Porquê o Iscte?

O Iscte é uma universidade pública inovadora e proativa focada no desenvolvimento do ensino e da investigação.

Porquê o Iscte?

Conhecimento e Inovação

A missão do Iscte é promover, estimular e preparar os estudantes para serem capazes de contribuírem, de forma significativa e marcante, na vida em comunidade. Dispondo, atualmente, de mais de 100 formações em todas as áreas do conhecimento, o Iscte apresenta-se como uma instituição inovadora e de referência que responde aos desafios da sociedade através do ensino e da investigação.

Internacionalização

A experiência internacional é um ingrediente fundamental do currículo dos estudantes. O Iscte tem uma estratégia de internacionalização que acompanha a crescente globalização do ensino, da investigação e da inovação. O Iscte tem acordos e protocolos de cooperação com universidades de todo o mundo, acolhe investigadores e docentes estrangeiros, oferece programas em duplo grau com algumas das mais reputadas universidades internacionais, promove a experiência internacional dos seus alunos e recebe estudantes de mais de 98 nacionalidades.

Lisboa capital do turismo e do ensino

Localizado no coração da cidade de Lisboa – eleita por múltiplos organismos internacionais o melhor destino turístico do mundo – o Iscte é a única instituição universitária pública do país com um campus unificado e centralizado, onde todas as áreas do conhecimento partilham o mesmo espaço, fomentando, assim, o contacto pessoal, a interação e a transdisciplinaridade. Os estudantes valorizam o ambiente transdisciplinar que experimentam no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. O rigor e, ao mesmo tempo, a informalidade são marca identitária das relações entre estudantes e docentes, o que se traduz num ambiente descontraído sem que se perca a exigência académica. Este ambiente é favorecido pela coexistência das quatro escolas no mesmo campus.

Sustentabilidade e Soft skills

Para o Iscte, a promoção da sustentabilidade nas suas múltiplas dimensões – ambiental, social e económica – faz parte da sua responsabilidade enquanto instituição de ensino superior. O Iscte foi a primeira universidade portuguesa a receber a Certificação Internacional do Ambiente, implementando quotidianamente medidas nas práticas de gestão da instituição, no ensino, na investigação e na extensão universitária que visam a garantia da sustentabilidade. Todos os planos de estudo do 1º ciclo integram, obrigatoriamente, unidades curriculares de competências transversais. Os estudantes desenvolvem soft skills como a capacidade para identificar problemas, flexibilidade, atitude positiva, boa comunicação, trabalho em equipa e outras características, que os ajudam a enfrentar os desafios do meio académico e do mercado de trabalho.

Fora da sala de aula e apoio ao estudante

No Iscte é possível encontrar uma série de grupos que dinamizam atividades que contribuem não só para o desenvolvimento pessoal e profissional, mas também para uma experiência académica única e inesquecível. Com mais de 16 núcleos de estudantes, uma tuna académica, associação de estudantes, entre outros, não falta espaço para o desenvolvimento de projetos pessoais e de atividades extracurriculares. Em paralelo, os Serviços de Ação Social estão ao dispor da comunidade estudantil para assegurar, sempre que necessário, o apoio financeiro através de bolsas de ação social, a colaboração institucional ou o alojamento.

Empregabilidade

Com mais de 96% de taxa de empregabilidade entre os estudantes recém-formados, o Iscte promove o acesso ao mercado de trabalho através de inúmeras atividades desenvolvidas ao longo do ano. Várias empresas e instituições recrutam habitualmente finalistas do Iscte, entre elas: Allianz, APAV, Caixa Geral de Depósitos, BANIF, Bayer, BMW, autarquias e outros organismos públicos, Central de Cervejas, CCB, CTT, Danone, Deloitte, EDP, El Corte Inglês, Ernst & Young, Galp Energia, IBM, Jerónimo Martins, KPMG, LNEC, L’Oréal, Nestlé, Novabase, Peugeot, Portugal Telecom, PwC e RTP.

Docentes e Alumni de eleição

O Iscte conta com um corpo docente vasto e de diferentes nacionalidades, extremamente qualificado e de áreas do conhecimento distintas. Com uma taxa de 100% de doutorados entre os seus docentes, a qualidade e a proximidade na transmissão do saber é um requisito reconhecido ao Iscte à escala global. Com mais de 6000 Alumni, o Iscte orgulha-se de ter diversos antigos estudantes nas mais diversas áreas profissionais da sociedade, indo do mundo empresarial à governação, passando pelo tecido social e industrial, a marca Iscte é distintiva na aquisição de competências e abertura de portas para o mundo do trabalho

Investigação

A investigação e o desenvolvimento científico são parte relevante da matriz do Iscte. Com centros de investigação em todas as áreas do saber, e reconhecidos internacionalmente, procuramos dar avanço ao conhecimento, colocando-o ao serviço das instituições, da economia e da sociedade.

Voltar ao topo