Apresentação

O SIGQ-IUL baseia-se nas orientações das agências nacionais e internacionais já descritas no ponto 2.2. e integra os valores e cultura de qualidade desenvolvidos ao longo da história do ISCTE-IUL. O SIGQ-IUL tem ainda em atenção os requisitos das normas ISO (ponto 2.2.) e das diversas associações profissionais relacionadas com os cursos lecionados no ISCTE-IUL, nomeadamente, nas áreas de gestão (AACSB, 2016) e das tecnologias (EUR-ACE, 2015), administração pública (ICAPA e EAPAA, 2017).

O Sistema compreende a intervenção de múltiplos atores em diversos níveis organizacionais e com diferentes graus de responsabilidade. Para se assegurar a garantia da qualidade é necessário que a complexidade das interações a esse respeito entre todos os intervenientes, e aos diversos níveis, esteja devidamente regulada e estrategicamente orientada e monitorizada.

A concretização da qualidade em cada uma das vertentes referidas assenta na ação individual e coletiva de quatro grupos de stakeholders internos: estudantes, docentes, investigadores e funcionários não docentes. Ao nível das estruturas e da gestão intermédia, a garantia da qualidade requer uma intervenção consistente e permanente das unidades orgânicas descentralizadas, da tecnoestrutura e serviços centrais, e das entidades participadas. A articulação ao nível estratégico concretiza-se através da ação dos órgãos de governo, dos órgãos de coordenação e dos órgãos consultivos, os quais integram stakeholders externos.

 

O modelo organizacional do SIGQ-IUL assenta nas unidades de estrutura existentes e é especificamente constituído por:

  • Comissão de Garantia da Qualidade (CGQ);
  • Comissão de Sustentabilidade (CS);
  • Conselho Consultivo da Qualidade (ConCQ);
  • Comissão de Análise Curricular (CAC);
  • Gabinete de Planeamento, Sustentabilidade e Qualidade (GPSQ).

No que concerne às atividades de coordenação e gestão do SIGQ-IUL e da sustentabilidade, há ainda a considerar as seguintes funções:

  • Diretor/a da qualidade;
  • Gestor/a da qualidade;
  • Diretor/a de sustentabilidade;
  • Gestor/a de sustentabilidade;
  • Interlocutores da qualidade.
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