A investigação produzida no Iscte no domínio da saúde está enquadrada numa abordagem de Saúde Societal que enfatiza as perspetivas dos cidadãos sobre a saúde e a doença. Temos contribuído para as políticas públicas, nomeadamente trabalhando com atores-chave para incluir na agenda da saúde as necessidades e os direitos específicos de populações vulneráveis (por exemplo, os mais velhos, os imigrantes, LGBT). A abordagem colaborativa está presente quer no envolvimento dos utilizadores, quer na abertura interdisciplinar, como é o caso de soluções inteligentes (no funcionamento de serviços de saúde, em fisioterapia ou em ambiente assisted living). Pretendemos ir mais longe e, promovendo a interdisciplinaridade e envolvendo todos os interessados, aplicar a ciência de dados aos problemas de saúde, não só optimizando os serviços de saúde numa perspetiva centrada no paciente, mas também produzindo informação para monitorizar as políticas de saúde pública. 

Cerca de 20% da produção científica do Iscte é dedicada à saúde. Este é um corpo de investigação com uma diversidade considerável, mas maioritariamente compatível com o conceito de Saúde Societal. Os projetos, publicações, teses e dissertações desenvolvidos no Iscte incluem determinantes de diferentes níveis, que vão dos fatores individuais e de grupo, aos determinantes comunitários, às políticas públicas e aos aspetos ambientais. Áreas como a Gestão de Cuidados de Saúde, a Sociologia da Saúde, as Políticas de Saúde Pública, a Psicologia da Saúde ou Tecnologias na Saúde têm vindo a crescer, envolvendo um número relevante de projetos e investigadores.

Neste contexto, o Iscte_Saúde cria um espaço interdisciplinar de investigação aplicada à saúde do Iscte, onde se reúnem investigadores de diferentes áreas disciplinares. Uma rotina de encontros e discussão explora as ligações de investigação entre várias áreas. As ações promovidas desenvolvem-se em três dimensões de atuação concretas:

- Projetos investigação interdisciplinares (Pi2)

- Laboratório de Ideias e Intervenções sobre Saúde (Labi2)

- Reuniões Regulares sobre investigação outros interesses (Reuni2)

 

Alguns projetos de investigação em saúde desenvolvidos no Iscte:

