Notícias

Investigação • 06 fev 2024
Convite à participação em Estudo sobre Dislexia entre universitários

Convite para participação no estudo: Identificação e caracterização da dislexia em estudantes universitários portugueses.

O presente estudo tem como objetivo identificar e caracterizar a dislexia e examinar os preditores desta perturbação do desenvolvimento cognitivo (i.e., os fatores que a explicam), numa amostra de estudantes universitários cuja língua materna é o Português Europeu.

A equipa de investigação é constituída pelos investigadores Sandra Fernandes (Investigadora responsável, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa - FPUL); Luís Querido (Egas Moniz School of Health & Science), Catarina Marques (Iscte-Instituto Universitário de Lisboa) e Arlette Verhaeghe (FPUL) e pela assistente de investigação Daniela Brás (FPUL).

Caso tenha diagnóstico de dislexia e seja estudante universitário (da Licenciatura de qualquer curso e instituição), com o Português Europeu como língua materna e queira participar neste estudo, deverá enviar email para a investigadora responsável (Sandra Fernandes sfernandes@psicologia.ulisboa.pt) manifestando o seu interesse. Além desta manifestação de interesse, terá de consentir a sua participação pelo preenchimento de um consentimento informado. Em resposta ao email, ser-lhe-á pedido que agende um período (sessão presencial de, no máximo, uma hora) à sua escolha, de entre várias alternativas, para a realização de algumas tarefas que lhe serão propostas. Trata-se de um conjunto de tarefas de leitura e escrita e outras relacionadas (e.g., memória fonológica, segmentação de palavras em sons, nomeação de cores e objetos). Nessa sessão, primeiramente (cerca de vinte minutos) preencherá o referido consentimento informado e será aferido o cumprimento dos critérios para dislexia estipulados para o estudo. Cumpridos esses critérios, com tarefas de rastreio, a sessão será continuada até aproximadamente uma hora e a participação no estudo assegurada.

A participação no estudo é inteiramente voluntária e os dados anonimizados, sendo atribuído a cada participante um número aleatório sem ligação a dados de identificação pessoal. Os/as participantes são inteiramente livres de desistir quando o desejarem, sem necessidade de justificação e sem que isso os/as prejudique de alguma forma. Para tal, basta que o comunique ao(à) investigador(a)/assistente de investigação.

A participação (condicional ao cumprimento dos critérios para dislexia) será recompensada com a atribuição de 2 vouchers-FNAC (valor total de 20 Euros) por participante.

Os procedimentos do estudo e os dados recolhidos no seu âmbito serão tratados em conformidade com as regras da Comissão de Ética e Deontologia da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, que aprovou o projeto. Os dados recolhidos não serão tornados públicos de forma individualizada, nem passados a terceiros. Em trabalhos científicos, eventualmente publicados, os dados serão estatisticamente apresentados na sua globalidade. Apenas os/as investigadores/as associados ao estudo poderão aceder aos dados, estando este acesso protegido por código.

Ao participar neste estudo está a contribuir para a validação de tarefas úteis na identificação e caracterização da dislexia nos jovens adultos, em Portugal, e para uma melhor compreensão desta perturbação do neurodesenvolvimento nesta população.

Voltar ao topo