ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
O Iscte marca presença no mais recente episódio do podcast (IN)Pertinente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, com a participação da Professora Catarina Roseta-Palma, especialista em Sustentabilidade e antiga Diretora de Sustentabilidade do Iscte.
Episódio completo no Spotify.
Decorreu, na primeira semana de dezembro, os trabalhos de auditoria externa ao sistema de responsabilidade social do Iscte. A responsabilidade social faz parte da missão e valores do Iscte, mas também se traduz no dia-a-dia da gestão da instituição, integrando todas as pessoas da comunidade académica. Quando uma instituição se propõe a este tipo de certificação, submete-se a uma auditoria a várias dimensões como sejam as práticas laborais, a segurança e saúde no trabalho, e o bem-estar da comunidade.
Legenda: Associação Académica da Universidade do Minho; Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Federação Académica de Lisboa; Associação de Estudantes do Iscte, do Seminárário: Campus do Futuro (23 de setembro de 2025).
O Iscte é certificado desde 2020 e todos os anos renova o compromisso com a responsabilidade social na gestão da instituição. Agora, no final de 2025, o resultado da auditoria sublinhou o investimento do Iscte no envolvimento das partes interessadas, na continuidade dos projetos de melhoria organizacional, na modernização das infraestruturas e no reforço das residências universitárias. Foi também valorizada a participação dos estudantes em processos de gestão, como reuniões de comissões pedagógicas e auditorias. Tal só é possível com o trabalho e dedicação de todo o pessoal docente, de investigação e técnico, ao longo de todo ano, incluindo a disponibilidade e empenho na participação nestes processos.
Esta certificação inscreve-se no compromisso alargado com a sustentabilidade ambiental, social e de governação, através de investimentos estruturais no campus de Lisboa, ações de capacitação da comunidade e melhorias nos nossos sistemas de gestão.
Em 2025, avançou-se na execução do projeto “Eficiência Energética no Campus Iscte” (+inf.), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, que representa um investimento superior a 4,1 milhões de euros. Concluímos a substituição de vãos envidraçados, a renovação e modernização de equipamentos e da rede de distribuição de água e a aplicação de isolamento térmico no Edifício 2. Estão em curso intervenções como a instalação de painéis fotovoltaicos, a modernização da iluminação e a implementação de um novo sistema de gestão de energia. Estas ações contribuem para o cumprimento do Plano de Eficiência Energética do Iscte, enquadrado no Programa de Eficiência de Recursos e de Descarbonização na Administração Pública (ECO.AP 2030).
Legenda: 2ª edição da formação Gestão de Energia e Recursos, que que decorreu no Iscte, a 23 de Outubro de 2025.
O investimento nesta área está também refletido na presença do Iscte em rankings internacionais sobre sustentabilidade. Em 2025, continuámos a estar presentes no THE Impact, da Times Higher Education, que se orienta pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e no ranking internacional UI Greenmetric, que valoriza as práticas materiais de gestão sustentável. Os resultados do Greenmetric saíram agora, no início de dezembro, e as melhores pontuações do Iscte estão exatamente na gestão de energia e água.
Legenda: Lançamento do Relatório de Sustentabilidade 2023 e 2024 do Iscte, que decorreu no Iscte a 25 de setembro de 2025.
Ao longo do ano foram ainda organizadas várias iniciativas de promoção da literacia energética e de reflexão sobre a transição sustentável, a elaboração de um Manual de Gestão de Recursos para os trabalhadores e de um Guia Interativo de Sustentabilidade para os estudantes. Foi ainda em 2025 que publicámos o Relatório de Sustentabilidade do Iscte 2023 e 2024 (+inf.) e organizamos e participámos em eventos de divulgação do projeto de eficiência energética do Iscte e de reflexão sobre o papel das instituições de ensino superior na transição para a sustentabilidade, em parceria com Associação de Estudantes do Iscte (+inf.).
Em janeiro de 2026, o trabalho continuará com as auditorias aos Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiente, integrando o ciclo de melhoria sistemática que orienta a política de qualidade (+inf.) e de sustentabilidade (+inf.). Em 2026, vamos ainda desenvolver o Roteiro para a Sustentabilidade 2030 do Iscte. Com estes passos, continuamos a integrar a sustentabilidade na gestão do Iscte, no ensino, na investigação e na interação com a sociedade.