  1. INNOVEC’EAU, SUDOE - Analisa a perceção dos cidadãos em relação aos produtos farmacêuticos existentes nas águas (https://ciencia.iscte-iul.pt/projects/residus-medicamenteux-dans-les-rejets-detablissements-pour-personnes-agees-ehpad-et-residences/708 ; https://innovec-eau.univ-perp.fr/pt)
  2.  QUASER - Importância da qualidade das unidades de saúde na recuperação e satisfação dos pacientes (https://ciencia.iscte-iul.pt/projects/quality-and-safety-in-european-union-hospitals-a-research-based-guide-for-implmeenting-best/1362; https://cordis.europa.eu/project/id/248303)
  3.  HEALTHDOX – Estudos sobre as consequências da desumanização nos serviços de saúde na análise das políticas públicas de saúde (https://ciencia.iscte-iul.pt/projects/the-paradox-of-health-care-futures/1112; https://www.norface.net/project/healthdox/)
  4.  INHERIT H2020: Estudos sobre desigualdades e saúde, os fatores sociais e económicos que afetam a saúde e o bem-estar (https://ciencia.iscte-iul.pt/projects/inter-sectoral-health-environment-research-for-innovations/707; https://inherit.eu/project/)
  5. MYWEB – Avalia a viabilidade da implementação de um Estudo Longitudinal Europeu para Crianças e Jovens (ELSCYP) sobre o tema do bem-estar (https://ciencia.iscte-iul.pt/projects/measuring-youth-well-being/41; https://fp7-myweb.eu)
  6. SOS PAIN - Projeto que explora como a classe social pode influenciar a avaliação e o tratamento da dor. (https://ciencia.iscte-iul.pt/projects/on-the-pains-of-social-standing-understanding-the-role-of-patient-social-status-on-pain-assessment/559; https://www.iscte-iul.pt/noticias/1701/classe-social-tem-influencia-na-avaliacao-tratamento-dor)
  7. SIforAGE – Projeto sobre inovação social e envelhecimento ativo e saudável (Ageinghttps://www.age-platform.eu/publications/project-white-paper%C2%A0%E2%80%9Cmaking-choices-society-all-ages%E2%80%9C; https://www.youtube.com/watch?v=95FPiEh-caM; https://issuu.com/santacasadamisericordiadelisboa/docs/ebook_pt.-_final_27.01-2015._pdf
  8. Tecconhecimento: envolvimento das pessoas idosas com tecnologias – projeto em parceria com a SCML (https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/15304)
  9. Seeyourage (com SCML) – Projecto intergenerational de mindfulness para combate ao idadismo em pessoas idosas e crianças (https://www.youtube.com/watch?v=xEgtANi5n9o)
  10. Participative Prevention of Psychosocial Emergent Risks in SMEs -  Acções preventivas para os Riscos Psicossociais Emergentes que as PMEs enfrentam, transversais à indústria e intersectoriais (https://ciencia.iscte-iul.pt/projects/participative-prevention-of-psychosocial-emergent-risks-in-smes/788)
  11. Biblioteca de Literacia em Saúde: A Biblioteca de Literacia em Saúde tem o objetivo de promover o acesso à informação sobre saúde, tornando as pessoas mais autónomas em relação à sua saúde e à saúde dos que as rodeiam; iniciativa do Ministérios da Saúde (https://biblioteca.sns.gov.pt/)
  12. O projeto Literacia em Saúde em Portugal foi uma iniciativa do Programa Inovar em Saúde da Fundação Calouste Gulbenkian. O inquérito sobre Literacia em Saúde realizado em Portugal (ILS-PT) foi desenvolvido e aplicado por uma equipa do CIES-IUL (ISCTEIUL) e teve como principal objetivo conhecer os níveis de literacia em saúde em Portugal, identificar as principais limitações, problemas e entraves neste campo na sociedade portuguesa, e, claro, orientar ações no sentido da sua melhoria. (https://content.gulbenkian.pt/wp-content/uploads/2017/08/29203225/PGISVersCurtaFCB_FINAL2016.pdf)
  13. Projeto Literacia em Saúde e Coesão Social em Populações Migrantes: Prevenção de Doenças Não Transmissíveis. Da iniciativa de uma equipa de investigação da ENSP-NOVA visa, através de abordagens inovadoras, dar resposta a um importante desafio de Saúde Pública, como são as necessidades prioritárias de saúde de populações em maior desvantagem social e marginalizadas. (https://www.ensp.unl.pt/apresentacao-do-projeto-literacia-em-saude-e-coesao-social-em-populacoes-migrantes-prevencao-de-doencas-nao-transmissiveis/)
  14. Covid Check - Esclarecer as principais questões dos portugueses sobre a pandemia de Covid-19 (https://ciencia.iscte-iul.pt/projects/covid-check-/1363)
  15. DeStress - Desenvolver Competências para a Resiliência ao Stress (https://ciencia.iscte-iul.pt/projects/developing-competencies-for-stress-resilience-smes/1278)
  16. WELLy - Introdução do perfil profissional de um Gestor para o Bem-Estar no Trabalho para prevenir e combater o stress relacionado com o trabalho (https://ciencia.iscte-iul.pt/projects/welly-introducing-the-job-profile-of-a-manager-for-work-well-being-to-prevent-and-combat-work/1292)
  17. AAL4ALL – Ambiente Assisted Living para todos (https://ciencia.iscte-iul.pt/projects/aal4all--ambient-assisted-living-for-all/1031)
  18. TAILORPHY - Sensores inteligentes e ambientes adaptados para fisioterapia (https://www.cis.iscte-iul.pt/Projects.aspx?Lang=pt&id=315)
Voltar ao topo