Apresentação

O Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas (DCPPP), que se integra funcionalmente na Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP), foi criado em 2010, reunindo atualmente as áreas científicas de Administração Pública, Ciência Política, Estudos Africanos, Políticas Públicas e Serviço Social . O departamento resultou dos planos de desenvolvimento estratégico do Iscte-Iul, mantendo ao longo dos anos um lugar destacado na inovação científica e académica da instituição, sendo amplamento reconhecidos a qualidade e o volume de trabalho desenvolvido nestas áreas científicas, quer no campo docente, quer na investigação, quer ainda na prestação de serviços.

O DCPPP integra um corpo docente qualificado de 23 professores e investigadores doutorados, num total de 26 docentes que exercem funções lectivas, principalmente, nos diferentes cursos tutelados pelo DCPPP: duas licenciaturas, de Ciência Política e Serviço Social; oito Mestrados nas áreas científicas de Administração Escolar, Administração Pública, Ciência Política, Estudos Africanos, Políticas Públicas, Serviço Social, Mestrados Erasmus Mundus in Social Work with Families and Children e European Joint Master in Social Work with Children and Youth; cinco Doutoramentos, nas áreas científicas de Administração e Gestão Escolar, Ciência Política, Estudos Africanos, Políticas Públicas e Serviço Social, e várias pós graduações. Trata-se de uma oferta educativa em muitos casos inovadora e com grande procura nacional e internacional.

O DCPPP atribui grande importância à investigação desenvolvida pelos seus docentes e investigadores, cuja qualidade pode ser atestada pelas publicações que resultaram do trabalho de pesquisa desenvolvido, particularmente no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte (CIES-Iscte) e do Colabor (Laboratório Associado do MCTES). Uma das linhas estratégicas do DCPPP, que é aliás, marca desta Escola, assenta na articulação da investigação com a docência, particularmente ao nível dos cursos de Mestrado e Doutoramento.

A perspectiva pedagógica do DCPPP tem três vectores principais:

  • Articulação da formação teórica com a formação metodológica e técnica;
  • O incentivo à realização de trabalhos empíricos pelos estudantes, adequados ao nível de estudos que frequentam;
  • A importância conferida ao acompanhamento dos estudantes no seu processo de aprendizagem, bem como à avaliação de Cursos, Unidades Curriculares e Docentes.
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