No dia 23 de outubro de 2024, o Iscte acolheu a 4ª edição do workshop “Mural do Clima”. Este evento proporcionou aos participantes uma compreensão aprofundada das questões climáticas, incentivando-os a tomar medidas concretas para enfrentar os desafios ambientais.
O workshop “Mural do Clima” destacou-se pela sua abordagem interativa, permitindo que os participantes explorassem as causas e consequências das mudanças climáticas de forma colaborativa. Através de atividades práticas e discussões dinâmicas, os participantes puderam desenvolver uma visão holística dos problemas ambientais e identificar ações efetivas para a sustentabilidade.
Este evento reflete o compromisso contínuo do Iscte com a promoção da sustentabilidade e a educação ambiental, alinhando-se com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e reforçando a importância da ação coletiva na luta contra as alterações climáticas.
23 de outubro de 2024
No dia 15 de outubro de 2024, o Iscte organizou um evento dedicado à discussão dos desafios e oportunidades na promoção de práticas pedagógicas orientadas para a sustentabilidade. Durante o encontro, foram partilhadas diversas experiências e estratégias para integrar a sustentabilidade no ensino.
O Iscte reafirmou o seu compromisso com práticas sustentáveis, promovendo a sustentabilidade dentro e fora do campus universitário, abrangendo as dimensões Planeta, Pessoas e Prosperidade.
No âmbito das suas atividades, a instituição pretende contribuir para a transição para a sustentabilidade através da criação de conhecimento, inovação, educação, formação e cultura para a sustentabilidade, direcionadas a estudantes, docentes, investigadores e técnicos.
No plano letivo, este compromisso é operacionalizado pela identificação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) associados a cada unidade curricular (UC), conforme descrito nas respetivas fichas de unidade curricular (FUC).
15 de outubro de 2024
No dia 25 de setembro de 2024, Dia Nacional da Sustentabilidade, o Iscte promoveu um seminário dedicado aos desafios e oportunidades do Roteiro para a Neutralidade Climática, no contexto das instituições de ensino superior. Este evento foi uma oportunidade para discutir e identificar cenários e caminhos que podem contribuir para alcançar a neutralidade carbónica até 2050.
Durante o seminário, foram apresentados os cálculos da pegada de carbono do Iscte para o período de 2019 a 2023, bem como a proposta de roteiro para a neutralidade climática da instituição. Estes dados são fundamentais para orientar as ações futuras e garantir que o Iscte continue a liderar pelo exemplo na promoção da sustentabilidade.
O evento contou com a participação de especialistas e membros da comunidade académica, que partilharam insights valiosos e discutiram estratégias inovadoras para reduzir as emissões de carbono. A iniciativa reforça o compromisso do Iscte com a sustentabilidade e a importância de ações concretas para enfrentar os desafios climáticos.
Para mais detalhes e registo fotográfico do evento, visite: https://flic.kr/s/aHBqjBKsMu
25 de setembro de 2024
O Iscte acolhe a exposição “tODxS pela Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global”. A exposição foi inaugurada a 23 de maio, a par com a realização de um debate sobre “Paz, Segurança e Democracia”, e está patente no piso 1, muito próximo da receção do Edifício 2 do Iscte, onde pode ser visitada até 12 de junho.
O Iscte mantem a certificação ISO 9001, ISO 14001 e NP 4469 pelo Bureau Veritas.
A certificação demonstra o compromisso do Iscte na implementação de um sistema de gestão da qualidade, do ambiente e da responsabilidade social e da melhoria contínua.
Em ano marcado pelos investimentos em sustentabilidade, o Iscte registou:
Foi realizado nos passados dias 22, 23 e 24 de Junho a reunião do Projeto QualEnv na Universidade da Costa Rica. Que contou com a participação do Iscte, enquanto coordenaçao, e de 10 Universidades Latino-Americas e mais 2 Universidades Europeias.
