Departamento de Economia Política [Escola de Ciências Sociais e Humanas]


Pensar sobre a realidade económica e o enquadramento jurídico da sociedade.


Director do Departamento
José Manuel Henriques

O Departamento de Economia Política é constituído por quinze doutorados em Economia, quatro doutorados em Direito e seis outros docentes que colaboram na área jurídica.

Os membros do Departamento desenvolvem a sua actividade em áreas científicas diversas:

a)    Economia Política, abrangendo áreas tradicionais da Ciência Económica, com destaque para a Economia do Desenvolvimento, Economia do Trabalho, Economia da Inovação, Economia do Território, Economia Pública, Economia Urbana, Economia da Cultura e Economia do Comportamento assim como para uma forte tradição no domínio da História do Pensamento Económico e da Metodologia da Ciência Económica;

b)   Estudos sobre o Desenvolvimento, com incidência específica em domínios como governança e políticas públicas, sistema financeiro, planeamento regional e urbano, globalização e relações económicas internacionais, desenvolvimento de competências, desenvolvimento regional e urbano, desenvolvimento rural, ética e inclusão social;

c)    Ciências Jurídicas, com destaque para o Direito Comercial, Direito das Sociedades Comerciais, Direito do Trabalho, Direito do Consumo, Direito da Publicidade, Direito dos Transportes, Direito Bancário, Direito da Informática e da Internet, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Administrativo, Direito Europeu, Direito Económico e da Regulação, Análise Económica do Direito e Aspectos Jurídicos da Actividade Científica.

O Departamento de Economia Política privilegia uma atenção contínua aos desafios colocados pela realidade económica contemporânea a nível nacional, europeu e global e promove a articulação contínua entre a produção de conhecimento e o ensino. A centralidade da relação entre as questões económicas e jurídicas nas sociedades contemporâneas constitui um elemento central da sua identidade.

O Departamento promove activamente a investigação científica e a sua difusão ao nível nacional e internacional. A maioria dos membros desenvolve essas actividades no quadro do centro de investigação Dinamia'CET-IUL (Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território). Este centro de investigação do ISCTE-IUL está avaliado como “Excelente” pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O Dinâmia'CET orienta-se por princípios de inovação na produção de conhecimento e valoriza a diversidade da sua composição interdisciplinar.

Os membros do Departamento de Economia Política desenvolvem a sua actividade docente principalmente na licenciatura em Economia, tendo tido um papel central na respectiva criação. Participam também no Mestrado e no Programa Doutoral em Economia, nos Mestrados oferecidos pelo Departamento de Economia Política (Direito das Empresas, Política e Gestão de Recursos Humanos, Estudos de Desenvolvimento, Economia e Políticas Públicas, Economia Social e Solidária, Economia Monetária e Financeira) assim como em Mestrados oferecidos por outras Escolas do ISCTE-IUL.

CONTACTOS
Secretariado – Sala 1W6

Telefone: 21 046 41 26
Extensão: 29 16 03
Fax: 21 796 47 10

Horário de Atendimento:
10:00 às 19:00 (de 16 de julho a 29 de agosto encerra às 18:00)
Video Center 40 Anos iscte-iul associação de estudantes clube iscte-iul loja online