Apresentação

O Conselho Geral é o órgão de definição do desenvolvimento estratégico e de supervisão do Iscte.

O mandato dos membros eleitos ou designados é de quatro anos, excepto no caso dos estudantes, em que é de dois anos. O Conselho Geral funciona de acordo com regulamento próprio, aprovado por maioria absoluta dos seus membros.


Composição (33)

Mandato 2021-2025

Representantes dos Professores e Investigadores

Representantes dos Estudantes [Mandato 2021-2023]

João Frederico Festa Mendes da Silva Aguilar [22jun2021-12jul2022]

Vanessa Luana dos Santos Coelho [desde 30set2022]

Beatriz Madeira Duarte

Samuel António Santos Carvalho

Ana Catarina Justino Tostão

Beatriz Pé-Curto Mendes

Representantes dos Estudantes [Mandato 2023-2025]

Mariana Barbosa Fernandes

Miguel Fernando de Jesus Fitas

António Pedro Gonçalves

Carolina Ortet Gomes

Ana Carolina Santos Rosa

Representante do pessoal não docente e não investigador

Carla Maria Oliveira Marôco Firmino

Personalidades externas de reconhecido mérito

Júlio Pedrosa (Presidente)
Licenciado em Ciências Físico-Químicas na Universidade de Coimbra, em 1967, (Ramo Científico em 1973) e doutorado pelo University College Cardiff, em 1977. É professor catedrático Aposentado da Universidade de Aveiro desde 2009, mantendo ainda a sua qualidade de investigador do CICECO – Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos. Foi Vice-reitor e Reitor da Universidade de Aveiro bem como Ministro da Educação com responsabilidades sobre o Ensino Superior.

 

Alda Carvalho
Licenciada pelo ISCEF, da Universidade Técnica de Lisboa, e com diversas formações pós-graduadas.  Foi presidente do Instituto Nacional de Estatística, entre 2005 e 2017. Trabalhou como Economista no Centro de Estudos de Planeamento da Presidência do Conselho de Ministros (1972), na Direção Geral de Planeamento e Integração Económica de Moçambique (1973/74), na Direção Geral do Comércio (1975/82), como economista, diretora, Subdiretora-Geral e Diretora Geral no Departamento Central de Planeamento/Departamento de Prospetiva e Planeamento (1986/2005) e como consultora do Banco Mundial (1994).


André Santos Pereira
Licenciado e pós-graduado em Sociologia pelo Iscte e com frequência em doutoramento na mesma instituição, é autor de vários artigos e comunicações, desenvolvendo atividade científica em áreas de estudo de temas como sociedade em rede e as políticas de Ensino Superior e Ciência. Dirigente estudantil da AEISCTE e presidente fundador da Federação Académica de Lisboa, foi representante nacional dos estudantes do Ensino Superior Universitário no Conselho Nacional de Educação e no Conselho Consultivo da A3ES. Docente externo da pós-graduação em Assessoria de Comunicação e Política do IPPS-Iscte no ano letivo de 2020-21, desempenha atualmente funções como adjunto do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.


Cândida Pinto [entre jul2021-abr2023]

Estudou Comunicação Social no Instituto de Ciências Sociais e Políticas. Começou na rádio, primeiro na Antena 1 e depois na TSF. Fez parte do grupo fundador da SIC, em 1992. A 17 de Setembro de 2001, passou a dirigir a SIC Notícias e, posteriormente foi diretora-adjunta do Expresso. Foi na SIC que se afirmou como uma das melhores repórteres do país. Especializou-se em grandes reportagens e em reportagens de guerra, tendo coberto conflitos, como o da Guiné-Bissau (1998), Kosovo (1999), Afeganistão (2001), Timor-Leste (2001) ou Líbia (2011). Regressou à RTP em novembro de 2018, integrando a direção de informação do canal. Em 1996 recebeu o Prémio Direitos Humanitários e Direitos Humanos no Festival Internacional de Grande Reportagem em França, em conjunto com Vítor Caldas. Recebeu o Prémio AMI – Jornalismo Contra a indiferença em 2004 e em 2010. Em 2012 recebeu o Prémio Gazeta de Televisão, do Clube de Jornalistas, pela série de reportagens “Momentos de Mudança”, bem como o Prémio Arco-Íris da Associação ILGA Portugal.


Eugénio Fonseca

É Licenciado em Ciências Religiosas pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Atualmente, Presidente da Direção da Confederação Portuguesa do Voluntariado. Membro da Direção da Associação Dignidade desde 2016. Nomeado pela CEP, foi Presidente da Cáritas Portuguesa entre 1999 e 2020. Foi membro do Conselho Económico e Social-CES, entre 2003 e 2017. Designado pelo CES foi membro da Comissão de Acompanhamento do Programa Operacional Regional de Lisboa (POR LISBOA), do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Foi membro do Conselho Consultivo, como personalidade de reconhecido mérito, para os Assuntos dos Imigrantes (COCAI), Diretor do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas, fez parte do Conselho Consultivo do Governador Civil de Setúbal e foi membro da Comissão Distrital de Luta Contra a Sida. Em 1993, foi condecorado com a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal. Em 1995, foi considerado “Personalidade Ano”, pela dedicação e trabalho desenvolvidos no apoio aos mais desfavorecidos. Em 2007, foi agraciado com a Ordem de Mérito de Grande Oficial, pelo Presidente da República.