Legenda: Grupo de trabalho do projeto QualEnv
No âmbito das comemorações dos 50 anos do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, foi realizada uma semana dedicada ao tema da sustentabilidade, de 2 a 6 de maio, com a realização de diversas atividades e iniciativas dedicadas a esta área.
Dada a importância da Educação para a transição digital e climática e para a persecução dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a atingir até 2030, foi realizada uma conferência dedicada ao tema “As Universidades na era da transformação digital e climática”.
O Iscte pretendeu assim promover uma reflexão sobre o papel das Instituições de Ensino Superior para a transição digital e climática, debatendo os aspetos mais relevantes das oportunidades e desafios desta transformação.
Com o objetivo de alargar a reflexão à comunidade académica do Iscte, entre outras iniciativas, foram também realizadas: uma Exposição sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assim como um percurso pelo Campus do Iscte - Rota pelos ODS, uma Masterclass sobre a utilização de resíduos na arte e no design e ainda a construção de uma obra de arte feita de lixo.
O registo fotofráfico do evento poderão ser consultadas aqui.
No passado dia 23 de novembro de 2021, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e a par de outras atividades levadas a cabo pela Sustentabilidade do Iscte, a Unidade de Edifícios e Recursos convidou a Direção Municipal Higiene Urbana da Câmara Municipal de Lisboa (CML) a dinamizar uma ação de sensibilização sobre a Separação Seletiva de Resíduos.
Nesta ação de sensibilização estiveram presentes mais de 16 elementos afetos à prestação de serviços do Iscte (limpeza, manutenção e vigilância), concessionários, parceiros e a direção da AEISCTE.
No encerramento dos trabalhos a equipa técnica da CML foi agraciada com o “troféu” da Sustentabilidade do Iscte como forma de agradecimento pelo envolvimento e disponibilidade de participação nas inúmeras atividades desenvolvidas pelo Iscte nestas temáticas.
No próximo dia 24 de setembro o Iscte promove mais uma edição do BioBlitz @Iscte, que este ano se junta a duas iniciativas europeias: o primeiro BioBlitz conjunto europeu que decorre ao longo de 48 horas, e à Noite Europeia dos Investigadores.
Esta atividade de ciência cidadã tem um propósito científico útil, mas é também um momento lúdico e de aprendizagem para os participantes. Entre as 9h00 e as 19h00 junte-se a diversos especialistas no Iscte, e vamos procurar medir a biodiversidade no campus da Cidade Universitária, em Lisboa, através da contagem das espécies de aves, líquenes, insetos, plantas e répteis. Ao final do dia visite-nos na Noite Europeia dos Investigadores e venha observar os morcegos e as borboletas noturnas no Jardim Botânico da ULisboa.
Inscreva-se para participar nesta atividade. Se ainda não o fez, irá precisar de se registar no BioDiversity4All e descarregar a aplicação iNaturalist (Android ou iOS) para poder adicionar observações e contribuir para o maior Bioblitz europeu!
Esta é uma iniciativa organizada pelo Iscte e pelos parceiros do projeto europeu Noite Europeia dos Investigadores 2021 – Science for Climate, o qual o Iscte integra. Contamos ainda com a associação BioDiversity4All, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Museu de Lisboa, e a Sustentabilidade Iscte como parceiros desta iniciativa.
+Informação em: http://noitedosinvestigadores.org/bioblitz
Está a chover e o teu guarda-chuva partiu-se? Não deites no caixote de lixo, traz para o Iscte! Recolhemos guarda-chuvas partidos para o projeto R-Coat @shoprcoat, desenvolvido por uma antiga aluna do Iscte, que os transforma em novos impermeáveis, chapéus e calções. Procura o contentor (feito de guarda-chuvas) na entrada do Piso 2, edifício II.
+ Informações em sobre o projeto: https://r-coat.com/
O Iscte alcança o nível “GOLD” no Healthy Campus, reconhecimento atribuído pela Federação Internacional de Desporto Universitário – FISU. Esta conquista deve-se à comunidade académica que, com as suas boas práticas de estilo de vida saudável, fazem do Iscte uma universidade sustentável!
