Apresentação

O Departamento de Métodos de Pesquisa Social – um dos mais recentes na nova orgânica do ISCTE-IUL – integra a Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP). Abrange três áreas científicas: Métodos de Pesquisa Social, Estatística e Análise de Dados aplicada às Ciências Sociais e Demografia.
 

Nesse sentido, é da sua responsabilidade a gestão de todas as unidades curriculares associadas às referidas áreas científicas que integram:

  • Cursos de 1º ciclo dos Departamentos de Sociologia, Ciência Política e de História
  • Cursos de 2º ciclo do Departamento de Sociologia.

O Departamento de Métodos de Pesquisa Social tem também a responsabilidade das unidades curriculares da área da Estatística e Análise de Dados nos cursos de 1º e 2º ciclo do Departamento Psicologia. Colabora com o Departamento de Antropologia com a unidade curricular (UC) de Pesquisa de Terreno.

As múltiplas unidades curriculares afectas ao Departamento de Métodos de Pesquisa Social têm por objectivo o desenvolvimento de competências nos seguintes domínios: estatística e da análise de dados; métodos e técnicas de investigação extensivos e intensivos; metodologias qualitativas; demografia; indicadores e fontes estatísticas e pesquisa de terreno.

O Departamento de Métodos de Pesquisa Social tem a coordenação científica da Pós-Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais e do Curso de Especialização em Análise de Conteúdo Assistida por Computador.

O corpo docente é na sua maioria constituído por sociólogos com larga experiência de docência e de investigação, reflectida numa relevante publicação científica nacional e internacional. Tal contribui decisivamente para uma adequada articulação entre a componente teórica e a aplicação, em situações reais de pesquisa, das diferentes metodologias quantitativas e qualitativas, fortalecendo não só a qualidade da investigação produzida, como a permanente actualização dos conteúdos programáticos das unidades curriculares afectas ao Departamento.

Voltar ao topo