Teses e dissertações

Mestrado
Estudos da Deficiência e Direitos Humanos
Título

Estudantes da CPLP no ensino superior em Portugal: tendências de evolução e perfis sociais

Autor
Pedreira, Isabel Cardeal Viana
Resumo
pt
A mobilidade de estudantes constitui um dos aspectos mais visíveis do desenvolvimento internacional de comunidades científicas e académicas que se processa cada vez mais à escala global, mas ancora também em relações com raízes profundas, como é o caso dos vínculos pós-coloniais. Neste contexto, o presente trabalho estuda o universo de estudantes nacionais de países da CPLP, que frequentam o ensino superior em Portugal, procurando detectar as principais tendências da evolução da sua composição, bem como identificar os seus perfis sociais. Ao longo de dezassete anos, sob uma tendência para um crescimento moderado, verificam-se fortes variações, com o alargamento da quota-parte dos brasileiros, das mulheres e dos estudantes de pós-graduação (e a correlativa diminuição de homens africanos). Mulher, com menos de 30 anos, brasileira ou cabo-verdiana, seguindo, no primeiro caso, pós-graduações em Direito e ciências sociais em universidades públicas e, no segundo, licenciaturas em gestão e engenharia em universidades privadas e institutos politécnicos públicos, eis os perfis mais representativos. Os perfis sociais evidenciam um recrutamento selectivo (forte peso das classes superiores), mais ainda entre os «estudantes internacionais», que vieram expressamente para Portugal para seguir estudos superiores, do que entre os «imigrantes», que já antes residiam no País. No ponto de encontro entre as suas estratégias e as estratégias de internacionalização das instituições de ensino superior, no contexto da globalização e das migrações internacionais, Portugal continua a oferecer, em virtude dos vínculos linguísticos e pós-coloniais, um destino de eleição aos nacionais da CPLP que procuram prosseguir estudos no estrangeiro.
en
Student mobility is one of the most noticeable aspects of the development of international scientific and academic communities that increasingly takes place on a global scale, but it is also anchored in deep-rooted relations, such as post-colonial ties. In this context, this study focus on nationals from CPLP countries who come to higher education in Portugal, trying to detect the main trends in the evolution of their composition, as well as to identify their social profiles. Over seventeen years, under a trend of moderate growth, there are significant variations, with the enlargement of the share of Brazilian women and graduate students (and the corresponding decrease of African men). Women under 30 years of age, Brazilian or Cape Verdean, attending, in the former case, postgraduate courses in law and social sciences in public universities and, in the latter, graduate course in engineering and management in private universities and public polytechnics are the most representative profiles. Social profiles show a selective recruitment (heavy weight of the upper classes), more so among "international students", who come purposely to Portugal to attend higher education, than among "immigrants", who already lived in the country. At the meeting point between their strategies and the strategies of internationalization of the higher education institutions, in the context of globalization and international migration, because of language and postcolonial ties, Portugal continues to offer a preferred destination for nationals of CPLP countries seeking to pursue their studies abroad.

Data

06-fev-2014

Palavras-chave

Higher education
Migrações
Migration
Ensino superior
Mobilidade social
Social mobility
Perfis Sociais
Social profiles
Reprodução social
Mobilidade estudantil
Social reproduction
Student mobility

Acesso

Acesso livre

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