O Iscte foi a primeira Instituição de Ensino Superior a ser reconhecida pela FISU, em 2019. Após a integração do Bem-Estar na Sustentabilidade do Iscte, e consequente desenvolvimento e implementação de um plano de ação no âmbito do Sistema Integrado de Garantia de Qualidade (SIGQ_Iscte), o Iscte viu reconhecido mais de 80 critérios dos 100 elegíveis.
Mais informação sobre os sistemas certificados do Iscte, clique aqui
O Alumni Clube Iscte, em parceria com a Sustentabilidade do Iscte, organizou um Ciclo de 5 Conferências denominado “A Emergência da Sustentabilidade“. Esta iniciativa contou com 18 oradores de diversars empresas e instituições, 5 moderadores da academia e 714 participações.
As inscrições para a VII Edição da Academia GRACE já estão a decorrer, participa!
A sétima edição da Academia GRACE, um dos pilares do Projeto Uni.Network, tem como principal objetivo promover a ligação entre as empresas e os estudantes das Entidades Académicas portuguesas na temática da Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade.
Este ano letivo 2020/2021, deves trabalhar o tema da Agenda 2030 - O desafio de Build Back Better.
As candidaturas encontram-se abertas até dia 21 de Maio de 2021 e todas as informações e Regulamento estão disponíveis em https://gracept.wixsite.com/academiagrace.
No seu 48º aniversário, o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, vê reconhecido o seu compromisso institucional com a sustentabilidade através da certificação do sistema de gestão da Responsabilidade Social, segundo a norma portuguesa NP 4469:2019. Esta certificação reconhece o que tem sido a cultura do Iscte na promoção de um sistema de práticas socialmente responsáveis e orientadas para a agenda do desenvolvimento sustentável. Foi igualmente renovada a certificação da Qualidade, segundo o referencial NP EN ISO 9001:2015, e a Certificação Ambiental, NP EN ISO 14001:2015.
A sustentabilidade e a qualidade são elementos fundamentais no Iscte. A gestão eficiente dos recursos segue princípios de responsabilidade social e ambiental e serve a missão de produzir e disseminar conhecimento que beneficia a sociedade em geral. Tem sido esse o papel do Iscte, visível e constante no passado, no presente e nos projetos futuros.
A comunidade Iscte é composta por cidadãos responsáveis e conscientes do seu papel enquanto agentes da mudança. Estudantes, docentes, investigadores e funcionários técnicos fazem do Iscte uma universidade sustentável que constrói o futuro, um espaço para crescer.
No dia Mundial da Qualidade o Iscte publica o seu primeiro relatório de sustentabilidade espelhando, desta forma, a perfeita integração entre estas duas áreas. O Iscte é certificado pela qualidade há mais de 10 anos, sendo a primeira universidade portuguesa com certificação ambiental (ISO NP 9001:2015 e ISO NP 14001:2015).
Com este Relatório de Sustentabilidade, o Iscte comunica à comunidade académica, e a todos os interessados, o seu desempenho nas diferentes dimensões da sustentabilidade: Planeta (Ambiente), Pessoas (Social) e Prosperidade (Económica).
O relatório é o reconhecimento da responsabilidade institucional na promoção da sustentabilidade, em alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.
Pode aqui conhecer melhor a abordagem do Iscte à sustentabilidade e saber o que tem sido feito nos últimos dois anos (2018 e 2019). O relatório foi elaborado de acordo com as Normas da Global Reporting Initiative (GRI), que garantem a qualidade das informações relatadas, e contou com a colaboração de toda a comunidade.
Apresenta informação sobre o ensino-aprendizagem, a investigação, a interação com a sociedade e o nosso campus, indicando em cada caso quais são os ODS mais relevantes.
Esperamos que a leitura deste relatório seja inspiradora!
Consulte o Relatório de Sustentabilidade 2018/2019 do Iscte.
Reveja a sessão sobre a Integração dos ODS na Estratégia das Instituições de Ensino Superior, com a participação da Diretora de Sustentabilidade do Iscte.
