Parcerias

Associações e Redes Universitárias

COLUMBUS

Columbus é uma associação de universidades Latino-Americanas e Europeias criada em 1987. Com sede em Paris, actua na área da internacionalização do ensino superior e constitui uma rede que promove a organização de grupos de universidades, os quais, trabalham em conjunto na prossecução dos objectivos definidos no programa de cooperação universitária. É também uma agência que oferece formação, avaliação, auditoria e consultadoria a instituições de ensino superior e a organizações governamentais.

A Columbus desenvolve as suas actividades principais nas áreas da gestão universitária e da promoção da qualidade no ensino superior. Os seus membros participam nos processos de tomada de decisão das políticas de orientação do Programa, acedem a oportunidades de cooperação através de plataformas web, (fóruns de discussão sobre temas-chave da gestão no ensino superior e encontros anuais de membros) e beneficiam da participação nas iniciativas e eventos da associação a custos reduzidos. Contam, ainda, com o apoio permanente da Columbus no estabelecimento de contactos com universidades Latino-Americanas e Europeias e dispõem de assessoria especializada nas áreas de gestão interna.

Actualmente fazem parte da Associação Columbus41 instituições da América Latina e 21 da Europa.

logo columbus
 

EUA – European University Association

EUA é uma Associação Europeia de Universidades que apoia e representa instituições de ensino superior em 46 países. É constituída por instituições de ensino superior, associações de reitores e outras organizações com papel activo na área do ensino superior e investigação. As diversas iniciativas da EUA constituem uma plataforma de partilha e discussão de opiniões entre todos os membros, contribuindo, ao mesmo tempo, para a definição de políticas na área da investigação, ensino e inovação. Sendo missão da EUA contribuir para o desenvolvimento institucional das universidades e para a promoção e fortalecimento do Espaço Europeu de Ensino, destacam-se, entre as suas principais actividades:

  • Promover políticas que habilitem as universidades e outras instituições de ensino superior a responder às expectativas relativamente ao seu contributo para o desenvolvimento de uma sociedade do conhecimento;
  • Transmitir e defender estas políticas junto das diferentes entidades competentes e assegurar que a opinião das universidades seja tomada em linha de conta;
  • Manter os membros informados sobre as iniciativas que tenham impacto na vida das universidades;
  • Contribuir para o conhecimento e formação através de projectos que envolvam e beneficiem os seus membros;
  • Fortalecer o governo, liderança e gestão das instituições através de um conjunto de actividades que visem a aprendizagem mútua, intercâmbio de experiências e divulgação de boas práticas;
  • Desenvolver parcerias na área da investigação e ensino superior entre a Europa e o resto do mundo, com o objectivo de fortalecer as universidades europeias num contexto global. 

    logo EUA

 

EMUNI University

A Euro-Mediterranean University (EMUNI University) é uma universidade internacional, sedeada na Eslovénia, que representa uma das seis prioridades da União para o Mediterrâneo. A EMUNI tem por missão:

  • Aprovar a qualidade do ensino superior com a implementação de programas de ensino e de investigação;
  • Estabelecer um ambiente universitário que estimule a diversidade de culturas;
  • Assegurar infra-estruturas administrativas, operacionais e materiais que possibilitem o funcionamento e o desenvolvimento do ensino universitário.

    logo emuni

 

AULP - Associação das Universidades de Língua Portuguesa

A AULP uma organização internacional constituída por membros titulares e associados (Universidades e Instituições de Ensino e Investigação de nível Superior dos sete países de língua oficial portuguesa e Macau) que tem como objecto promover a cooperação entre universidades e instituições de ensino e investigação de nível superior por via do incremento do intercâmbio de investigadores e estudantes, estimulando a reflexão sobre a função do ensino superior e o desenvolvimento de projectos conjuntos de investigação científica e tecnológica, bem como o intercâmbio generalizado de informação.

Após 20 anos de actividade, a AULP multiplica esforços no sentido de consolidar laços e promover acções conjuntas entre os seus membros, para que se opere o reconhecimento da importância e da força desta comunidade de pessoas que falam a língua portuguesa e, sobretudo, que fazem investigação e estudos superiores.

logo AULP

 

 

CRUP - Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas

O CONSELHO DE REITORES DAS UNIVERSIDADES PORTUGUESAS foi criado pelo Decreto-Lei nº 107/79, de 2 de maio, com o principal objetivo de coordenar as atividades desenvolvidas no âmbito das Universidades.

As alterações normativas e institucionais no quadro jurídico da autonomia das instituições universitárias que posteriormente à data da publicação da legislação acima mencionada, vieram a ser aprovadas, conduziram à necessidade de se proceder à alteração do estatuto jurídico do CRUP, o que veio a concretizar-se através da publicação do Decreto-Lei nº 283/93, que define a competência e o funcionamento do Conselho, estabelecendo igualmente a composição e as atribuições dos seus órgãos.

Competências do Conselho

• Assegurar a coordenação e representação global das universidades nele representadas, sem prejuízo da autonomia de cada uma delas;
• Colaborar na formulação das políticas nacionais de educação, ciência e cultura;
• Pronunciar-se sobre os projectos legislativos que digam directamente respeito ao ensino universitário público;
• Pronunciar-se sobre questões orçamentais do ensino universitário público;
• Propor o regime disciplinar aplicável aos estudantes, após audição das suas estruturas representativas;
• Contribuir para o desenvolvimento do ensino, investigação e cultura e, em geral, para a dignificação das funções da universidade e dos seus agentes, bem como para o estreitamento das ligações com organismos estrangeiros congéneres;
• O Conselho é ainda ouvido sobre a criação, integração, modificação ou extinção de estabelecimentos de ensino universitário público.

logo crup

Video Center 40 Anos iscte-iul associação de estudantes clube iscte-iul loja online