Apresentação

O Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas (DCPPP), que se integra funcionalmente na Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP), foi criado em 2010, reunindo as áreas científicas de Ciência Política, Estudos Africanos, Geografia Humana, Políticas Públicas e Serviço Social, anteriormente pertencentes ao Departamento de Sociologia. O novo departamento resultou do plano de desenvolvimento estratégico do ISCTE-IUL, bem como do reconhecimento do volume e qualidade de trabalho desenvolvido nestas áreas científicas, quer no campo docente, quer na investigação.

O DCPPP integra um corpo docente qualificado de 17 professores doutorados, num total de 21 docentes que exercem funções lectivas, principalmente, nos diferentes cursos tutelados pelo DCPPP: duas licenciaturas, de Ciência Política e Serviço Social; seis Mestrados nas áreas científicas de: Administração Pública, Ciência Política, Estudos Africanos, Políticas Públicas, Políticas Sociais e Serviço Social; três cursos doutorais, nas áreas científicas de: Estudos Africanos, Políticas Públicas e Serviço Social, e três pós graduações, de Avaliação e Desenvolvimento Organizacional na Administração Publica, Comunicação e Gestão de Crises e Serviço Sócia; Politicas Sociais de Família na Europa (pós graduação internacional); e um Curso de Especialização em Politicas de Igualdade e Responsabilidade Social das Empresas. Está ainda prevista a criação novos cursos, quer a nível doutoral, quer a nível de mestrado, e alteração de outros, que serão divulgados após aprovação pelos órgãos competentes.

O DCPPP atribui grande importância á investigação desenvolvida pelos seus docentes, cuja qualidade pode ser atestada pelas publicações que resultaram do trabalho de pesquisa desenvolvido, particularmente no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), centro de investigação que sempre teve a classificação de “Excelente”. Uma das linhas estratégicas do DCPPP, que é aliás, marca desta Escola, assenta na articulação da investigação com a docência, particularmente ao nível dos cursos de Mestrado e doutoramento.

A perspectiva pedagógica do DCPPP tem três vectores principais:

  • Articulação da formação teórica com a formação metodológica e técnica;
  • O incentivo à realização de trabalhos empíricos pelos alunos, adequados ao nível de estudos que frequentam;
  • A importância conferida ao acompanhamento dos alunos no seu processo de aprendizagem, bem como á avaliação de cursos, Unidades Curriculares e docentes.
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