Vai decorrer a Semana do Mar no Iscte, de 20 a 23 de maio de 2019. Os objetivos desta iniciativa são para sensibilizar a comunidade para a correta deposição dos resíduos, em especial as beatas de cigarro e plásticos descartáveis. Trata-se de uma ação positiva, educativa e de cidadania, à qual o Iscte se associa e promove junto da sua comunidade académica.

Um BioBlitz é uma atividade que procura medir a biodiversidade de um local, pela contagem das espécies existentes! Esta atividade de ciência cidadã tem um propósito científico útil, mas é também um momento lúdico e de aprendizagem para os participantes.
Percurso - Campus Cidade Universitária, Lisboa
Ponto de encontro - Iscte, edifício Sedas Nunes
Programa
09h00 | grupo Aves
10h30 | grupo Plantas
14h00 | grupo Insetos
15h30 | grupo Líquene
Com o objetivo de estabelecer sinergias e a partilha de boas práticas de sustentabilidade implementadas no campus, o Iscte recebeu no passado dia 25 de Fevereiro o Instituto da Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho. A visita procurou dar a conhecer o Sistema Interno de Garantia da Qualidade, e o Sistema de Gestão Ambiental, tendo sido realizada uma visita à eco árvore, mural solidário, VFABLAB e ao AUDAX.
Legenda: Nuno Catarino (Assessor da Direção do ib-s UMinho), Carla Matias (Gestora de Qualidade), Vasco Rato (Membro do Grupo de Trabalho Executivo para a Sustentabilidade), Nádia Romano (Coordenadora da Dimensão Ambiental), Rosário Candeias (Coordenadora da Dimensão Social), Raquel Velada (Diretora da Qualidade), Tiago Miranda (Diretor Executivo, ib-s UMinho), Catarina Roseta Palma (Diretora de Sustentabilidade), Carla Farelo (Gestora de Sustentabilidade).
Realizou-se no dia 21 de fevereiro a reunião do Grupo Alargado da Dimensão Social do Iscte, na qual estiveram presentes diversos membros da Comunidade Académica. Este grupo tem por objetivo discutir, recolher contributos e identificar recomendações e boas práticas no âmbito da Responsabilidade Social.

No dia 22 de janeiro 2019 o Iscte integrou a ALIANÇA ODS PORTUGAL, cuja missão é sensibilizar, informar, concretizar, monitorizar e avaliar a contribuição do setor empresarial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O Iscte tem como embaixadores para a promoção da Agenda 2030, e dos ODS em particular, a Investigadora Ana Patrícia Duarte (UNIDE-IUL) e o Professor Rogério Roque Amaro (ESCH).
Legenda: Mário Parra da Silva (Chair of the Board Global Compact Network Portugal/ Presidente da Aliança ODS Portugal); Catarina Roseta Palma (Diretora de Sustentabilidade) e Anabela Vaz Ribeiro (Diretora Executiva do Global Compact Network Portugal).
As inscrições para a V Edição da Academia GRACE já estão a decorrer, participa!
A Academia GRACE tem como centro o desenvolvimento de projetos académicos (individuais ou de grupo) sobre Responsabilidade Social Corporativa (RSC), Empreendedorismo Social ou sobre outra temática conexa.Este ano letivo 2018/2019, os alunos deverão trabalhar o tema das Cidades e Comunidades Sustentáveis. Para isso deves apresentar um projeto a ser desenvolvido no contexto de uma empresa, no âmbito do Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, tendo em consideração o contexto português e especificamente uma ou mais das seguintes áreas:
O Iscte é, desde 13 de dezembro de 2018, a primeira Universidade Portuguesa com Certificação Ambiental de acordo com a norma ISO 14001:2015. Este é um reconhecimento internacional atribuído apenas às instituições que garantem o cumprimento e a implementação das melhores práticas ambientais. Em 2018 o Iscte celebra ainda o seu 10º ano de Certificação da Qualidade.
