Ciências em Emoções

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 anos Anos
04 dez 2013
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1078/2011
Registo de alteração
18 mar 2011
Contactos
Candidate-se 
Como é que o cérebro humano processa emoções? De que forma é que os estados afetivos afetam o nosso comportamento, decisões e relações com os outros? Qual é o papel das emoções na saúde, bem-estar, educação ou marketing? Como é que os avanços recentes nas neurociências informam discussões sobre estes temas?

As emoções são uma área de investigação vibrante e em rápida expansão em disciplinas como a psicologia, as neurociências, a biologia, a computação ou a medicina. O interesse por este tema em múltiplas disciplinas reflete a complexidade dos processos afetivos e o papel central que têm nas nossas vidas, desde a forma como influenciam a cognição e o comportamento, até ao seu impacto na saúde e no bem-estar físico, psicológico e social.

O Mestrado em Ciências em Emoções permite que estudantes com diferentes formações de base desenvolvam competências de investigação e adquiram conhecimentos teóricos sólidos na área das ciências afetivas. Este é o único mestrado de especialização nesta área em Portugal e um dos únicos a nível Europeu, tendo sido considerado inovador pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). 

O programa combina aulas teóricas com aulas laboratoriais, discussões e trabalhos práticos, visando cobrir de forma compreensiva temas atuais de investigação básica e aplicada nas ciências afetivas. Proporciona um treino científico de elevada qualidade, que pode servir de base para prosseguir estudos de doutoramento ou para desempenhar atividades de investigação em contextos não universitários (e.g., empresas). Proporciona também o desenvolvimento de competências mais gerais e a aquisição de conhecimentos relevantes para carreiras em diversos contextos profissionais, como marketing, educação, saúde, tecnologia, comunicação de ciência ou gestão.

Uma componente forte do curso é a colaboração com especialistas e laboratórios de outras universidades portuguesas e estrangeiras. Participam regularmente no curso, em conferências e como docentes das unidades curriculares, investigadores reconhecidos a nível nacional e internacional.

O Mestrado em Ciências em Emoções beneficia ainda de uma forte ligação à unidade de investigação CIS-IUL e ao Laboratório de Psicologia (LAPSO), permitindo aos estudantes a integração num ambiente de investigação estimulante e a oportunidade de desenvolverem projetos com docentes/investigadores com vasta experiência científica em diferentes domínios das ciências afetivas. 

Diretor

Informações Gerais

Duração
2 anos
Língua
Português
ECTS
120
Horário
Pós-laboral
Candidaturas
15 jan 2019 - 25 fev 2019
26 fev 2019 - 06 mai 2019
08 mai 2019 - 15 jul 2019
1.ºAno 2500.00
2.ºAno 1250.00
1.ºAno 3500.00
2.ºAno 1600.00
* Informação para o ano letivo de 2019/2020
Voltar ao topo