Campus Universitário

Os três lados do pentágono

“Há dez anos, quando desenvolvia um projecto que pretendia em betão branco, e acabou na gaveta, vim ver o recém construído Edifício da Ala Autónoma do ISCTE-IUL.

Era domingo, cheguei pelo lado norte e parei para observar a grande parede com os seus enormes vãos por trás dos quais passavam rampas. Para a direita o Edifício perdia altura e aproximava-se numa relação tensa do “velho” ISCTE-IUL. Contornei pela esquerda, pelo lado do cunhal mais alto, e percebi que a entrada estava voltada para a Avenida das Forças Armadas. O sol batia forte de nascente e no branco do betão recortava-se um longo conjunto de janelas, aos pares, em renques horizontais. Abriguei-me no recesso coberto, e pela porta de vidro vi o balcão da portaria, entalado entre um corredor de pé direito baixo e uma rampa por onde descia luz. A sul, uma grande parede quase cega, com um curioso conjunto de vãos na zona central, e por uma das frestas à altura dos olhos percebia-se um pedaço de relva molhada, para lá de um estreito corredor. Do lado poente, o Edifício ficava ligeiramente enterrado, os vãos eram maiores, e descendo as escadas a norte voltava-se ao espaço sombreado inicial.

Era possível construir em betão branco, com qualidade, em Lisboa. Era emocionante aquele Edifício de geometria limpa, forte e complexa, como uma enorme cunha encalhada no terreno.

Foi com alegria que nos últimos três anos passei de visitante a habitante da Ala Autónoma.

No interior do Edifício abre-se um espaço pentagonal irregular, cujo vértice é aberto e interceptado pelo corredor que liga os espaços dos alunos e dos docentes. Nas paredes deste espaço os vãos também variam, ao encontro da escala dos compartimentos a que pertencem.

Entre o complexo polígono formado pelas paredes periféricas do Edifício e as do pentágono irregular do espaço interior, definem-se três corpos estruturais com diferentes cérceas. A norte desenvolve-se o corpo de maior altura, com a entrada, a portaria, os acessos verticais, a cafetaria que dá acesso ao terraço, o centro de documentação que o encabeça e remata. A nascente, organiza-se o corpo de gabinetes dos professores, e a poente o corpo das aulas.

À grande escala do espaço das rampas de acesso, contrapõe-se o pequeno pé direito das galerias de distribuição horizontal que as acompanham.

A expressão de muitos dos espaços é fortemente acentuada pelas constantes variações de dimensão em largura e altura.

O corredor da sala 328 alarga, quando dobra para sul, para depois afunilar até à janela/fresta que se abre no topo. A forma e a cor do linóleo e a sanca de luz que bordeja o tecto de gesso, do lado oposto à grande parede de betão, apontam para a fresta no topo sul, a direcção da faixa de sol que a atravessa marca a hora do dia, mais alongada de Inverno e curta no tempo quente.

No intervalo das aulas, na zona larga deste corredor, formam-se grupos de animada conversa depois, à medida que a largura diminui, vamo-nos encostando às paredes, de pé e por vezes sentados num frente a frente de intimidade variável, até à fresta da luz. Quando todos entram nas salas e o corredor se esvazia, é frequente haver alguém que, ao fundo, aproveita o silêncio, a intimidade do beco e o lugar da luz, para telefonar.

De manhã, caminhando em direcção à aula de projecto na sala 326, pode atravessar-se o edifício antigo, passar pelo túnel que o liga à Ala Autónoma e subir ao piso três pela escada de planta em trapézio, ou em alternativa, aceder pela entrada principal, cumprimentar o segurança, alcançar o piso seguinte pela rampa e subir ao piso três pela mesma escada. No piso dois, junto à escada, na pequena assoalhada aberta e em bico, fica um banco de madeira, lugar de gente feliz.

Os arquitectos são os primeiros habitantes dos edifícios que projectam, neste caso, presumo, tão felizes como agora nós.”

Pedro Botelho

MIRANDA, B.P.; TEIXEIRA, M.H.G.; SANTOS, T. M. N. Raúl Hestnes Ferreira. Arquitectura e Universidade – ISCTE. Lisboa,1972 |2005. Lisboa: ISCTE, 2006. P.73-75

Video Center 40 Anos iscte-iul associação de estudantes clube iscte-iul loja online