Os vencedores da 1.ª edição de ArtZero foram:
1.º Prémio Júri: MicroPlástico no prato de Rui Dias
2.ª Prémio voto do público: Libertação às três pancadas do grupo T.R.O.L.H.A
O Iscte associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com as seguintes atividades:
20 novembro das 14h30 ás 17h00 – Visita ao Ecocentro do Lumiar (mediante inscrição);
21 novembro das 9h45 às 10h30 – Caminhada com recolha de resíduos (Praça do Edifício Seda Nunes);
22 novembro das 10h00 às 12h00 – Ação de sensibilização, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (mediante inscrição);
Exposição ArtZero - VOTE até dia 09 de dezembro na obra que mais goste. A obra com mais likes vai ganhar!
(visite a exposição na sala de estudo do edifício Sedas Nunes)
Saiba mais sobre esta semana em http://www.ewwr.eu
Outras informações sobre estas ou outras atividades da Sustentabilidade Iscte, por favor contacte-nos.
“Vamos tod@s pelos Objetivos Globais!” é o mote da exposição que vai estar no Iscte até ao próximo dia 20 de dezembro.
A exposição foi desenvolvida no âmbito do projeto Redes para o Desenvolvimento: Educação Global para uma Cooperação mais Eficiente e pretende promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
De 15 de novembro a 20 de dezembro de 2018, no túnel de ligação entre o Edifício Seda Nunes e o Edifício II.
Vamos tod@s pelos objetivos globais!
O Iscte convida toda a comunidade a participar no concurso de arte “ArtZero”.
Usa a tua criatividade e transforma os resíduos do campus do Iscte em arte.
Inscreve o teu projeto a partir do dia 24 de setembro de 2018.
1.º Prémio Júri: 300 €
2.ª Prémio voto do público: 50 €
Para mais informações consulta o regulamento do concurso Regulamento do Concurso ArtZero
Para se inscrever no concurso clique Inscricão
No passado dia 11 de setembro realizou-se o Encontro de Interlocutores da Qualidade e Sustentabilidade do Iscte.
Os interlocutores são parte essencial do Sistema Interno Garantia da Qualidade do Iscte e têm por responsabilidade dinamizar práticas da qualidade e sustentabilidade dentro da estrutura funcional do Iscte. (+ informações, clique aqui).
A reunião teve por objetivo realizar, numa primeira parte, o ponto da situação e planeamento de atividades e, numa segunda parte, um workshop sob o mote “I, We, ALL OF US”.
Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal – Ciência 2018 – contou com a comunicação “The diffusion of scientific knowledge of HEI through the lens of the SDGs” (ver apresentação) da Professora Ana Simaens e com “A dimensão social da promoção da geração de energias renováveis e infraestruturas associadas: Alguns resultados e direções futuras” (ver apresentação) da Investigadora Susana Batel
No dia 2 de julho a Associação Columbus e a Universidade de Gotemburgo visitaram o Iscte com o objetivo de contribuir para o processo de implementação do Sistema de Gestão Ambiental.
No âmbito do projeto de Sustentabilidade no Iscte foi estabelecido em 2017 uma parceria com a Associação de Universidades Europeias e da América Latina (Associação COLUMBUS), a Universidade de Gotemburgo, e a Universidade de Aveiro (UA). Esta parceria colabora para a criação, implementação e certificação do Sistema de Gestão Ambiental.
Legenda: Nádia Romano (Coordenadora da Dimensão Ambiental do Iscte); Vasco Rato (Diretor de Sustentabilidade do Iscte); Ullika Lundgren (Universidade de Gotemburgo); Rosário Candeias (Coordenadora da Dimensão Social do Iscte); Carla Farelo (Gestora de Sustentabilidade do Iscte); Catarina Roseta Palma (Futura Diretora de Sustentabilidade do Iscte); Raquel Velada (Diretora da Qualidade do Iscte); Daniel Samoilovich (Associação Columbus)
A aluna do Iscte Anna Masiello foi finalista no concurso “I LIVE GREEN” da Agência Europeia do Ambiente, com o seu vídeo “Waste-Free Cold”.
Organizado pela Agência Europeia do Ambiente (AEA) a iniciativa “I live Green” convida todos os partilhar as suas ações ecológicas através de vídeos de curta duração.
