Apresentação

O Departamento de História (DH) foi oficialmente constituído em 2002, embora a área científica de História tenha uma longa tradição de ensino e investigação no Iscte, onde está presente desde 1973.

O Departamento de História é uma unidade de ensino do Iscte no domínio científico da História, Relações Internacionais e Estudos Museológicos e integra atualmente 12 docentes em dedicação exclusiva, contando ainda com a colaboração frequente de outros colegas a tempo parcial. Trata-se de um corpo docente muito qualificado, com larga experiência de ensino e de investigação que percorre um conjunto diversificado e relevante de questões das atuais agendas historiográficas. O Departamento de História conta ainda com a colaboração de outros docentes, especialistas, contratados para a lecionação de unidades curriculares específicas.

O Departamento de História oferece um percurso de formação e especialização em História Moderna e Contemporânea, contemplando os três ciclos de estudos: Licenciatura em História Moderna e Contemporânea, Mestrado em História Moderna e Contemporânea e Doutoramento em História Moderna e Contemporânea. Assegura igualmente o funcionamento do Mestrado em Estudos Internacionais, do Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura, do Mestrado em Mercados de Arte, do Doutoramento em História, Estudos de Segurança e Defesa (em parceria com a Academia Militar) e participa no Programa Interuniversitário de Doutoramento em História (Piudhist), em parceria com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), a Universidade de Évora e a Universidade Católica. Os docentes do DH são ainda responsáveis pelo ensino de várias unidades curriculares em cursos de outros departamentos do Iscte.

Os docentes do Departamento de História integram unidades de investigação onde desenvolvem relevante investigação no âmbito da História Moderna e Contemporânea. O DH mantém uma relação privilegiada com o CEI - Centro de Estudos Internacionais e com o CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, unidades de investigação que integram a maioria dos docentes do DH. A investigação e a História aplicada resultam na concretização de diversos projetos de investigação, publicações, encontros científicos e atividades de divulgação científica. Desta forma, aos estudantes é proporcionado o contacto com a iniciação à investigação científica (1.º ciclo), experiências orientadas de investigação (2.º ciclo) e o desenvolvimento de uma investigação em História (3.º ciclo).

Voltar ao topo