Missão

A ISTA – Escola de Tecnologias e Arquitetura do ISCTE-IUL promove a formação de profissionais capazes de responder aos grandes desafios que a Sociedade da Informação coloca na atualidade, e de desempenhar a prática da Arquitectura e do Urbanismo duma forma inovadora numa simbiose entre tecnologia e cultura.

Esta formação avançada é apoiada pelas nossas competências no campo da Arquitectura e Urbanismo e das Ciências e Tecnologias da Informação, e na sua interligação com as restantes áreas científicas do ISCTE-IUL, e é concretizada através dum leque de produtos diversificado que promove a versatilidade e capacidade de renovação dos seus alunos.

A ISTA conta atualmente com cerca de 2000 alunos, divididos por 15 cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, em horários diurno e pós-laboral, e disponibiliza ainda diversos produtos de pós-graduação de 2º e 3º ciclo. Estes produtos foram desenvolvidos em alinhamento com as recomendações das principais associações profissionais internacionais das áreas relevantes como o IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) e o ACM (Association for Computing Machinery), e os requisitos da Directiva europeia das Qualificações Profissionais, com origem no Comité Consultivo para a Educação e Formação no Domínio da Arquitectura (Comissão Europeia). A sua qualidade encontra-se certificada a nível nacional e internacional pela A3ES (Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior), e a ENAEE (European Network for Accreditation of Engineering Education).

Os produtos de ensino da ISTA caracterizam-se por uma forte ligação aos sectores públicos e privados associados, que se revela numa actualização permanente dos currículos respondendo às necessidades do mercado, e em diversas colaborações ao nível da investigação e ensino. Esta ligação contribui ainda para uma altíssima empregabilidade dos nossos cursos, que atinge os 97% segundo os últimos indicadores da Direcção Geral Ensino Superior. A qualidade dos nossos alunos revela-se ainda pelos diversos prémios que lhes foram atribuídos, tanto ao nível das tecnologias (prémios ANACOM, Comissão Europeia, etc.) como da arquitetura (prémios SECIL universidades, Larus/Jornal Arquitecturas, etc.).

Os nossos produtos apoiam-se num corpo docente altamente qualificado, que inclui ao nível da ISTA docentes nacionais e estrangeiros distribuídos por três departamentos, num total de mais de 100 professores, dos quais 82% doutorados. Este corpo docente é caracterizado por um forte dinamismo e interdisciplinaridade, sendo de salientar a forte ligação ao meio empresarial e as inúmeras actividades de coordenação e participação em projectos de investigação e desenvolvimento nacionais e internacionais. A nossa formação é ainda complementada pela participação de docentes do ISCTE-IUL com competências de gestão e ciências sociais, e especialistas profissionais das áreas de acção.

A ISTA desenvolve ainda investigação de excelência, realizada não só nos dois centros de investigação associados à escola, com elevados índices de produção científica e atracção de financiamento, mas também em colaboração com diversas empresas e centros de investigação de referência no país e no exterior. Daqui resulta a inclusão nos produtos de ensino dos mais avançados desenvolvimentos técnicos e científicos, e a exposição dos nossos alunos às melhores práticas de investigação e desenvolvimento.

A ISTA – Escola de Tecnologias e Arquitetura do ISCTE-IUL é um lugar de eleição para a criação e disseminação de conhecimento nestas áreas do saber, apostando numa relação diferenciadora com o meio social e empresarial envolvente, como é marca do ISCTE-IUL. Oferecemos um conjunto de produtos de ensino de referência que esperam contar com a sua participação, tanto para iniciar como para complementar a sua formação nestes domínios, e nesse sentido contribuir para a sua plena realização pessoal e profissional.

Carlos Sá da Costa
Diretor da Escola

 

Voltar ao topo