Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação [Escola de Tecnologias e Arquitectura]
Diretor do Departamento
Bráulio Alturas
O elevado nível de competências pedagógicas e científicas dos docentes do DCTI permite assegurar o mais avançado e estimulante ambiente de ensino, permitindo que os alunos desenvolvam ao máximo as suas capacidades.

O Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação (DCTI) foi criado em 1988 e é um dos três departamentos que constituem a Escola de Tecnologias e Arquitectura (ISTA) do ISCTE-IUL. Actualmente, o DCTI é o maior departamento do ISCTE-IUL com 63 docentes, dos quais 62 são doutorados. Apesar de ser um departamento jovem no panorama universitário nacional, os docentes do DCTI foram responsáveis pela criação, com enorme sucesso, de vários cursos da ISTA pioneiros a nível nacional, nomeadamente, a Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas em 1989 e a Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática em 1998 (o primeiro do seu género a nível nacional).

As competências dos docentes do DCTI centram-se essencialmente nas áreas científicas das Ciências da Computação, Informática, Sistemas de Informação, Electrónica e Telecomunicações, assegurando a docência da grande maioria das unidades curriculares nos 12 cursos de vertente tecnológica da ISTA, tendo estes cursos uma empregabilidade superior a 99% das melhores a nível nacional. Este elevado nível de empregabilidade é o resultado de um esforço contínuo dos docentes do DCTI para ajustar a estrutura curricular e os conteúdos dos vários cursos de vertente tecnológica da ISTA, em permanente articulação com o mercado de trabalho e com as melhores práticas a nível internacional. Para tal, é efectuada uma auscultação frequente dos principais empregadores com o objectivo de perceber as suas necessidades e de as fazer reflectir nas evoluções curriculares dos cursos. É fundamental para a concretização deste objectivo, a proximidade dos docentes às empresas, bem como às principais associações profissionais nacionais e internacionais da área, como a Ordem dos Engenheiros (OE), o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e a Association for Computing Machinery (ACM).

Além dos cursos da ISTA, os docentes do DCTI são também responsáveis por leccionar várias outras unidades curriculares da área das Ciências e Tecnologias da Informação, mas de âmbito mais transversal, em cursos da responsabilidade de outras escolas no ISCTE-IUL.

Para além da vertente pedagógica de elevada qualidade, reconhecida quer a nível nacional quer internacional, os docentes do DCTI também desenvolvem actividades de investigação e desenvolvimento de topo nas respectivas áreas científicas em vários centros de investigação dos mais prestigiados do País, dos quais se destacam o Instituto de Telecomunicações (IT), o Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitectura (ISTAR-IUL) e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC), entre outros.

O reconhecimento das capacidades pedagógicas e científicas dos docentes do DCTI, consubstancia-se no elevado número de parcerias com outras universidades e empresas (nacionais e estrangeiras) quer ao nível de intercâmbio de estudantes em programas ERAMUS e IAESTE, quer em projectos de investigação e desenvolvimento – de âmbito nacional e internacional – também tipicamente realizados em parceria com outras instituições universitárias e empresas.

O elevado nível de competências pedagógicas e científicas dos docentes do DCTI permite assegurar o mais avançado e estimulante ambiente de ensino em todas as unidades curriculares onde leccionam, permitindo que os alunos desenvolvam ao máximo as suas capacidades para enfrentarem o futuro profissional com confiança através de uma formação sólida, moderna e reconhecida a nível nacional e internacional.

CONTACTOS
Secretariado – Sala 1W10
Frederico Neves, Marisa Manteigas

Telefone: +351 210 464 013
Extensão: 291 300

Horário de Atendimento:
09h30-18h
Video Center 40 Anos iscte-iul associação de estudantes clube iscte-iul loja online