Fernando Pinto

É Licenciado e Doutorado em Sociologia pelo Iscte. Quadro da Câmara Municipal de lisboa, onde trabalhou desde 1990 como Técnico e Dirigente na área da Ação Social. Coordenou o Grupo Técnico do “Ano Internacional das Pessoas Idosas”, em 1999. Cedido à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desde 2007 para exercer funções de direção na área da Formação Profissional, é atualmente Diretor da Unidade de Desenvolvimento e Intervenção de Proximidade Colinas da SMCL.


José Reis
Licenciado em direito, com pós-graduação em criminologia, José Reis trabalhou na área da reinserção social, tendo sido diretor do Centro Educativo da Bela Vista, em Setúbal. Enquanto ativista associativo, dirigiu a Associação Luso Cabo-verdiana de Sintra. No campo desportivo, distinguiu-se no kickboxing, modalidade em que foi campeão mundial, treinador da equipa técnica da seleção nacional e Vice-presidente da Federação Portuguesa. Integrou o Conselho para as Migrações e a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial. Coordena o Grupo de Trabalho para a Prevenção e o Combate ao Racismo e à Discriminação. Desde 2020, é vogal do conselho diretivo do Alto Comissariado para as Migrações.


Paula Castelão

É Licenciada em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa (1987) e Mestre em Comportamento Organizacional pelo ISPA (1997). Realizou parte importante da sua carreira na Philip Morris International/Tabaqueira, onde chegou a HR Business Partner. Mais recentemente, foi directora de Recursos Humanos na Longa Vida, S.A., de 2011 a 2013. Atualmente é directora de Recursos Humanos na The Navigator Company.


Pedro Norton de Matos
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Iscte, conta no seu currículo académico com diversas formações no INSEAD e na Wharton School e uma certificação em Coaching pela EUC. Em termos profissionais, Norton de Matos passou pela Rank Xerox e pela Unisys, onde desempenhou funções na área comercial. Assumiu posteriormente o cargo de CEO na Unisys Portugal, Espanha e Itália e na operadora ONI. Foi também administrador não-executivo da Inapa e sócio fundador da MyChange, Gingko e da INCIRCLE e membro do Advisory Board da Oracle Ibérica. É mentor e organizador do Green Fest e do Blue Fest, organizador do Fórum Expresso XXI, sócio fundador da Verde Movimento, membro da comissão de remunerações da Brisa. membro do advisory board da Fábrica de start-ups, consultor estratégico na área de mudança transformacional e de Coaching e vogal de direção da European Profissional Women’s Network. Foi administrador do CDI Portugal, aquando da sua fundação em Portugal, e atualmente faz parte do Conselho Consultivo.


Rui Horta [entre jul2021-fev2023]
É um dos mais influentes coreógrafos da sua geração, tendo durante anos dirigido SOAP, a companhia residente do Mousonturmem Frankfurt. O seu trabalho tem sido apresentado em todo o mundo nos mais importantes teatros e festivais, tais como no Theatre de la Ville (Paris), the Joyce (Nova Iorque) ou no Spyral Hall (Tóquio), estando no repertório de dezenas de companhias de dança internacionais, como a NDT, Cullberg, Genebra, Marselha, Gutemburgo, etc. Desde 2000, dirige O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo. Neste âmbito, tem promovido o cruzamento de áreas e o debate multidisciplinar, em torno de temas estruturantes da sociedade civil, de que são exemplo os ciclos de conversas “Sinais de Fumo” e “Temos e não sabemos”, assim como o curso Pessoas, que dinamizou.


Suzana Toscano
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (1977), obteve o Diploma do Programa de Alta Direção de Empresas (PADE) da Escola de Direção e Negócios (AESE) (2005/06). Foi Deputada à Assembleia da República (2002/2005), Secretária de Estado da Administração Pública (2002/2004) e consultora para a Educação e Juventude do Presidente da República (2206). Presidente do Conselho de Administração das Companhias de Distribuição Regional de Gás Natural Beiragás e Duriensegás e Diretora Executiva da AGN. 


Tiago Mota Saraiva

Licenciado em Arquitetura, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. Iniciou a sua atividade na área da arquitetura e do urbanismo em 1995, tendo trabalhado em Lisboa, em Roma e em Vicenza (Itália). Em 2005, criou com outros colegas o ATELIERMOB –arquitetura, design e urbanismo Lda., do qual é sócio-gerente desde a sua constituição. Integrou o Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitetos (2003-07). É dirigente da cooperativa Trabalhar com os 99% Crl., e da cooperativa de base local Sou Largo Crl. que opera a partir do Largo do Intendente. Integra a direção da associação europeia de city makers re:Kreators, Placemaking Europe Leader e é membro da Equipa Nacional do Programa Bairros Saudáveis. É também membro do conselho editorial do Le Monde Diplomatique - edição portuguesa. Desde 2020, é professor convidado da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.


Contactos

- Edifício Sedas Nunes, Piso 2, Sala 2SE03

conselho.geral@iscte-iul.pt

- (+351)210 464 287

Mais Informações

Regimento do Conselho Geral
Voltar ao topo