Apresentação

O Departamento de Matemática visa a criação, transmissão e aplicação de conhecimentos no domínio da Matemática. É objetivo do departamento promover de forma clara e realista o papel preponderante da Matemática no desenvolvimento da Ciência e no quotidiano de todos nós, considerando fundamental a obtenção de conhecimentos sólidos que potenciem a sua utilização na resolução de problemas concretos, nomeadamente no desenvolvimento de novas tecnologias, quer num contexto empresarial quer no apoio à investigação. 

O Departamento de Matemática (DM) do ISCTE-IUL está integrado na Escola de Tecnologias e Arquitetura (ISTA), assegurando atividades de ensino e de investigação, bem como de divulgação e prestação de serviços à comunidade.
 
Inserido numa das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país, o DM conjuga uma larga experiência no ensino da Matemática com produtividade científica reconhecida nacional e internacionalmente. 
 
A atividade de docência do DM é transversal à maioria dos departamentos do ISCTE-IUL e o seu corpo docente leciona um conjunto variado de unidades curriculares nos cursos de 1º, 2º e 3º ciclos . 
 
O DM, conjuntamente com a IBS e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), é responsável pelo Mestrado em Matemática Financeira. Alguns docentes colaboram na lecionação em mestrados e doutoramentos/programas doutorais da IBS e da ISTA, nomeadamente Master in International Management, Mestrado em Ciências da Complexidade (em colaboração com a FCUL), Mestrado em Gestão de Serviços e Tecnologia, Doctor of Business Administration e Doutoramento em Ciências da Complexidade (em colaboração com a FCUL). 
 
O ensino ministrado garante a formação fundamental em Matemática e o contacto com diversas ferramentas computacionais adequadas à exploração dos conteúdos programáticos (MatLab, Maple, Mathematica, SPSS, Stata, Eviews, entre outras). São privilegiadas as abordagens que permitam aos alunos desenvolver capacidades de abstração, raciocínio e espírito crítico, necessárias à resolução de problemas.
 
Alguns dos seus membros são autores de livros de apoio científico-pedagógico em Matemática. 
 
Os membros do DM desenvolvem a sua atividade de investigação em ligação com vários centros de investigação portugueses e estrangeiros, participando em diversos projetos financiados pela FCT e pela Comunidade Europeia (Projeto Europeu COST). A atividade científica reflete interesse em diferentes áreas da Matemática e desenvolve-se quer de forma teórica quer com uma forte componente aplicativa, em variados campos como a Engenharia, a Gestão, a Economia, as Finanças, o Marketing e as Ciências Naturais. 
 
Tem sido relevante o envolvimento dos professores do DM na orientação e coorientação de teses de mestrado e de doutoramento realizadas no ISCTE-IUL e noutras Universidades, bem como na participação em júris académicos e em trabalhos de referee em revistas e conferências nacionais e internacionais.
 
Cristina Diogo
Diretora do Departamento de Matemática
Voltar ao topo