Quem pode candidatar-se?

  1. É nacional de um país da União Europeia?

    Enquanto estudante nacional de um país da União Europeia ou equiparado, usufrui de um estatuto idêntico ao de qualquer estudante português, beneficiando das mesmas condições no acesso a todos os cursos do ISCTE-IUL.

    Neste caso, as candidaturas a cursos de 1.º Ciclo, são realizadas através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público (CNA), a principal via de acesso ao Ensino Superior em Portugal.

    Mais informações podem ser obtidas junto do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior do ISCTE-IUL

  2. Não é nacional da União Europeia e reside legalmente em Portugal há mais de 2 anos e os seus pais também?

    Neste caso, encontra-se equiparado ao estudante nacional da União Europeia. Por favor, leia a informação anterior.

  3. Pode usufruir do Estatuto de Estudante Internacional (EEI) no ISCTE-IUL?

    O Estatuto do Estudante Internacional (EEI), criado em 2014, veio permitir que estudantes que não possuam nacionalidade portuguesa ou nacionalidade de outro Estado-membro da União Europeia se candidatem a cursos de 1º. Ciclo oferecidos pelo ISCTE-IUL através um concurso especial de acesso e ingresso para estudantes internacionais. Pode consultar os Estados-membros da UE aqui.

Perfil dos candidatos

  • Não se encontrem a frequentar o ISCTE-IUL no âmbito de programas de mobilidade internacional ao abrigo de acordos de intercâmbio com esse objetivo;
  • Residam legalmente em Portugal há menos de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano em que pretendem ingressar no ISCTE-IUL (também os pais dos candidatos não podem residir legalmente no país há mais de dois anos!). O tempo com autorização de residência para estudo não é contabilizado como tempo de residência em Portugal.
  • No caso de ter duas ou mais nacionalidades estrangeiras, mas uma delas corresponder à nacionalidade de um Estado-Membro, exceto Portugal, só pode candidatar-se a este concurso se não tiver residência habitual nesse país;
  • Não ter ingressado no Ensino Superior através dos regimes especiais de acesso e ingresso organizados a nível nacional pela DGES.

Se nesta fase lhe surgirem algumas dúvidas, por favor contate: internationalstudent@iscte-iul.pt 

Mais Informações

Diploma Estudante Internacional
Voltar ao topo
Aviso de cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...