No âmbito das atividades de Formação de Utilizadores, e como complemento à formação atualmente disponibilizada, os Serviços de Informação e Documentação do Iscte disponibilizam aos seus utilizadores, através da plataforma de E-learning (Blackboard), conteúdos para a formação em algumas das bases de dados disponíveis na e através da Biblioteca.

As seguintes Unidades Curriculares já se encontram disponíveis:

  • b-on (Biblioteca do Conhecimento Online)
  • Retrievo (Portal Agregador de Conteúdos)
  • ABI/INFORM Complete

As Unidades Curriculares encontram-se disponíveis em https://e-learning.iscte-iul.pt/ onde poderá aceder à plataforma utilizando as credenciais fornecidas pelos Serviços de Informática.

Ainda na modalidade de E-learning, os Serviços de Informação e Documentação disponibilizam conteúdos de formação online na plataforma https://online-learning.iscte-iul.pt/, numa parceria com o Laboratório de Línguas e Competências Transversais:

Módulo 1 - Informação científica: o que é?
Módulo 2 - Integridade académica, respeito pela criação intelectual e direitos de autor
Módulo 3 - O que se entende por plágio
Módulo 4 - Como prevenir o plágio: conhecer as fontes de informação
Módulo 5 - Como prevenir o plágio: avaliar as fontes de informação
Módulo 6 - Como prevenir o plágio: organizar a informação
Módulo 7 - Como prevenir o plágio: referenciar as fontes de informação
Módulo 8 - Como prevenir o plágio: aplicar estilos e normas
Módulo 9 - Gestores bibliográficos automáticos
Módulo 10 - Ferramentas de deteção de plágio
 
Módulo 1 - Instalação e criação de uma conta
Módulo 2 - Adicionar documentos
Módulo 3 - Organizar a biblioteca
Módulo 4 - Ler, sublinhar e anotar
Módulo 5 - Pesquisa e importar documentos
Módulo 6 - Função sincronizar
Módulo 7 - Escrever e citar
Módulo 1 - O que é o Acesso Aberto?
Módulo 2 - Como pode ser concretizado?
Módulo 3 - Quais as vantagens do Acesso Aberto?
Módulo 4 - Acesso Aberto e direitos de autor
Módulo 5 - O caso do Iscte
Módulo 6 - Quais os aspetos a considerar antes de publicar?
Módulo 7 - Quais os aspetos a considerar depois de publicar?
Módulo 8 - Do Acesso Aberto à Ciência Aberta
Voltar ao topo