O GPSQ (Gabinete de Planeamento, Sustentabilidade e Qualidade) e a Comissão de Sustentabilidade receberam, no passado dia 18 de junho, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Esta visita constituiu um momento interação entre ambas as instituições, de partilha de conhecimento e experiências sobre a Sustentabilidade e Qualidade e acontece no âmbito do Sistema Interno de Garantia da Qualidade e da implementação do Sistema de Gestão Ambiental no Iscte.

Legenda: Carla Farelo (Gestora de Sustentabilidade do Iscte); Fernando Henriques (Vice-presidente ESEnfC); Aida Mendes (Vice-presidente ESEnfC); Vasco Rato (Diretor de Sustentabilidade do Iscte)
O Iscte participou na Feira de Boas Práticas de Responsabilidade Social Universitária com a apresentação da do Sistema de Gestão Ambiental.
Decorreu no dia 23, 24 e 25 de maio na Faculdade Integradas de Taquara, Brasil a primeira edição do Congresso Internacional de Responsabilidade Social Universitária. O congresso foi organizado pela União de Responsabilidade Social Universitária Latino-americana (URSULA) e teve por objetivo criar um espaço de diálogo e partilha de experiências sobre a Responsabilidade Social no contexto do ensino superior.
Legenda: Grupo Congresso Internacional de Responsabilidade Social Universitária 2018
O Think Responsible, Think Sustainable, organizado pelo NEG – Núcleo de Estudantes de Gestão do Iscte e pelo NAGIL – Núcleo de Alunos de Gestão Industrial e Logística do Iscte, em parceria com a AEISCTE-IUL, foi um evento concebido em torno da temática da Responsabilidade Social & Sustentabilidade.
O objetivo primordial do Think Responsible, Think Sustainable foi o de atuar sobre o mindset dos Estudantes, sensibilizando-os para o papel crítico e preponderante que terão, em matéria de Responsabilidade Social & Sustentabilidade, já que serão os Futuros Agentes de Mudança. Tal como o slogan do evento sugere: “Boosting Social Responsible & Sustainable Minds”.
O painel de convidados foi composto pelo Sustainability@Iscte, pela consultora CORE, pela Delta Cafés e pela Iscte Junior Consulting.
Dia 15 de março 2018 no bar da AEISCTE-IUL
“As palhinhas fornecidas em Portugal por restaurantes fast food, em apenas 1 ano, dão a volta à terra cerca de 5 vezes.” Esta 5.ªfeira a Quercus vai estar no Bar da Associação de Estudantes do Iscte a sensibilizar a comunidade académica para este problema.
Fizemos as contas!
Veja aqui uma das vantagens de cada um de nós usa só uma garrafa para beber água.
De 26, 27 e 28 de abril de 2023 decorre o encontro final do projeto QualEnv Change the Climate: Assuring the Quality of Environmental Strategies in Latin-American Higher Education (Mudar o clima: Garantindo a qualidade das estratégias ambientais no Ensino Superior latino-americano), projeto financiado pela Erasmus+.
O consórcio é formado por 15 instituições, sendo quatro universidades europeias e 11 latino-americanas.
Esta conferência conta com a participação da Professora Catarina Roseta Palma e Professora Ana Simens.
No dia 24 de outubro, o Iscte promoveu o webinar “Eficiência de Recursos de Todos para Todos”, organizado pela Eco.AP. Este evento online reuniu especialistas da ADENE - Eco.AP e do Iscte para abordar temas cruciais sobre a gestão eficiente de recursos, proporcionando aos participantes ferramentas práticas para interpretar a fatura de eletricidade e desmistificar mitos comuns sobre energia.
O webinar, que decorreu das 14h30 às 17h25, destacou-se pela sua abordagem prática e educativa, oferecendo dicas valiosas para melhorar o uso dos recursos energéticos. A iniciativa foi aberta ao público, mediante inscrição prévia, e contou com uma participação ativa dos inscritos, que puderam esclarecer todas as suas dúvidas com os formadores.
Este evento reflete o compromisso do Iscte e da Eco.AP com a promoção da sustentabilidade e a educação energética, incentivando comportamentos mais conscientes e eficientes no uso dos recursos.
24 de outubro de 2024