da Universidade de Jena (Alemanha). Durante o doutoramento realizou ainda um estágio no Gaab Lab, Universidade de Harvard (Boston Children's Hospital, USA), ao abrigo de uma bolsa Fulbright.    É ainda licenciada em Biologia pela Universidade do Porto (2007) e completou o Mestrado em Administração e Gestão da Educação pela Universidade Portucalense (2012). Possui o 8.º Grau do Conservatório em Flauta de Bisel e durante oito anos lecionou Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico. 
Métodos Avançados de Investigação em Psicologia
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo