Social

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A dimensão social da sustentabilidade no Iscte procura ter em consideração os impactos das decisões e atividades da Instituição na comunidade interna e na sociedade, incluindo a preocupação com a equidade e a justiça social, a capacitação dos membros da comunidade académica e a integração no ensino superior, tendo por base princípios de ética e transparência que contribuem para o seu desenvolvimento sustentável. 

A promoção estruturada das atividades em torno desta temática ocorreu no Iscte, em 2012, com a criação do Grupo de Trabalho em Responsabilidade Social Universitária (RSU) para participação no U-Benchmarking Club sobre Responsabilidade Social Universitária (RSU), promovido pela Columbus e pelo ORSALC (Observatório Regional de Responsabilidade Social para a América Latina e Caribe), com o intuito de identificar e partilhar boas práticas no domínio da Responsabilidade Social Universitária. 

Em janeiro de 2017, o Iscte adere à rede colaborativa ORSIES – Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior, projeto lançado pela Fórum Estudante em parceria com a Secretaria de Estado do Ensino Superior, na sequência da participação no Encontro Nacional sobre Responsabilidade Social e as Instituições de Ensino Superior, em dezembro de 2016. 

Na dimensão da responsabilidade social, o Iscte define os seguintes objetivos estratégicos, que assentam no pilar das Pessoas:

  • Promover um comportamento organizacional socialmente responsável, baseado em práticas éticas e democráticas;
  • Orientar a instituição para agir de um modo ético, transparente, respeitando os interesses da comunidade académica;
  • Melhorar o bem-estar, a qualidade de vida, a saúde e a segurança de todos os membros da comunidade académica;
  • Promover uma cidadania ativa e responsável, assumindo projetos que envolvem as comunidades locais e os desafios da sociedade;
    Aumentar a prestação de serviços à comunidade, envolvendo os stakeholders internos e externos;
  • Promover o sucesso académico e o combate ao abandono no ensino superior;
  • Promover a aprendizagem ao longo da vida e uma educação inclusiva;
  • Proporcionar a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal dos membros da comunidade académica;
  • Promover o sentimento de pertença à instituição;
  • Aumentar o nível de a satisfação de todos os colaboradores.
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