Quem Somos

Doutorados Honoris Causa e Professores Eméritos

Doutorados Honoris Causa

2012 — Fernando Henrique Cardoso - Presidente da República Federativa do Brasil por dois mandatos consecutivos (1995-2002), Fernando Henrique Cardoso é atualmente presidente do Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC, São Paulo) e presidente de honra do Diretório Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Membro de diretorias e conselhos de várias instituições, é Presidente da Comissão Independente sobre AIDS e Direito, co-presidente da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia desde 2008, liderou em 2010 a criação da Comissão Global sobre Políticas de Drogas e é membro do Conselho de Líderes Globais para a Saúde Reprodutiva desde 2010. Nascido no Rio de Janeiro em 1931, foi casado com Ruth Cardoso e tem três filhos. O seu livro mais recente é «Xadrez Internacional e Social-Democracia» (Paz e Terra, 2010) e a sua Bibliografia atualizada está disponível no site www.ifhc.org.br.

2012 — Manuel Marín - Nascido em Ciudad Real (21/10/49), foi Vice-Presidente da Comissão Europeia na presidência de Jacques Delors e Jacques Santer e comissário europeu por três mandatos. Manuel Marín desempenhou um papel fundamental na criação do programa Erasmus enquanto Comissário para os Assuntos Sociais, Educação e Emprego. Membro das Cortes de Espanha em várias legislativas, sendo presidente na VII, foi também Secretário de Estado para as Relações com as Comunidades Europeias. Professor em várias universidades, é atualmente presidente da Fundação Iberdrola.

2011 — José Veiga Simão - Professor universitário, Doutor pela Universidade de Cambridge, Reitor da Universidade de Lourenço Marques (actual Universidade de Eduardo Mondlane) e embaixador na ONU. Foi ainda Visiting Fellow da Universidade de Yale e Director da Portuguese Heritage Foundation (USA). Veiga Simão desempenhou um papel fundamental na reforma do ensino superior em Portugal nos anos 70. Recebeu vários títulos honoríficos e distinções, entre os quais o de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Joanesburgo e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

2011 — André Jordan - Cidadão brasileiro e português, gestão e empresário em vários continentes e nas áreas do turismo, imobiliário e media. É membro, entre outros, do Conselho do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e do Conselho de Honra da Orquestra da União Europeia. Foi jornalista no início da carreira, tendo vários livros publicados. Presidiu, nomeadamente, aos Conselhos de Administração da Planal, S.A. (Quinta do Lago) e da Lusotur, S.A. (Vilamoura). André Jordan marcou o turismo português pela inovação e pelos patamares de qualidade dos seus empreendimentos. Recebeu várias distinções, entre as quais a Grã Cruz da Ordem de Mérito (Portugal) e as ordens do Rio Branco e de Tamandaré (Brasil). É cidadão honorário do Rio de Janeiro e recebeu a chave da cidade de Nova Iorque.

1999 — Immanuel Wallerstein - Licenciado na Universidade de Columbia e doutorado pela Universidade de Iorque, é também Doutor Honoris Causa da Universidade de Paris-Denis Diderot, da Universidade Livre de Bruxelas e da Universidade Nacional Autónoma do México. Sociólogo, publicou vasta obra sobre as mudanças sociais em África e sobre o sistema capitalista mundial.

Professores Eméritos

— Joaquim Maria Valença Pais de Brito
— João Carlos de Oliveira Moreira Freire
— João de Freitas Ferreira de Almeida
— Jorge Correia Jesuíno
— José Manuel Paquete de Oliveira
— Juan Pedro Mozzicafreddo
— Maria Benedicta Vassalo Pereira Bastos Monteiro
— Mário Murteira
— Miriam Halpern Pereira
— Victor Manuel Matias Ferreira
— Virgínia Maria Trigo
— Vítor Domingos Seabra Franco
— Vítor José Sequeira Rodão
Video Center 40 Anos iscte-iul associação de estudantes clube iscte-iul loja online