Buddy Mentoring - GAA

O Buddy/mentoring constitui-se como um projeto de apoio inter-pares, destinado a estudantes internacionais em mobilidade no ISCTE-IUL e a estudantes do ISCTE-IUL em fase de preparação de uma futura mobilidade.

Este projeto, organizado pelo Gabinete de Relações Internacionais (GRI) em colaboração com Gabinete de Aconselhamento ao Aluno (GAA), pretende facilitar o acolhimento e a integração do estudante estrangeiro até à sua progressiva autonomização, recorrendo a estudantes mais experientes (dos 2.º e 3.º anos) que se constituam como guias/mentores. De igual modo, permite preparar a futura mobilidade dos estudantes nacionais envolvidos, contribuindo para que a sua experiência seja bem sucedida.

O buddy/mentor funciona como o contacto por excelência dos alunos internacionais, que pretendem estudar no ISCTE-IUL por um período temporário de estudos e/ou estágio, mesmo antes da sua chegada. O Buddy Mentoring funciona em grupos compostos por 2 buddies/mentores e cerca de 8 a 10 alunos estrangeiros/mentorandos, todos pertencentes à mesma Escola.

A aposta no mentorado em grupo visa facilitar a socialização dos mentorandos, aumentar a capacidade de resposta e repartir a responsabilidade dos mentores. Trata-se de um projecto voluntário, tanto para mentores como para mentorandos.

Porquê um projecto de Buddy Mentoring?

Vários estudos têm demonstrado a influência do processo de adaptação ao ensino superior no (in)sucesso académico e abandono escolar. A transição para o ensino superior é uma fase crítica, de grandes e rápidas mudanças para os estudantes: há a necessidade de adaptação a um novo estabelecimento e novos métodos de ensino, de integração num novo grupo de pares, de adequação dos métodos de estudo e de trabalho, entre outros desafios exigentes.

Por terem passado recentemente por estes mesmos desafios e os terem superado com sucesso, os alunos dos 2.º e 3.º anos são uma excelente ajuda à integração dos novos alunos, podendo modelar estratégias adequadas para superar as dificuldades, além de promoverem a socialização com o novo meio.

Quais são os principais objectivos do Projecto Buddy Mentoring?

O projecto Buddy Mentoring tem como grandes objetivos:

  • Acolher, acompanhar e integrar os alunos do 1.º ano, ajudando-os no processo de transição para o mundo universitário;
  • Prevenir, detetar e combater dificuldades académicas, pessoais e sociais nos alunos recém-chegados;
  • Promover o espírito de entre-ajuda e coesão entre colegas, desenvolvendo estratégias de empowerment nos estudantes e favorecendo o ambiente académico no geral.

Quais os benefícios para os Mentores?

Os mentores têm a possibilidade de:

  • Desenvolver direta e indiretamente atitudes e competências em planeamento e organização de atividades (de apoio e entreajuda aos novos alunos);
  • Reforçar e/ou descobrir recursos e estratégias pessoais, de comunicação, resolução de problemas, e interação e decisão;
  • Desenvolver espírito de equipa, solidariedade e de liderança;
  • Intervir na vida académica e constatar os efeitos positivos da sua contribuição.

E os benefícios para os Mentorandos?

Os mentorandos têm a possibilidade de:

  • Aumentar com maior rapidez e menor dificuldade as estratégias para lidar com os problemas que vão surgindo;
  • Partilhar e resolver dificuldades ao nível da integração na faculdade, métodos de estudo e adequação vocacional;
  • Desenvolver a sua autonomia mais facilmente.

Como funcionará o Buddy Mentoring?

O Buddy Mentoring funcionará em pequenos grupos, num máximo de 5 mentorandos por mentor, e os mentores terão o apoio regular do GAA e dos professores do Departamento. Aos mentores será, também, proporcionada uma formação prévia ao acolhimento dos novos estudantes, e a participação no projeto será ainda certificada.

Para mais informações contactar:
gaa@iscte-iul.pt (Gabinete de Aconselhamento ao Aluno) ou iro@iscte-iul.pt (Gabinete de Relações Internacionais)

Voltar ao topo